Logo Passei Direto
Buscar
Uma outra teoria do Mass Communication Research, buscava compreender os efeitos da comunicação de massa sobre o indivíduo e o considerava um receptor altamente influenciável, ou seja, a comunicação seria disparada e logo na sequência já deveria promover efeitos em que os telespectadores responderiam prontamente sem nenhum pensamento crítico.
Avalia qual tipo de comunicação representa essa afirmação: Assinale a alternativa correta:
a. Teoria da bala mágica.
b. Teoria Matemática.
c. Teoria Funcionalista.
d. Teoria do Mass Communication Research.
e. Teoria da Informação.
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

A descrição apresentada na pergunta refere-se a uma teoria que considera o receptor da comunicação de massa como altamente influenciável e que responde de forma imediata e sem pensamento crítico. Essa característica é típica da "Teoria da bala mágica", que sugere que a comunicação de massa tem um impacto direto e poderoso sobre o público. Vamos analisar as alternativas: a) Teoria da bala mágica - Esta teoria se encaixa perfeitamente na descrição, pois considera que a comunicação de massa tem um efeito imediato e direto sobre os receptores, que são vistos como passivos. b) Teoria Matemática - Não se relaciona com a descrição dada. c) Teoria Funcionalista - Foca mais nas funções da comunicação na sociedade, não na influência direta sobre o indivíduo. d) Teoria do Mass Communication Research - É um termo mais amplo e não se refere especificamente ao efeito imediato e direto mencionado. e) Teoria da Informação - Trata mais sobre a transmissão e recepção de informações, não especificamente sobre a influência imediata. Portanto, a alternativa correta é: a) Teoria da bala mágica.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A semiótica como estudos dos signos possui características próprias de análise, e esse processo se dá por meio de três tipos de signos: o ícone, o índice, e o símbolo, como um modelo para que compreenda o que cada um significa no universo.
Diante desse contexto, analise as afirmativas abaixo e classifique-as com “V” para verdadeiro e “F” para falso: ( ) Um risco de lápis representa uma linha geométrica, este signo possui um caráter significante, e trata-se de um ícone. Já que a linha é representada por força de semelhança, já que um traçado reto indica uma linha geométrica. ( ) Já o índice, indica ou sugere algo, como olhar uma nuvem preta e carregada, sabe-se que logo irá chover, mesmo que ainda não haja chuva. O latido de um cão representa que há a presença do animal. Uma placa perfurada por uma bala, sabe-se que ali houve um disparo de tiro. ( ) O símbolo, por sua vez, tem o significante concreto, para representar algo abstrato, como as palavras ou sinais de tráfego. A palavra “CÃO”, representa um cachorro, não entanto, não é como o índice que representa seu latido, ou como o signo que pode ser representada pelo desenho de um cachorro. Ainda assim, CÃO, representa um cachorro. ( ) Os signos não possuem significado no seu uso sociocultural na relação com outros signos, quando alguém os usa para dizer alguma coisa a outro. Isso é a significação e por isso não há comunicação sem que haja isso. Assinale a alternativa correta:
a. F, F, F, F.
b. F, V, F, V.
c. V, V, V, F.
d. V, V, V, V.
e. V, V, F, F.

A indústria cultural, tem como objetivo levar uma reflexão crítica a respeito das práticas conduzidas pelos meios de comunicação de massa, pois é possível que sejam causados alguns danos a sociedade e em particular a cada indivíduo que é impactado por essa mercantilização da cultura, como por exemplo, frustração de não conseguir atingir o patamar idealizado de corpo perfeito propagado pela mídia, ou da manutenção do “status quo”, entre outros.
Diante desse contexto, avalie as seguintes afirmações: I. Um dos fatores de risco da indústria cultural é ampliar a massificação de comportamentos, pensamentos, opiniões, informação e isso faz com que o conhecimento fique fragmentado, pois os indivíduos não buscam fontes diversas, fontes confiáveis de informação. II. O cenário atual é agravado pelas fake news, presente nas redes sociais, digitais, sendo compartilhadas diariamente e tentando convencer, aterrorizar pessoas ou padronizar comportamentos. III. A mídia pode padronizar ideias, promovendo pensamentos homogêneos, sem diversidade de ideias e sem mostrar o contraponto dos fatos que descreve. IV. A internet amplia a indústria cultural, pois possibilita em um menor tempo de compartilhamentos diversas teorias, informações ou falsos acontecimentos o que pode agravar ainda mais seus efeitos nocivos. Assinale a alternativa correta:
a. Apenas I e II estão corretas.
b. Apenas I, II e IV estão corretas.
c. Apenas II e IV estão corretas.
d. Todas as alternativas estão corretas.
e. Apenas II, III e IV estão corretas.

A comunicação é uma área que assumidamente é aberta aos estudos por diversas outras áreas do conhecimento, bem como recebe suas contribuições e pontos de vista diferentes, dessa forma acaba perpassando por etapas de análises, diferentes momentos históricos e é interdisciplinar por natureza. Para tanto, cada momento estudado ao longo da história por uma perspectiva diferente é de onde surgem as Teorias a Comunicação.
Diante desse contexto, analise as afirmativas abaixo: I. A comunicação chega receber críticas por falta de especificidade em seus estudos teóricos. II. Diversos pontos de vistas sobre a comunicação explicam como ela ocorre dentro de um modelo e processo, o que chamamos de paradigma da comunicação. III. A ciência da comunicação, abrange estudos que congregam a perspectiva filosófica, chamada escola crítica, tanto quanto as abordagens voltadas para as questões tecnológicas, sem deixar de lado uma visão positivista-funcionalista, ou seja, as linhas de pesquisa, escolas e tendências como são chamadas as Teorias da Comunicação, partiram de diferentes pressupostos teóricos filosóficos e de diferentes modelos e conceitos. IV. Os paradigmas da comunicação, não são propriamente as Teorias da Comunicação, mas sim, os esquemas cognitivos que as representa. Assinale a alternativa correta:
a. Apenas II e IV estão corretas
b. Apenas I, II e III estão corretas
c. Apenas I, II e IV estão corretas
d. Todas as alternativas estão corretas
e. Apenas II, III e IV estão corretas

Mais conteúdos dessa disciplina