Logo Passei Direto
Buscar
Uma das atribuições do assistente social é a realização de pesquisas das condições e relações sob as quais o exercício profissional se desenvolve.
Como uma mediação privilegiada na relação entre saber e realidade, a pesquisa resulta em um conhecimento sempre histórico:
a. Completo e totalizante.
b. Amplo e genérico.
c. Provisório e parcial.
d. Ilimitado e difuso.
e. Flexível e estável.
User badge image
ServicoSocializando

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para responder a essa questão, precisamos considerar a natureza da pesquisa no campo do Serviço Social. A pesquisa é uma ferramenta que busca entender as condições e relações do exercício profissional, e esse conhecimento é sempre influenciado pelo contexto histórico e social. Analisando as alternativas: a) Completo e totalizante - Essa opção sugere que a pesquisa pode abranger tudo, o que não é realista, pois a pesquisa é sempre limitada pelo contexto. b) Amplo e genérico - Embora a pesquisa possa ser ampla, ela não é necessariamente genérica, pois busca entender realidades específicas. c) Provisório e parcial - Essa opção reflete a ideia de que o conhecimento gerado pela pesquisa é sempre sujeito a mudanças e revisões, o que é uma característica importante da pesquisa social. d) Ilimitado e difuso - Essa opção não se aplica, pois a pesquisa tem limites e focos específicos. e) Flexível e estável - Essa combinação é contraditória, pois algo que é flexível não pode ser considerado estável. Diante dessa análise, a alternativa que melhor se encaixa na descrição da pesquisa no contexto do Serviço Social é: c) Provisório e parcial.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Para aprofundar o conhecimento sobre a questão social, por meio da pesquisa e em coerência com o projeto ético-político profissional, é preciso conhecer os procedimentos de pesquisa e fazer escolhas.
Em relação à pesquisa em Serviço Social, assinale a afirmativa correta.
a. Parte da perspectiva de que o conhecimento se limita ao que pode ser observado empiricamente e quantificado, utilizando-se do positivismo para buscar dados quantitativos que expressem, com toda a riqueza, o real.
b. Adota uma leitura compreensiva do real, ouvindo os sujeitos que vivenciam os problemas sociais, pois somente eles podem expressar o que pensam e sentem diante das condições de vida, privilegiando, assim, a realização de entrevistas e a construção de história de vida.
c. Adota diferentes lógicas para conhecer o real, combinando a concepção positivista com a compreensiva, de forma a obter uma leitura repleta de mediações que deem as dimensões quantitativas do real, mas também seus aspectos qualitativos, subjetivos.
d. Parte do real, orientado pela razão crítico-dialética, utilizando diversos procedimentos quantitativos e qualitativos para captar as diferentes dimensões do problema, situando-o em sua historicidade, mediações, contradições, ultrapassando a aparência.
e. Reconhece que o conhecimento proveniente do intelecto (formal-abstrato) implica a aceitação passiva de informações que nos chegam à experiência pelo cotidiano, pela necessidade de sobrevivência, de reprodução da existência.

Mais conteúdos dessa disciplina