Logo Passei Direto
Buscar
Theodor Adorno foi um filósofo que criticou a indústria cultural em mados do século XX. Para o autor, a arte tinha se perdido em meio às novas invenções do mercado e dos sistemas capitalistas a tal ponto que sua capacidade de resistir politicamente estava prejudicada. Mas o que significa dizer que a arte agora faz parte de um complexo maior que se chama indústria cultural?
A partir de seus conhecimentos sobre o tema, assinale a opção correta.
1. Adorno acreditava que o sistema capitalista transformava tudo em coisas equivalentes cujo único valor era o monetário. A arte teria sido apropriada pelo mercado, tornando-se também em mero valor de troca, sem nenhuma outra dimensão que pudesse lhe diferenciar do mercado.
2. A crítica feita por Adorno à indústria cultural nada tinha a ver com o sistema capitalista. A única coisa que estava em jogo em seu pensamento era o modo de distribuição da arte e como a indústria auxiliava nesse processo.
3. Para Adorno, a indústria cultural não tinha nenhuma ideologia. Já a arte verdadeira era ideológica e por isso era mais capaz de resistir politicamente.
4. A industrial cultural era pensada por Adorno como a arte que não acompanhava o desenvolvimento técnico de seu tempo. Atrasada, a arte da indústria cultural não era capaz de responder na mesma velocidade que o mercado às necessidades e questões da época.
5. A indústria cultural, pensada por Adorno, se refere a uma série de produtos mercadológios que surgiram em sua época que se vendiam como arte, mas, na verdade, eram apenas produtos comercializados em grandes magazines.
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

A opção correta é: 1. Adorno acreditava que o sistema capitalista transformava tudo em coisas equivalentes cujo único valor era o monetário. A arte teria sido apropriada pelo mercado, tornando-se também em mero valor de troca, sem nenhuma outra dimensão que pudesse lhe diferenciar do mercado. Essa afirmação reflete a crítica de Adorno à indústria cultural, onde a arte perde sua função crítica e se torna um produto consumível, desprovido de valor estético e político.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Walter Benjamin e Theodor Adorno foram dois filósofos proeminentes da chamada Escola de Frankfurt. O pensamento de ambos foi influenciado pela teoria marxista e fizeram, cada um a sua maneira, críticas ao sistema capitalista e ao socialismo soviético. Sua preocupação era o pensamento das condições de possibilidades de transformação político-social.
A partir de seus conhecimentos, assinale a opção correta sobre o que foi a Escola de Frankfurt.
1. Na Alemanhã do início do século XX o Estado criou a Escola de Frankfurt com o intuito de educar os jovens que acabavam de sair da Primeira Guerra Mundial. O intuito da escola era formar os futuros quadros políticos da nação.
2. A Escola de Frankfurt foi criada por uma série de filósofos alemães interessados em defender o sistema capitalista contra o socialismo soviético que havia terminado há pouco tempo.
3. Interessados em criticar o socialismos soviético e a propor uma nova forma de funcionamento do Estado, uma série de filósofos criou a Escola de Frankfurt, inspirados no sistema capitalista inventado por Marx.
4. A Escola de Frankfurt foi uma universidade criada nos EUA com o intuito de homenagear uma série de filósofos alemães que pensaram a teoria marxista ao longo do século XX.
5. A Escola de Frankfurt nasce em 1924, como uma vertente da teoria crítica e da filosofia. E teve como autores, Adorno, Benjamin, Marcuse, dentre outros, que se voltavam para a crítica do sistema capitalista e para o interesse nas possíveis mudanças sociais.

Mais conteúdos dessa disciplina