Logo Passei Direto
Buscar
O contribuinte pode escolher a forma como deseja realizar a apresentação da DIRPF, ou seja, pode escolher o regime de tributação pelo qual o imposto de renda será calculado a fim de determinar se haverá imposto de renda a recolher ou a pagar.
Com base no contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
I. Na forma de apresentação da DIRPF por desconto simplificado o contribuinte abre mão de todas as deduções legais a que tem direito.
II. Na apresentação pelo regime de desconto simplificado não existe nenhuma forma de desconto na qual o contribuinte possa usufruir.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar cada uma das asserções: I. Na forma de apresentação da DIRPF por desconto simplificado, o contribuinte abre mão de todas as deduções legais a que tem direito. Verdadeiro, pois ao optar pelo desconto simplificado, o contribuinte utiliza um desconto padrão de 20% sobre os rendimentos tributáveis, sem poder utilizar outras deduções legais. II. Na apresentação pelo regime de desconto simplificado não existe nenhuma forma de desconto na qual o contribuinte possa usufruir. Falso, pois o desconto simplificado em si é uma forma de desconto, onde o contribuinte pode aplicar o desconto padrão de 20%. Agora, vamos às opções: - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I. (FALSO, pois a II é falsa) - As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I. (FALSO, pois a II é falsa) - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa. (VERDADEIRO) - A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira. (FALSO, pois a I é verdadeira) - As asserções I e II são proposições falsas. (FALSO, pois a I é verdadeira) Portanto, a alternativa correta é: A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O preenchimento da DIRPF envolve a apresentação de diversas informações do contribuinte e de seus dependentes, por exemplo, rendimentos, pagamentos efetuados, bens e direitos.
Com base contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. Considerando as asserções apresentadas e relação entre elas, assina a alternativa correta.
I. Além de despesas médicas e despesas com instrução o contribuinte deverá informar em sua declaração os pagamentos realizados a profissionais liberais além de outros pagamentos realizados.
II. Todos pagamentos realizados podem ser considerados dedutíveis para fins de imposto de renda, desde que devidamente comprovados.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.

Considerando que o processo de preenchimento da DIRPF envolve uma serie de campos onde deverão constar as informações do contribuinte e de seus dependentes, o programa de preenchimento da declaração possibilita que sejam feitas validações quanto aos dados apresentados.
Considerando o contexto apresentado, a validação realizada pelo Programa Gerador da DIRPF possibilita que sejam encontrados quais tipos de incoerências?
Erros e inconsistências.
Erros e avisos.
Avisos e inconsistências.
Erros e divergências.
Divergências e inconsistências.

Mais conteúdos dessa disciplina