Logo Passei Direto
Buscar

Ética

Outros
Considere o extrato de texto: “Dewey aponta que 'Não se pode separar os princípios morais da vida social do homem onde quer que se associe; a escola é uma forma de vida social, e não a preparação para esta'”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOSER, A. NAUROSKI, E. LOPES,L. F., PETRARCA, R. Ética , estética e educação. Curitiba. PR. Ed. Intersaberes. 2019. P. 43.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação, assinale a alternativa que apresenta corretamente a relação entre princípios morais e educação proposta por Dewey:
A Os princípios morais da educação são inerentes a ela, sendo desnecessário o seu ensinamento.
B Para Dewey as leis e regras morais são desenvolvidas por uma autoridade e não por si mesmas.
C As leis e regras são tão ‘morais’ que têm tudo a ver em geral com a vida cotidiana.
D Para Dewey é certo que os ensinamentos sobre moral tenham efeitos idênticos aos das demais disciplinas.
E Segundo Dewey é necessário na educação a existência de princípios morais que sejam verdadeiramente aplicáveis.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação à relação entre princípios morais e educação proposta por Dewey: A) Os princípios morais da educação são inerentes a ela, sendo desnecessário o seu ensinamento. - Falsa. Dewey acredita que os princípios morais devem ser ensinados e discutidos, pois são fundamentais para a vida social. B) Para Dewey as leis e regras morais são desenvolvidas por uma autoridade e não por si mesmas. - Falsa. Dewey defende que as regras morais são construídas socialmente e não impostas por uma autoridade externa. C) As leis e regras são tão ‘morais’ que têm tudo a ver em geral com a vida cotidiana. - Verdadeira. Dewey enfatiza que a moralidade está intrinsecamente ligada à vida cotidiana e às interações sociais. D) Para Dewey é certo que os ensinamentos sobre moral tenham efeitos idênticos aos das demais disciplinas. - Falsa. Dewey vê a moral como uma parte integral da educação, mas não necessariamente com os mesmos efeitos que outras disciplinas. E) Segundo Dewey é necessário na educação a existência de princípios morais que sejam verdadeiramente aplicáveis. - Verdadeira. Dewey acredita que a educação deve incluir princípios morais que sejam relevantes e aplicáveis à vida dos alunos. Após essa análise, as alternativas C e E são verdadeiras, mas a que melhor reflete a relação entre princípios morais e educação proposta por Dewey, considerando o contexto do fragmento apresentado, é a alternativa E. Portanto, a alternativa correta é: E) Segundo Dewey é necessário na educação a existência de princípios morais que sejam verdadeiramente aplicáveis.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considere o extrato de texto: “E, no entanto, essa dupla acepção de 'estético' e de sua respectiva recusa, no caso de Platão, que não conhece investigação nem especificamente estética nem especificamente metafísica, se desdobra a partir de uma única fonte, a um só tempo estética e metafísica”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RIBEIRO, L. F. B. Sobre a estética platônica. Viso - Cadernos de estética aplicada, v. 1, n. 1, jan./jun. p. 1-14, 2007, p. 4.
Levando em consideração as informações do dado fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação aponte a alternativa que corresponde aos questionamentos que Platão fez sobre a arte:
A Platão via na arte uma ameaça, pois leva à corrupção do caráter e à destruição do intelecto.
B Platão via na arte somente coisas boas e não fazia questionamentos.
C Platão deixou de perceber na arte a força e o prazer que ela fornece.
D O filósofo grego, em sua imensa capacidade de percepção, via na arte apenas algo inebriante.
E Na cidade idealizada por Platão a arte seria livre e muito presente.

Atente para a citação: “Hegel evidenciou o caráter ou potencial educativo presente nela. Para ele, o fim da arte em geral, de um modo geral, consiste em revelar a verdade que o homem guarda em seu espírito”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOSER, A. NAUROSKI, E. LOPES,L. F., PETRARCA, R. Ética , est ética e educação. Curitiba. PR. Ed. Intersaberes. 2019. P. 52.
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação sobre a relação entre arte, educação e política, assinale a alternativa correta:
A O trabalho do artista precisa estar harmonizado com os anseios da classe social menos favorecida para a concretização de seus anseios de libertação.
B A arte como educação política pode contribuir para experiências que podem ser muito fecundas.
C O caráter não instrumental da arte é garantida pela doutrina que vê na arte um engajamento cognitivo ou moral.
D A arte, na verdade, deve ter um viés político ideológico, pois o seu objetivo enquanto arte é politizar e divulgar as ideologias.
E O artista pode ser alguém distante da realidade do seu povo, pois em vez de contemplar anseios de sua sociedade, deve investir em fabricar o belo em si mesmo.

Leia o fragmento de texto: “Platão não desdenha os poderes da arte, em última instância, porque também não desdenha os poderes da sensibilidade. Nada que chegue aos olhos e ouvidos dos mais jovens é inofensivo no processo de formação de suas almas”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RIBEIRO, L. F. B. Sobre a estética platônica. Viso - Cadernos de estética aplicada, v. 1, n. 1, jan./jun. p. 1-14, 2007, p. 6.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação, assinale a alternativa correta sobre os elementos conceituais da noção de beleza em Platão:
A O prazer em si é um bem e tudo o que é prazeroso é belo.
B A beleza é efêmera.
C A beleza está fundamentada na verdade.
D A beleza está associada aos sentidos.
E A beleza está associada a imagem.

Leia a citação: “As relações entre ética e o direito, que são, pouco mais ou menos, relações entre conteúdo e continente. Divergem, porém, os dois termos, ou, se assim quisermos exprimir-nos, os dois direitos, quanto à sua estrutura [...]”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAVALCANTI, Thais N. Os princípios enquanto normas éticas e o mínimo irredutível da constituição. Revista Direitos Fundamentais e Alteridade, Salvador, v. 1, n. 1, jul./de z ., p. 99-114, 2017. p. 100.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação sobre as normas jurídicas e seus elementos conceituais, assinale a alternativa correta:
A As leis possuem aspectos sociais e culturais, no entanto, sua influência é limitada às regras morais.
B As normas jurídicas se baseiam em reflexões e princípios teóricos atrelados as ações humanas.
C As consequências legais, além da sujeição a moral, implicam aspectos legais que possuem elementos jurídicos.
D As leis são impostas apenas para mostrar autoridade ou poder, o que leva ao questionamento sobre sua validade.
E Normas jurídicas visam manter a ordem, o bem-estar dos cidadãos e prevenir possíveis consequências prejudiciais das infrações.

Leia o fragmento de texto: “A influência do pensamento de Aristóteles nos dias de hoje é muito maior do que imaginamos. A nossa forma de compreender o mundo é influenciada pelo pensamento de Aristóteles. Nas artes, é possível dizer que Aristóteles foi um dos primeiros a pensar o teatro.” Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Pensamento de Aristóteles segue influente no mundo contemporâneo.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação aponte a alternativa que apresenta corretamente o pensamento de Aristóteles sobre a arte:
A Para Aristóteles observar o real não tinha importância.
B Por ser o homem um animal racional, a arte nada tem de concreto.
C Para Aristóteles, a arte corrompe as pessoas pelo seu distanciamento da verdade.
D A arte é imitação no sentido da semelhança e não no sentido do distanciamento da verdade.
E Aristóteles pensava a arte como mito e sofismas, ideológica.

Considere o extrato de texto “Aproximar educação e ética é um desafio que resulta do contexto da realidade do mundo atual. Os paradoxos que se apresentam refletem um mundo de infinitas possibilidades ao lado de um processo assustador de autodestruição. E é a escola que revela essa ambiguidade como um espaço e um instrumento de reflexão e de reprodução”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JOHANN, Jorge R. Educação e ética: em busca de uma aproximação. Porto Alegre: Edipucrs, 2009. p. 9.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação sobre a concepção de educação relacionada à ética proposta por Dewey, assinale a alternativa correta:
A É imprescindível que os alunos sejam impedidos de viver sua vida moral pessoalmente, pois podem agir por imitação ou imposição.
B Para Dewey a educação ética indica a distinção entre conhecer princípios morais e ter princípios morais.
C Para Dewey é possível obrigar e coagir alguém a comportar-se de maneira ética, pois o agir moral é independente da liberdade.
D Segundo Dewey, se convence alguém por sermões e discursos, muito além do sensibilizar pelo exemplo.
E A educação ética, segundo Dewey, encontra-se em um campo diverso das atividades escolares.

Leia o fragmento de texto: “Ao exercermos à docência no ensino superior, necessitamos de um código de ética. Essa necessidade advém do fato de que há uma inter-relação entre o docente e seus alunos, o que acarreta em um comprometimento na ação [...]”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROCHA, Carla B. Ética na docência do ensino superior. Revista Educare, Montes Claros ISEIB. p. 11.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação sobre a relação entre ética e docência, assinale a alternativa correta:
A A ética, como imposição dos costumes para agir em vista da moral, exclui também bases biológicas.
B A responsabilidade pelo outro tem implicações irrecusáveis na educação, para docentes, pais, educadores em geral e para os alunos.
C A ética fundamenta-se na responsabilidade individual, distante do outro, conviver e construir um mundo de bem-estar parte apenas do indivíduo.
D Embora sem importância para a sociedade, a ética precisa ser revista e questionada no ambiente da docência.
E Ética e docência se autoexcluem, pois uma é do âmbito subjetivo, e a outra apenas coletiva.

Mais conteúdos dessa disciplina