Logo Passei Direto
Buscar
A cólica infantil é de etiologia multifatorial e a sua relação com a dieta materna ainda é controversa, porém esse assunto exige atenção dos profissionais de saúde, visto que pode levar a deficiências nutricionais na nutris, além de desmame precoce.
Com base na cólica infantil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A exclusão total de alimentos ácidos (laranja, abacaxi...) e chocolate é recomendada para nutrizes, visto que esses alimentos estão relacionados com a causa da cólica infantil. ( ) Mães de bebês com diagnóstico de alergia a proteica do leite de vaca e que amamentam devem excluir leite e derivados da dieta a fim de reduzir os sintomas apresentados. ( ) Alimentos fermentativos e ricos em enxofre (feijão, repolho, brócolis, rabanete...) também devem ser suspensos da alimentação de nutrizes que tenham filhos com diagnóstico de cólica infantil. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - V - F.
B V - V - F.
C F - F - V.
D V - F - V.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre a cólica infantil e a dieta materna: ( ) A exclusão total de alimentos ácidos (laranja, abacaxi...) e chocolate é recomendada para nutrizes, visto que esses alimentos estão relacionados com a causa da cólica infantil. É falsa (F). Não há evidências suficientes que comprovem que a exclusão total desses alimentos seja necessária para todas as mães que amamentam, pois a relação entre a dieta materna e a cólica infantil ainda é controversa. ( ) Mães de bebês com diagnóstico de alergia a proteica do leite de vaca e que amamentam devem excluir leite e derivados da dieta a fim de reduzir os sintomas apresentados. É verdadeira (V). Para mães que amamentam bebês com alergia à proteína do leite de vaca, a exclusão de leite e derivados é recomendada para evitar reações alérgicas. ( ) Alimentos fermentativos e ricos em enxofre (feijão, repolho, brócolis, rabanete...) também devem ser suspensos da alimentação de nutrizes que tenham filhos com diagnóstico de cólica infantil. É verdadeira (V). Embora a relação não seja definitiva, muitos profissionais recomendam a suspensão desses alimentos, pois podem contribuir para a formação de gases e desconforto abdominal. Portanto, a sequência correta é: F - V - V. A alternativa que apresenta essa sequência é a letra A.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A avaliação nutricional do adolescente consiste no uso de indicadores que são capazes de fornecer, de acordo com o parâmetro utilizado, informações sobre a adequação nutricional de um indivíduo ou coletividade em relação a um padrão compatível com a saúde em longo prazo. A interpretação dessa adequação culmina na classificação do estado nutricional, que será definida de acordo com o parâmetro utilizado. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Para a avaliação nutricional do adolescente, deve-se usar os mesmos parâmetros das curvas de crescimento de crianças de 0 a 5 anos e de 5 a 10 anos preconizados pela Organização Mundial da Saúde.
II- A análise dos indicadores de peso por idade, altura por idade, Índice de Massa Corporal por idade e peso por Índice de Massa Corporal são essenciais para o diagnóstico nutricional completo em todas as faixas etárias.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
c) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
d) As asserções I e II são proposições falsas.

Diante do aumento das prevalências de excesso de peso em escolares, torna-se urgente aplicar estratégias que permitam o controle dessas taxas. As práticas alimentares são destacadas como determinantes diretos da obesidade e a educação nutricional tem sido abordada como tática a ser seguida para que a população tenha uma alimentação mais saudável e, dessa forma, um peso adequado. Com base nas práticas de educação nutricional para escolares, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A escola pouco contribui com a formação de hábitos alimentares da criança, visto que a educação nutricional deve ocorrer nas unidades de saúde ou consultórios em consulta individual.
II- Nessa fase, é importante oferecer o que a criança deseja comer, visto que rejeita novos alimentos e uma alimentação variada.
III- A criança deverá ser incentivada, principalmente por meio da exposição e atividades lúdicas, a consumir no mínimo cinco porções de frutas, verduras e legumes in natura diariamente.
a) As sentenças I e II estão corretas.
b) As sentenças I e III estão corretas.
c) Somente a sentença II está correta.
d) Somente a sentença III está correta.

A fortificação dos alimentos é regulamentada no Brasil pela Portaria n° 31, de 13 de janeiro de 1998, que aprova o Regulamento Técnico referente a Alimentos Adicionados de Nutrientes Essenciais e RDC n° 150, de 13 de abril de 2017, que dispõe sobre o enriquecimento das farinhas de trigo e de milho com ferro e ácido fólico. Com base nas resoluções em questão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A adição do nutriente não deve causar variações perceptíveis nas suas características sensoriais.
( ) A dose do nutriente utilizada deve ser segura mesmo quando ingerido em quantidades excessivas. Não pode ter efeitos tóxicos.
( ) Para cada 100 ml de alimentos líquidos ou 100 g sólidos do produto pronto para consumo (alimento fortificado), deverá fornecer no mínimo 15% a 30% da Ingestão Diária Recomendável.
a) V - V - F.
b) F - F - V.
c) V - F - V.
d) V - V - V.

O crescimento inclui aspectos biológicos quantitativos (dimensionais), relacionados com a hipertrofia e a hiperplasia celular, enquanto a maturação pode ser definida como um fenômeno biológico qualitativo, relacionando-se com o amadurecimento das funções de diferentes órgãos e sistemas. Com base nas particularidades do crescimento e ganho de peso de escolares, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Na fase escolar, o crescimento é constante e o ganho de peso maior que o crescimento linear em proporcionalidade.
II- A fase anterior ao estirão de crescimento é caracterizada por um ganho de peso maior, visto que o organismo realiza uma reserva energética para compensar o gasto energético ocorrido no estirão.
III- Meninas entre 8 e 10 anos e meninos entre 11 e 13 anos sofrem um desvio para cima acentuado na curva normal de peso antes do estirão do crescimento, porém quando não se ultrapassa 20% da relação peso por estatura adequada, não é necessária intervenção nutricional.
a) Somente a sentença III está correta.
b) Somente a sentença I está correta.
c) Somente a sentença II está correta.
d) As sentenças I, II e III estão corretas.

O suprimento de vitaminas e minerais fornecidos pelo leite materno com bom estado de nutrição é suficiente, com exceção das vitaminas D e K. Para bebês que recebem fórmula láctea, os suprimentos recomendados são calculados a partir dos fornecidos pelo leite humano, com exceção da vitamina K1, cuja quantidade fornecida pela fórmula é mais elevada.
Com base na suplementação nutricional na primeira infância, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A suplementação de vitamina D é recomendada para recém-nascidos a termo, a partir da primeira semana de aleitamento materno exclusivo, já para bebês que recebem fórmula láctea, não é necessária a prescrição. ( ) O uso de vitamina K como suplemento deve ocorrer após o primeiro mês de vida e é indicada para manter os níveis adequados de cálcio e fósforo, minerais necessários na mineralização óssea, condução nervosa e contração muscular. ( ) É indicado investigar através de inquéritos alimentares, inclusive o uso de polivitamínicos, os teores de vitamina A da dieta de crianças candidatas à suplementação medicamentosa desse nutriente. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - V - F.
B V - F - V.
C F - V - F.
D F - F - V.

A fase inicial da vida constitui uma das etapas mais importantes para a saúde da criança, pois neste período ocorrem processos vitais no crescimento e desenvolvimento, começa a descobrir o mundo que a rodeia, adquire experiências e habilidades cada vez mais complexas e elabora valores de referência. A conjunção desses fatores a prepara para o seu desempenho futuro. Com base no crescimento e desenvolvimento na fase pré-escolar, assinale a alternativa CORRETA:
Assinale a alternativa CORRETA:
a) O potencial genético de crescimento da criança é comprometido na fase pré-escolar, pois a idade e o fenótipo dos pais e avós já age nessa fase interferindo na redução do desenvolvimento psicomotor da criança, fator que é recuperado somente na adolescência.
b) O crescimento é um indicador importante da saúde dos pré-escolares, pois demonstra as condições de vida atual e passada, tanto de fatores intrínsecos que compreendem a herança genética e os extrínsecos que correspondem aos ambientais.
c) A velocidade de crescimento na fase pré-escolar é inconstante e passa por diversas oscilações evidentes, em caso de estabilidade recomenda-se fazer uma anamnese adequada para evitar interpretações equivocadas.
d) Na fase pré-escolar, ocorre concomitantemente aumento evidente do apetite e desejo por alimentos industrializados, dessa forma é importante a orientação dos pais para a observação da quantidade de alimentos ingeridos, que pode ser excessiva.

As necessidades nutricionais durante a lactação são consideravelmente maiores do que na gestação. As nutrizes ou lactantes devem consumir uma alimentação saudável, visando a manutenção da saúde e a produção de leite humano em quantidades suficientes e com adequada concentração de nutrientes. Com base nas necessidades de nutrientes para nutrizes, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A dieta da lactante influencia diretamente na composição de ácidos graxos do leite materno, por esse motivo recomenda-se um consumo alimentar adequado de lipídios, ômega-3 e ômega-6.
( ) A suplementação de vitamina A e ferro é indicada no pós parto, por repor esses nutrientes e melhorar as reservas corporais da nutriz e no leite materno.
( ) A ingestão recomendada de proteínas pela lactante é semelhante à mulher que não está grávida e não amamenta, tendo em vista que o leite materno apresenta baixas quantidades proteicas.
A F - F - V.
B V - V - F.
C V - F - V.
D F - V - F.

Com o objetivo de ser uma publicação que apresenta as informações necessárias para incentivar, apoiar, proteger e promover a saúde e a segurança alimentar e nutricional da população menor de 2 anos de idade, o Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos foi criado em 2012 e atualizado em 2010 e 2019. Conforme as recomendações do guia em questão publicado em 2019, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Água.
II- Sal.
III- Açúcar.
( ) Não deve ser oferecido antes dos 2 anos de idade, na sua forma pura, variações ou adicionado em preparações.
( ) Pode ser oferecido em quantidades moderadas e mínimas, porém por conterem elevadas quantias, recomenda-se evitar alimentos ultraprocessados.
( ) Recomenda-se sua introdução a partir dos 6 meses de vida, juntamente com o início da alimentação complementar.

Mais conteúdos dessa disciplina