Logo Passei Direto
Buscar

Cultura Brasileira

Colégio Objetivo
O cientista social britânico Alfred Reginald Radcliffe-Brown (1881-1955), tido como um dos maiores expoentes da Antropologia por ter desenvolvido a teoria do funcionalismo estrutural, imbuído da defesa de Malinowski à pesquisa de campo, propunha combiná-la também ao trabalho de gabinete. Considerando o fragmento de texto acima apresentado, analise as asserções abaixo quanto à veracidade das proposições para, em seguida, assinalar a alternativa CORRETA: A tarefa seria articular os métodos histórico e comparativo nos estudos antropológicos. PORQUE O estudo comparado possibilitaria, por sua vez, a identificação de regularidades e a proposição de leis gerais para fenômenos recorrentes ou similares. Sobre estas duas asserções, é CORRETO afirmar que
a. as duas são falsas.
b. as duas são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
c. a primeira é falsa e a segunda é verdadeira.
d. a primeira é verdadeira e a segunda é falsa.
e. as duas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
User badge image
diversidadeetnica

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar as asserções apresentadas: 1. A tarefa seria articular os métodos histórico e comparativo nos estudos antropológicos. - Esta afirmação é verdadeira, pois Radcliffe-Brown realmente defendia a combinação de diferentes métodos na pesquisa antropológica, incluindo o histórico e o comparativo. 2. O estudo comparado possibilitaria, por sua vez, a identificação de regularidades e a proposição de leis gerais para fenômenos recorrentes ou similares. - Esta afirmação também é verdadeira, já que o estudo comparativo na antropologia busca identificar padrões e regularidades entre diferentes sociedades. Agora, vamos avaliar as alternativas: a. as duas são falsas. - FALSO, pois ambas as asserções são verdadeiras. b. as duas são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira. - VERDADEIRO, pois ambas são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira. c. a primeira é falsa e a segunda é verdadeira. - FALSO, pois a primeira é verdadeira. d. a primeira é verdadeira e a segunda é falsa. - FALSO, pois a segunda é verdadeira. e. as duas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira. - FALSO, pois a segunda não justifica a primeira. Portanto, a alternativa correta é: b. as duas são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Diversidade Étnico – Cultural (Atividades das unidades)
Leia atentamente as seguintes afirmativas sobre o homem e suas relações: I. O homem existe solto no espaço, suas interações ocorrem somente com outros homens. II. Nesse sentido, o homem alterou a si, por conseguinte, alterou suas necessidades e, sendo novas necessidades, a mesma forma de trabalho não poderia mais dar conta das quais, de modo que se tornaram necessárias novas ações transformadoras para atender a esse novo homem e suas novas necessidades. III. A identidade social do homem se constrói na interação do indivíduo com o seu entorno, com a natureza, e como esse entorno foi modificado pelo próprio homem. É FALSO o que se afirmar em: I, apenas.

Indubitavelmente, viver em uma grande cidade é sinônimo, hoje, de alienação e dependência, pois, cada vez mais, distanciamo-nos da natureza, à qual exercemos domínio como grupo, nunca como seres isolados. Considerando a linha de raciocínio acima, leia atentamente as seguintes assertivas: I. Assim, tendemos a nos distanciar cada vez mais das relações primordiais geradoras de cultura, para assumir repertórios culturais gerados, em essência, pela indústria de consumo de massa. II. O distanciamento do homem em relação à natureza é responsável por uma ilusão de falso domínio: seu isolamento nos centros urbanos constrói uma sensação de segurança em relação ao meio e de pleno domínio da natureza, que exaure não mais para sua sobrevivência, mas para atender aos fetiches da acrítica sociedade de consumo de massa. III. O homem tanto se orgulha de suas grandes obras e monumentos, de sua pretensa superioridade com relação ao meio em que vive, que se esquece de que, por si só, não é detentor de conhecimento algum que possa garantir sua sobrevivência se deixado sozinho, desprotegido em meio a uma densa floresta, cercado por animais selvagens e predadores, precisando prover-se da caça e da coleta. É VERDADEIRO o que se afirmar em: I, II e III.

A linguagem, como instrumento maior de cumulação e difusão de experiências e trocas culturais inerentes ao humano, permite-nos identificar também sintomas de desumanização, no enfraquecimento da possibilidade de expressão, que revela graus decrescentes de consciência sobre os resultados das ações humanas, conformando identidades sociais vazias de sentidos, significados e de repertórios morais. Considerando a linha de raciocínio acima, leia atentamente as seguintes assertivas: I. Trata-se de um sintoma de desumanização, produzido pela sociedade de consumo de massa, aquela em que o psicólogo alemão Erich Fromm identificou, no livro Ter ou ser, como os valores do consumo determinando as identidades sociais. II. O capitalismo ocidental teria falhado em criar valores morais, aprofundando processos de desumanização que levam a constituições culturais mais de aparência do que de essência, na vigência dos valores acríticos das sociedades de consumo de massa e do espetáculo, onde se é aquilo que se tem. III. O capitalismo trouxe oportunidades para as culturas se diversificarem e criarem mais solidariedade e sentido de comunidade. É FALSO o que se afirmar em: III, apenas.

Leia as seguintes afirmacoes sobre o pensar humano: I. Possibilita ao homem projetar a si nos futuros possíveis, orientando as ações humanas em direção ao futuro mais desejado – e evitando o menos desejado. II. O pensamento e situações podem se repetir e, se isto ocorrer, o indivíduo não precisa realizar a mesma reflexão com o mesmo grau de profundidade, uma vez que dessa situação retirou aquilo que chamamos de experiência. III. O homem pode partilhá-la com os outros, ensinando sobre a experiência vivida e transmitindo o conhecimento gerado para esse tipo de situação para aqueles que fazem parte de seu convívio social. É VERDADEIRO o que se afirmar em: I, II e III.

Considerando que comparativamente ao evolucionismo, o funcionalismo permitiu a adoção de uma postura diversa daquela de superioridade entre o estudioso e a cultura estudada, leia atentamente as seguintes afirmacoes, pontuando V para VERDADEIRO ou F para FALSO: As afirmativas I, II, III e IV são, RESPECTIVAMENTE:
I O desdobramento dessa postura consiste no relativismo que, por sua vez, distancia o investigador dos questionamentos valorativos sobre os nativos, que passam a ser meros comunicadores de suas práticas culturais.
II Normas e valores, para os relativistas, não devem ser objeto de nenhuma ordem de questionamento e a postura do antropólogo em campo, portanto, é a de mero coletor e analista de informações.
III O relativismo é radicalmente contrário à tendência universalista do evolucionismo; ou seja, contra seu ímpeto de estender um mesmo repertório cultural – o europeu, entendido como civilizado – à totalidade das sociedades, taxadas como inferiores – bárbaras.
IV Aplicado à cultura, o relativismo é responsável pelo assentamento de uma visão etapista linear, na forma de estágios evolutivos pelos quais, obrigatoriamente, todas as sociedades passariam, assistia ao surgimento de sua mais severa e consistente crítica.
a. V, V, V, F.
b. F, F, V, F.
c. F, V, F, V.
d. F, F, F, V.
e. V, V, F, F.

O antropólogo, professor e filósofo francês Claude Lévi-Strauss (1908-2009) foi o fundador da chamada Antropologia Estrutural, corrente que se conformou a partir de seus estudos sobre os povos indígenas do Brasil. Fez uso da chamada teoria estruturalista francesa, a qual pressupunha que “estruturas universais” estariam por trás de todas as ações humanas, dando forma às culturas em suas mais variadas manifestações: linguagem, mitos, religiões etc.
Considerando a linha de raciocínio acima, leia atentamente as seguintes assertivas: I. Distinguiu-se gravemente dos demais antropólogos que buscavam revelar as diferenças entre povos e culturas, nas mais das vezes valorativas; enquanto Lévi-Strauss procurava as estruturas universais, chamadas também de estruturas profundas. II. Seu método estruturalista permitia compreender que sociedades tribais revelavam sistemas lógicos notáveis, de qualidades mentais, racionais tão sofisticados quanto às de sociedades até então tidas como superiores. III. Sua teoria desmontava as convicções comumente aceitas de que as sociedades primitivas seriam intelectualmente deficitárias e temperamentalmente irracionais. É VERDADEIRO o que se afirmar em:
a. I, II e III.
b. III, apenas.
c. I, apenas.
d. II e III, apenas.
e. II, apenas.

O antropólogo teuto-americano Franz Boas (1858-1942), defensor da corrente denominada histórica, pode-se dizer, esteve entre o difusionismo e o funcionalismo. Contrário a essa explicação evolucionista para a diferenciação das culturas, Boas demonstrou que cada sistema cultural constituiria uma unidade integrada, resultado de um desenvolvimento histórico específico.
Considerando o fragmento de texto acima apresentado, analise as asserções abaixo quanto à veracidade das proposições para, em seguida, assinalar a alternativa CORRETA: Com isso, determinou a independência dos fenômenos culturais em relação aos condicionantes geográficos e biológicos, vigentes como explicação desde o período formativo da Antropologia. PORQUE Para esse autor, o etnocentrismo, que tem ocorrido praticamente em todo o mundo, ajuda a conter a animosidade entre as diversas culturas. Sobre estas duas asserções, é CORRETO afirmar que
a. as duas são falsas.
b. as duas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
c. a primeira é falsa e a segunda é verdadeira.
d. as duas são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
e. a primeira é verdadeira e a segunda é falsa.

Mais conteúdos dessa disciplina