Logo Passei Direto
Buscar
Os cuidados paliativos (CP) são cuidados ativos, coordenados e globais oferecidos a pacientes em sofrimento, decorrente de doença incurável ou grave, em fase avançada e progressiva, assim como às suas famílias. Nesse âmbito, a assistência integral, com equipe multidisciplinar, se faz fundamental, sendo o Nutricionista um dos profissionais de grande relevância.
Com base no exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- O acompanhamento nutricional do paciente em CP requer um olhar ainda mais abrangente do profissional que deverá buscar equilibrar as necessidades nutricionais mínimas do paciente as dificuldades encontradas nesta fase da vida. PORQUE II- As necessidades nutricionais (calóricas, proteicas e hídricas) devem ser determinadas segundo a expectativa de vida, garantindo oferta de conforto e qualidade de vida, sendo que não deve se ater apenas em oferecer as necessidades nutricionais, ela deve, sobretudo, prover prazer e conforto, respeitando os desejos do paciente.
A A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
B As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
C A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
D As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
User badge image
Desvendando com Questões

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar as asserções: I- O acompanhamento nutricional do paciente em CP requer um olhar ainda mais abrangente do profissional que deverá buscar equilibrar as necessidades nutricionais mínimas do paciente às dificuldades encontradas nesta fase da vida. Essa asserção é verdadeira, pois realmente o nutricionista deve considerar as necessidades nutricionais e as dificuldades que o paciente enfrenta. II- As necessidades nutricionais (calóricas, proteicas e hídricas) devem ser determinadas segundo a expectativa de vida, garantindo oferta de conforto e qualidade de vida, sendo que não deve se ater apenas em oferecer as necessidades nutricionais, ela deve, sobretudo, prover prazer e conforto, respeitando os desejos do paciente. Essa asserção também é verdadeira, pois enfatiza a importância de considerar o conforto e os desejos do paciente, além das necessidades nutricionais. Agora, vamos avaliar a relação entre as duas asserções: A primeira asserção é verdadeira e a segunda também é verdadeira. A segunda asserção justifica a primeira, pois explica como as necessidades nutricionais devem ser abordadas no contexto dos cuidados paliativos, focando no conforto e na qualidade de vida. Portanto, a alternativa correta é: B) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Os principais fatores etiológicos da acne compreendem o excesso de sebo, hormônios, bactérias e hiperproliferação de células foliculares. Com relação à dieta, ainda não há consenso na literatura sobre a capacidade de alguns alimentos agravarem o quadro apneico, sendo que entre os nutrientes relacionados positivamente ao tratamento da acne estão o zinco, selênio, vitamina A, ômega-3, cobre, ácido pantotênico e piridoxina.
Com base no exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- Os fatores dietéticos mais relacionados ao surgimento da acne são: chocolate, nozes, produtos lácteos, bebida alcoólicas, alimentos condimentados, dieta hiperlipídica e dieta de alto índice glicêmico. PORQUE II- O padrão dietético ocidental – caracterizado por consumo excessivo de calorias, gorduras (especialmente animal) e proteínas lácteas, além de alta carga glicêmica – estimula o aumento exacerbado de insulina e do fator de crescimento símile à insulina (IGF-1) que, por sua vez, estimula o aumento da atividade da proteína alvo da rapamicina em mamíferos (mTOR). O mTOR superativado, por sua vez, aumenta a secreção de hormônios andrógenos e a lipogênese sebácea, ambos relacionados com a patogênese da acne.
A As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
B A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
C As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
D A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.

O período que compreende à gestação e à lactação, 40 semanas de gestação e os primeiros 2 anos de vida, conhecidos também como “mil dias”, é fundamental para o crescimento e o desenvolvimento da criança. É período de rápido crescimento e desenvolvimento tanto do feto como da criança, no qual as condições nutricionais maternas podem ter efeitos de programação de longa duração sobre o risco de obesidade e doenças não transmissíveis associadas, incluindo diabetes tipo 2, hipertensão e doenças cardiovasculares.
Diante do exposto e do tema de programação metabólica, analise as sentenças a seguir:
I- Estímulos ambientais podem exercer impacto sobre a expressão dos genes, tema esse que é o foco de estudo da epigenética.
II- A nutrição materna tem um papel essencial nas alterações epigenéticas que favorecem a ocorrência de doenças na fase adulta, sendo que as alterações epigenéticas mais comuns são metilação do DNA e modificações de histonas.
III- A metilação é o fenômeno pelo qual um gene é silenciado, controlando várias funções do genoma. Apresenta função essencial durante a morfogênese, para que o desenvolvimento fetal ocorra de maneira adequada.
IV- Os aminoácidos, glicina, histidina, metionina, serina, Vitaminas B6, B12 e o ácido fólico são nutrientes cientificamente reconhecidos como influenciadores dos mecanismos de metilação do DNA.
V- A programação metabólica, é um tema com evidências científicas recentes relacionada a saúde da mãe e do bebê.
A As sentenças I, III e IV estão corretas.
B As sentenças II, III e V estão corretas.
C As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
D As sentenças II, III, IV e V estão corretas.

A mucosa intestinal é a principal interface entre o sistema imunológico e o ambiente externo. O diálogo entre hospedeiro e bactéria na interface da mucosa intestinal desempenha papel fundamental no desenvolvimento do sistema imunológico, já que a microbiota intestinal elicia mecanismos imunológicos inatos e adaptativos que cooperam para proteger o hospedeiro e manter a homeostase intestinal. A composição da microbiota intestinal varia substâncialmente entre os indivíduos, contudo é dinâmica e suscetível a mudanças.
Com base no exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- Os hábitos alimentares, estilo de vida, idade e genótipo do hospedeiro podem afetar a composição da microbiota intestinal. A exposição a antibióticos, anti-inflamatórios, analgésicos e anticoncepcionais pode ser responsável por alterar a microbiota intestinal, a depender da farmacocinética, da dosagem e do modo de administração. PORQUE II- Os anticoncepcionais são a classe de medicamentos mais amplamente reconhecida como prejudiciais pois agem de forma não seletiva, contra todos os microrganismos do hospedeiro.
A A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
B As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
C A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
D As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.

O termo Plantas Alimentícias não Convencionais (PANCs) foi estabelecido no ano de 2008 e refere-se a todas as plantas que possuem uma ou mais partes comestíveis, que não estão incluídas em nosso cardápio habitual. No Brasil, existem pela menos 3 mil espécies de plantas alimentícias, sendo que estimativas indicam que pelo menos 10% da flora nativa (4 a 5 mil espécies de plantas) sejam alimentícias.
Nesse sentido, considerando as PANCs, analise as sentenças a seguir. I- A maioria das PANCs são cultivadas, necessitando de cuidados, assim como demais cultivos. II- O cultivo das PANCs apresenta baixo custo e impacto ambiental por não serem necessários maquinários, agrotóxicos e nem grandes volumes de água ou espaços para cultivo. III- As PANCs correspondem a mais sustentabilidade para os sistemas vivos uma vez que são espécies com grande importância ecológica, econômica, nutricional e cultural, que auxiliam uma melhor distribuição e produção dos alimentos, aliando-se à rusticidade e fácil manejo. IV- Do ponto de vista nutricional, as PANCs apresentam-se como alimentos integrais por serem fonte de vitaminas essenciais e fibras. V- Apesar de seu potencial nutritivo, devido à falta de conhecimento por parte da população, muitas dessas plantas são caracterizadas como ervas daninhas, consideradas como mato e ignoradas.
A As sentenças II, III e V estão corretas.
B As sentenças I, II e III estão corretas.
C As sentenças II e IV estão corretas.
D As sentenças II, III e IV estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina