Logo Passei Direto
Buscar

Analise e indique qual gênero para leitura: 1. Parlenda 2. Poema 3. Conto de fadas 4. Cantiga 5. Conto

User badge image
Progresso com Exercícios

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para analisar e indicar o gênero para leitura, vamos entender cada um: 1. Parlenda: É uma forma de poesia popular, geralmente rimada, que é repetitiva e usada para brincadeiras. 2. Poema: É uma composição literária que expressa sentimentos, ideias ou narrativas, podendo ter diversas formas e estilos. 3. Conto de fadas: É uma narrativa fantástica que envolve elementos mágicos e personagens como príncipes, princesas e criaturas mágicas. 4. Cantiga: É uma canção ou poema que pode contar histórias, muitas vezes associada à música popular. 5. Conto: É uma narrativa breve que conta uma história, geralmente com um enredo e personagens definidos. Se você está buscando um gênero específico para leitura, escolha de acordo com o que mais lhe interessa: se quer algo mais lúdico, a parlenda ou a cantiga podem ser boas opções; se busca uma narrativa, o conto ou o conto de fadas são ideais; e se deseja explorar sentimentos, o poema é o caminho.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Na citação de SOARES (1999, p.52): “uma face é a aquisição do sistema da escrita (...); a outra face é a utilização do sistema de escrita para a interação social, isto é, o desenvolvimento de habilidades de produzir textos”.
Podemos afirmar que:
1. A criança não precisa saber escrever adequadamente.
2. Indivíduo letrado é aquele que tem domínio na língua escrita.
3. Não basta somente ler e escrever, o indivíduo deve ter outras habilidades para que possa ser considerado um sujeito letrado.
4. Indivíduo letrado é aquele que tem domínio na língua falada.
5. A criança precisa saber ler somente.

Quando se trata no processo da aquisição da língua escrita, afirmamos que é um fator social, de caráter histórico e que deve envolver muita interatividade. A aprendizagem da escrita dá-se por um conjunto de signos que são utilizados como instrumentos das necessidades socioculturais. A escrita então, deve ser considerada um produto cultural e não somente um instrumento de aprendizagem escolar.
Qual o teórico que fez essa afirmação?
1. Vygotsky
2. Emília Ferrero
3. Piaget
4. Ana Teberosky
5. Wallon

Todas as estratégias são válidas, porém cada qual tem a sua especificidade e pontos que poderiam ser melhorados.
É incorreto afirmar que:
1. No processo de aprendizagem colaborativa, todos os alunos fazem a leitura e depois uma discussão.
2. O resumo pode ser muito útil para algumas funções pedagógicas.
3. A prática mais utilizada nas escolas é responder as perguntas baseadas na compreensão do texto.
4. Na estrutura do enredo o aluno deve fazer alguns questionamentos.
5. Não é feito nenhuma discussão na aprendizagem colaborativa.

Piaget e Emília Ferreiro partiram de um pressuposto construtivista de que a criança deve papel ativo no processo de alfabetização. As características desse método implicam:
Nesse pressuposto, podemos afirmar que:
I-Para o construtivismo, nada mais desafiador para a mente do que os erros, pois eles tornam em evidência a releitura do indivíduo com o mundo.
II-O erro faz parte no processo de conhecimento e é ponte para os futuros acertos.
III- Emília Ferreiro sempre criticou a posição tradicional da alfabetização, porque não dá condições para a real aquisição da leitura e escrita.
IV-Na prática tradicional a criança é exposta a escrita por meio de avaliação de percepção e de motricidade.
V- A percepção de motricidade não pode ser questionada no processo de alfabetização.
1. Incorreta: I,IV,V estão corretas.
2. V está incorreta.
3. I,II,III, IV estão corretas.
4. I,II e III estão corretas.
5. I,III,V está correta.

A aquisição da escrita se dá:
1. Todas as alternativas estão corretas.
2. Pela interação sociocultural.
3. Por meios externos e internos.
4. Unicamente por processos linguísticos.
5. Somente por processos externos.

No que diz respeito aos livros didáticos atuais e o uso da cartilha, quais as características principais que você encontrou nesses materiais que auxiliam na transformação prático-pedagógica segundo Ferreiro e Teberosky?
1. Não há diferença entre uma e outra. A sua distinção está na metodologia.
2. Existe uma grande diferença, pois a cartilha tem início pelo método silábico, já o livro didático faz a condução ao aluno para o seu uso progressivo, otimizando o tempo em sala de aula.
3. Existe uma grande diferença, pois a cartilha tem início pelo método silábico, já o livro didático não faz a condução ao aluno para o seu uso progressivo, otimizando o tempo em sala de aula.
4. A diferença é que a cartilha proporciona ao aluno uma maior interação, já o livro didático é um método que distancia as crianças do seu aprendizado.
5. A metodologia e a maneira como o professor direciona é que implica em uma melhor aula. Cartilha e livros didáticos não podem ser considerados ferramentas para alfabetização.

Qual dos estudiosos da Pedagogia chegou à conclusão de que a criança tem um papel totalmente ativo no processo de alfabetização, pois ela constrói o próprio conhecimento?
1. Ana Teberosky
2. Paulo Freire
3. Emília Ferrero
4. Incorreta: Magda Soares
5. Machado de Assis

Sobre o conceito de Psicogênese da Língua e sobre as contribuições sobre esse tema dentro da sala de aula, é incorreto afirmar que:
1. Para Emília, a criança tem um papel totalmente ativo no processo de alfabetização, pois ela constrói o próprio conhecimento.
2. Calcada em teorias e práticas construtivistas, avalia o conhecimento através de experiências na prática.
3. A Psicogênese foi calcada em teorias tradicionais.
4. O aluno que é ativo no seu processo de formação é mais exigente e também precisa ter o seu espaço único para que ocorra o desenvolvimento.
5. Há uma grande preocupação pela escola, pois ela deixa de ser somente fonte de informações e passa ser cenário de um processo prático de formação.

Sabemos que o papel do professor alfabetizador é fundamental. É também de extrema importância que esse docente tenha as ferramentas adequadas para trabalhar.
Baseado no que estudamos até agora, é incorreto dizer que:
1. O professor é de extrema importância nesse processo.
2. Incorreta: O professor além de mediador da situação, ele norteia caminhos para que a criança possa fazer uma leitura real do mundo.
3. O professor deve ser o facilitador desse processo.
4. Cabe ao professor a tarefa árdua de guiar sem dominar, pois, a criança deve ter o seu papel ativo no processo de aprendizagem.
5. O docente não é responsável pela alfabetização da criança, somente da sua educação.

Pense na seguinte situação: A professora, no processo de alfabetização, propõe o acesso de alguns periódicos na sala de aula para que as crianças possam se apropriar mais da língua e desenvolver habilidades. Ações costumeiras, como ler um livro ou uma revista, fazer uma anotação podem propiciar melhores desenvolvimentos cognitivos na aquisição da escrita.
Neste caso, é correto afirmar que:
1. Existe a intenção de letramento só que parcial, pois nem sempre o acesso a esses recursos implica uma melhora no desenvolvimento cognitivo.
2. Não existe intenção de letramento.
3. O letramento se dá exclusivamente pela aquisição da leitura.
4. A professora não tem intenção em letrar o aluno, apenas deixar à disposição deles os materiais.
5. A professora está se apropriando do processo de letramento, pois quanto mais familiarizadas as crianças forem com a leitura e escrita, maior é a contribuição para o domínio efetivo da língua.

Mais conteúdos dessa disciplina