Logo Passei Direto
Buscar
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- A Lei n. 4.024, de 20 de dezembro de 1961. O objetivo dessa lei é regulamentar o sistema de ensino, tendo como base os preceitos constitucionais. O Brasil, por adotar uma Constituição Federal sintética, necessita da criação de uma legislação infraconstitucional para disciplinar a educação no país. A primeira citação de uma lei com tais características deu-se na Constituição de 1934. A primeira LDB de 1961, foi um grande avanço na educação brasileira; porém, muitas das questões tratadas hoje são obsoletas, como a visão excludente que a educação especial recebeu.
Hoje a LDB já possui artigos referentes à inclusão de pessoas com necessidades especiais. De acordo com essa informação, podemos afirmar que:
a. Existe um processo de adaptação onde professores são apoiados cotidianamente para saber como incluir.
b. Os professores se apropriaram da lei e isso foi o suficiente para que as crianças com necessidades especiais fossem incluídas.
c. Apesar de toda legislação nada mudou nas escolas.
d. Com a LDB 9394/71, todas as questões de inclusão ficaram regulamentadas e o processo de inclusão ocorre dentro desses parâmetros, cotidianamente, nas escolas.
e. Apesar da lei, ainda há muito o que se fazer para efetivação de ações que realmente sejam inclusivas nas escolas.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 9 meses

Aol 5 Currículos
8 pág.

UNINASSAU RECIFE

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma, considerando o contexto da inclusão de pessoas com necessidades especiais na educação brasileira e a evolução da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). a) Existe um processo de adaptação onde professores são apoiados cotidianamente para saber como incluir. - Essa afirmação é positiva, mas não reflete a realidade em muitas escolas, onde o apoio e a formação contínua ainda são insuficientes. b) Os professores se apropriaram da lei e isso foi o suficiente para que as crianças com necessidades especiais fossem incluídas. - Essa afirmação é otimista demais, pois a apropriação da lei não garante a inclusão efetiva. c) Apesar de toda legislação nada mudou nas escolas. - Essa afirmação é muito generalizada e não considera os avanços que ocorreram, mesmo que lentos. d) Com a LDB 9394/71, todas as questões de inclusão ficaram regulamentadas e o processo de inclusão ocorre dentro desses parâmetros, cotidianamente, nas escolas. - Essa afirmação é exagerada, pois, embora a LDB tenha regulamentado questões de inclusão, a prática ainda enfrenta muitos desafios. e) Apesar da lei, ainda há muito o que se fazer para efetivação de ações que realmente sejam inclusivas nas escolas. - Essa afirmação reflete a realidade atual, onde, apesar das legislações, a inclusão efetiva ainda enfrenta barreiras e desafios. Diante da análise, a alternativa correta é: e) Apesar da lei, ainda há muito o que se fazer para efetivação de ações que realmente sejam inclusivas nas escolas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Aol 5 Currículos
8 pág.

UNINASSAU RECIFE

Mais perguntas desse material

Qual é a principal função das avaliações externas na educação brasileira?
a. A principal função dessas avaliações é orientar as redes municipais em relação à sua educação.
b. A principal função dessas avaliações é verificar o desempenho dos professores.
c. A principal função dessas avaliações é verificar a possibilidade de impor novas metodologias de ensino.
d. A principal função dessas avaliações é orientar as políticas educacionais, subsidiando escolas e ações na sala de aula.
e. A principal função dessas avaliações é verificar se os alunos estão frequentando a sala de aula.

As avaliações citadas referem-se:
a. ao PPP das escolas
b. às avaliações externas
c. às avaliações internas
d. ao currículo das escolas
e. ao regimento interno das escolas

A atuação do professor, embora não tenha caráter direcionador, em nenhum momento deve ser de abandono. É preciso oferecer apoio constante para ampliar os saberes que circulam no grupo. A cada momento, o professor toma uma atitude que considera a curiosidade das crianças, as intenções da pesquisa, a possibilidade de intercâmbio de opiniões, a negociação conjunta durante os momentos de socialização (que, aliás, é uma intervenção permanente no projeto) e a oportunidade de sistematizar os conhecimentos construídos pelo grupo para serem retomados e discutidos ao longo do processo.
O texto retirado do site da Nova Escola está comentando sobre projetos realizados na escola. Especificamente e considerando detalhadamente o que foi registrado, a qual dos projetos abaixo ele se relaciona:
a. Projeto de ensino, pois baseia-se no desenvolvimento de um tema onde os estudantes irão pesquisar e realizar ações. Ao final, compartilha-se com o grupo. Tudo em função de uma aprendizagem diferenciada e estimulante para os estudantes.
b. Projeto de aula, pois sem esse planejamento não será possível verificar o aprendizado na sequência preparada pelo professor.
c. Projeto de gestão, pois está diretamente ligado às aspirações coletivas da escola.
d. Projeto Político, pois a verdadeira intenção é se concentrar em ensinar aspectos sociais para os estudantes.
e. Projeto Político Pedagógico já que se relaciona ao papel do professor em sala de aula e considera a opinião dos estudantes.

O movimento de valorização da avaliação externa vem configurando-a hoje como um dos principais elementos das políticas educacionais no sentido da melhoria da qualidade na educação.
A melhoria de qualidade citada no texto acima, está relacionada a:
I- reflexão das escolas sobre os resultados das avaliações externas que orientam uma revisão das atividades desenvolvidas e repensar seus planejamentos pedagógicos.
II- algumas escolas não entenderam ainda o que é para ser feito com esses dados e, por esse motivo, não conseguem bons rankings nos resultados.
III- um processo e uma condição necessários para que se possam estabelecer e acompanhar metas qualitativas e quantitativas e verificar se estas últimas são atingidas.
a. Está correta somente a II
b. Estão corretas as alternativas I e III
c. Estão corretas as afirmativas II e III
d. Estão corretas as afirmativas I, II e III
e. Incorreta: Estão corretas as alternativas I e II

Considere as afirmacoes abaixo:
I- é o documento que traduz como a escola ensinará, considerando a legislação vigente, as ideias institucionais, os objetivos gerais, as concepções de educação e caracterização da comunidade escolar.
II- é um instrumento que reflete a proposta educacional da escola. É através dele que a comunidade escolar pode desenvolver um trabalho coletivo, cujas responsabilidades pessoais e coletivas são assumidas para execução dos objetivos estabelecidos.
III- deve ser entendido como uma proposta de organização e desenvolvimento dos conteúdos com participação dos alunos no processo de construção do conhecimento. O papel do professor é propor problemas e orientar os alunos na busca da solução. Já o do aluno é participar da construção do conhecimento por meio da pesquisa.
a. PPP, PPP, PPP
b. Projeto de ensino, PPP e Projeto de Ensino
c. PPP, PPP e Projeto de Ensino
d. PPP, Projeto de Ensino e PPP
e. Projeto de Ensino, PPP e PPP

Uma das ações do Projeto Político Pedagógico deve basear-se no _________________. Por onde começar e até onde chegar será definido conjuntamente com a equipe.
a. Regimento interno
b. Planejamento anual
c. Planejamento semanal
d. Planejamento formativo dos professores
e. Planejamento interno

A gestão de sistema implica o ordenamento normativo e jurídico e a vinculação de instituições sociais por meio de diretrizes comuns.
O texto acima indica:
a. a importância do Diretor como gestor e dele a palavra final nas decisões.
b. a importância de dividir as responsabilidades e colher as conquistas.
c. a relevância da história de cada escola na construção da BNCC.
d. a importância de que cada região tenha seu currículo próprio e construído democraticamente com a comunidade que cerca a escola.
e. a importância da gestão democrática na escola.

Mais conteúdos dessa disciplina