Logo Passei Direto
Buscar
Em consonância com a ética, o sigilo das informações deve ser prioridade, com vistas a proteger a confidencialidade e intimidade das pessoas. Porém, em alguns casos específicos, o sigilo precisa ser rompido.
Considerando essa necessidade, é correto afirmar que o sigilo deve ser obrigatoriamente rompido no caso de:
a. Adolescente de 14 anos que revela, durante um atendimento realizado no Espaço de Cuidado, que foi vítima de uma situação de abuso de autoria de um homem de 20 anos.
b. Adolescente que procurou um profissional para dizer que uma agente de cuidado, sua conhecida e que trabalha no mesmo local, falou que seus sentimentos são besteiras de criança.
c. Adolescente que procura o profissional para dizer que está namorando uma jovem, que é uma experiência nova para ela, mas ninguém da sua família pode saber.
d. Adolescente que procurou o Espaço de Cuidado e disse que estava sentindo muita raiva da sua genitora e como forma de agressão não estava frequentando a escola diariamente.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para determinar em qual situação o sigilo deve ser rompido, é importante considerar a ética e a legislação que protege a criança e o adolescente, especialmente em casos de abuso ou situações que possam colocar a vida ou a integridade física de alguém em risco. Vamos analisar as alternativas: a) Adolescente de 14 anos que revela, durante um atendimento realizado no Espaço de Cuidado, que foi vítima de uma situação de abuso de autoria de um homem de 20 anos. - Esta situação envolve um caso de abuso, que é uma questão grave e que deve ser reportada às autoridades competentes para proteger a vítima e evitar que o agressor continue a agir. b) Adolescente que procurou um profissional para dizer que uma agente de cuidado, sua conhecida e que trabalha no mesmo local, falou que seus sentimentos são besteiras de criança. - Essa situação não envolve risco à integridade física ou emocional do adolescente, portanto, o sigilo não precisa ser rompido. c) Adolescente que procura o profissional para dizer que está namorando uma jovem, que é uma experiência nova para ela, mas ninguém da sua família pode saber. - Essa situação é uma questão de privacidade e não envolve risco, então o sigilo deve ser mantido. d) Adolescente que procurou o Espaço de Cuidado e disse que estava sentindo muita raiva da sua genitora e como forma de agressão não estava frequentando a escola diariamente. - Embora essa situação possa ser preocupante, não necessariamente implica em um risco imediato que justifique o rompimento do sigilo. Diante da análise, a alternativa correta, onde o sigilo deve ser obrigatoriamente rompido, é: a) Adolescente de 14 anos que revela, durante um atendimento realizado no Espaço de Cuidado, que foi vítima de uma situação de abuso de autoria de um homem de 20 anos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Após o manejo da crise, é importante auxiliar o adolescente a refletir sobre projetos de vida, identificar e reconhecer qualidades, habilidades e forças pessoais para que desenvolva uma visão de futuro positiva e otimista. Analise a afirmação e a tirinha a seguir e relacione-as com as assertivas abaixo: “O projeto de vida se organiza em torno de objetivos que são significativos – tanto para as pessoas quanto para o que elas percebem como necessário para o mundo em que vivem. Com isso planejam e motivam ações, levando aquele que está desenvolvendo o projeto de vida a tomar decisões, formular objetivos de curto prazo e se engajar nas atividades necessárias para sua concretização” (Pinheiro; Arantes; Araújo, 2019).
Sobre essas assertivas, é correto afirmar que:
1. A afirmação explica o conteúdo da tirinha, visto que a pessoa que trabalha o projeto de vida sabe o que é melhor para o futuro do jovem e define os componentes do Projeto de modo a facilitar a condução do processo de implantação.
2. A tirinha demonstra uma crítica à maneira como as pessoas lidam com crianças e adolescentes, “empurrando goela abaixo” aquilo que consideram importante, desconsiderando os desejos e conhecimentos de vida que já possuem.
3. Ao estimular os jovens a refletirem sobre os próprios projetos de vida, é necessário focar apenas na história de vida e aptidões que eles possuem, pois com tantas guerras e segregações, pensar em necessidades coletivas pode fazer o jovem voltar a um quadro de crise.
4. A afirmação revela que um projeto de vida que considera o jovem, o entorno onde ele vive, e o faz pensar no papel dele no mundo, pode ser mais significativo, motivando-o a buscar aquilo que ele identificou como sendo relevante.
a. Apenas as assertivas 2 e 4 são corretas.
b. As assertivas 1 e 4 são corretas.
c. Apenas a assertiva 1 é correta.
d. Apenas a assertiva 3 é correta.

Mais conteúdos dessa disciplina