Logo Passei Direto
Buscar
O fator de potência é um dos grandes problemas para as instalações industriais, sendo que devido as características das cargas estes podem causar problemas às indústrias. Quanto ao fator de potência e suas características, afirma-se:
É correto o que se afirma apenas em:
I. O fator de potência é responsável por fornecer dados sobre a eficiência das cargas industriais, através dele é possível verificar a eficiência destas, sendo que quanto maior este fator melhor será sua eficiência.
II. No Brasil, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) definiu o valor mínimo de 0,92 para as instalações industriais, sendo que no caso de o fator de potência estar abaixo do especificado seja possível a aplicação de multas.
III. Além de indicar uma baixa eficiência, um baixo fator de potência pode conduzir a problemas de queda de tensão, perdas nas instalações e sobrecargas.
IV. Assim como nas industrias, as concessionárias também fiscalizam o fator de potência das instalações residenciais, com o objetivo de verificar a eficiência, sendo passível de multas caso não sejam atendidas especificações da ANEEL.
A I e II.
B I e III.
C II e III.
D I, II e III.
E II, III e IV.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. O fator de potência é responsável por fornecer dados sobre a eficiência das cargas industriais, através dele é possível verificar a eficiência destas, sendo que quanto maior este fator melhor será sua eficiência. Verdadeiro, um fator de potência mais alto indica uma melhor eficiência das cargas. II. No Brasil, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) definiu o valor mínimo de 0,92 para as instalações industriais, sendo que no caso de o fator de potência estar abaixo do especificado seja possível a aplicação de multas. Verdadeiro, a ANEEL realmente estabelece um fator de potência mínimo e pode aplicar multas se esse valor não for atendido. III. Além de indicar uma baixa eficiência, um baixo fator de potência pode conduzir a problemas de queda de tensão, perdas nas instalações e sobrecargas. Verdadeiro, um baixo fator de potência está associado a esses problemas. IV. Assim como nas indústrias, as concessionárias também fiscalizam o fator de potência das instalações residenciais, com o objetivo de verificar a eficiência, sendo passível de multas caso não sejam atendidas especificações da ANEEL. Falso, as concessionárias geralmente não fiscalizam o fator de potência em instalações residenciais da mesma forma que fazem nas industriais. Com base nas análises, as afirmativas I, II e III estão corretas. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: D) I, II e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Um curto-circuito é caracterizado pela perda de isolamento entre duas partes de um circuito elétrico. Esta perda de isolação também pode ser, por exemplo, entre um condutor elétrico e uma estrutura na qual o condutor não possa entrar em contato. Em grande parte dos casos o curto-circuito é decorrente de falha humana. Dentre as causas de curto-circuito podemos citar
Dentre as afirmativas, as que correspondem a curto-circuito devido a falhas humanas são
I. Equipamentos com defeitos de fabricação.
II. Falta de manutenção preventiva.
III. Utilização de mão de obra capacitada.
IV. Realizar trabalhos em eletricidades com partes energizadas.
V. Mau dimensionamento de condutores.
A I, II e III, apenas.
B II, IV e V, apenas.
C I, III e V, apenas.
D III, IV e V, apenas.
E I, II, IV e V, apenas.

Os inversores de frequência são dispositivos que permitem executar a partida eletrônica de um motor indiretamente. Sendo assim, sobre estes dispositivos se afirma:
É correto o que se afirma apenas em
I. Possuem mais funções e melhor desempenho quando comparados com os soft-startes, sendo sua principal diferença o controle de velocidade do motor.
II. Os inversores de frequência atuam não somente na partida do motor, mas também durante seu funcionamento, ou seja, é possível obter controle do pico de corrente de partida e controle de velocidade durante todo o tempo.
III. Entre suas funções pode-se considerar o controle da rampa de aceleração e desaceleração, proteção contra corrente de sobrecarga e inversão de sentido de rotação.
IV. Embora o inversor tenha várias características que o torna muito utilizado na partida de motores, não é possível realizar por meio deles o acionamento de carga com torque constante.
A I e III, apenas.
B II e III, apenas.
C III e IV, apenas.
D I, II e IV, apenas.
E I, III e IV, apenas.

A intensidade da corrente de curto-circuito de uma instalação elétrica é determinada em função do ponto em que ocorre a falta, mas também em função dos equipamentos que contribuem para o aumento da corrente de curto-circuito. Devido as suas caraterísticas estes equipamentos são considerados fontes de corrente de curto-circuito.
Dentre os equipamentos mencionados, os que contribuem para o aumento da corrente de curto circuito, são citados em
I. Geradores síncronos.
II. Motores de Indução.
III. Transformadores.
IV. Transformadores para instrumentos.
V. Condensadores síncronos.
A I e II, apenas.
B II, III e V, apenas.
C I, II e V, apenas.
D III, IV e V, apenas.
E I, II, III e V, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina