Logo Passei Direto
Buscar
Considerando este contexto, assinale a alternativa que não apresenta uma das "inteligências" apresentadas originalmente por Gardner.
Muito antes de se falar em Metodologias Ativas, na forma como as entendemos hoje, Howard Gardner já havia criticado, na década de '80, o modelo educacional baseado apenas na formação lógico-matemática do indivíduo, enquadrando-o em níveis de inteligência dentro desse parâmetro. Foi nessa época que apresentou sua Teoria das Inteligências Múltiplas.
Inteligência artística
Inteligência lógico-matemática
Inteligência interpessoal
Inteligência cinestésica-corporal
Inteligência musical
User badge image
Didaticamente

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar as inteligências apresentadas por Howard Gardner em sua Teoria das Inteligências Múltiplas. Gardner identificou originalmente as seguintes inteligências: 1. Inteligência linguística 2. Inteligência lógico-matemática 3. Inteligência espacial 4. Inteligência musical 5. Inteligência interpessoal 6. Inteligência intrapessoal 7. Inteligência naturalista 8. Inteligência cinestésica-corporal Agora, vamos analisar as opções apresentadas: - Inteligência artística: Não é uma das inteligências originais de Gardner, embora a inteligência musical e a inteligência espacial possam abranger aspectos artísticos. - Inteligência lógico-matemática: Esta é uma das inteligências originais. - Inteligência interpessoal: Esta é uma das inteligências originais. - Inteligência cinestésica-corporal: Esta é uma das inteligências originais. - Inteligência musical: Esta é uma das inteligências originais. Portanto, a alternativa que não apresenta uma das "inteligências" originalmente apresentadas por Gardner é: Inteligência artística.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Tendência Progressista Crítico-social dos Conteúdos prioriza os conteúdos no seu confronto com as realidades sociais. Portanto, a Educação assume a responsabilidade de assegurar que todos tenham acesso aos conhecimentos científicos para que possam desenvolver a sua consciência crítica frente à sociedade em que vivem. Ainda sobre. Sobre essa Tendência, considere as seguintes afirmativas:
Das afirmativas acima:
I - A sociedade é valorizada como local principal para a aquisição dos saberes; o que leva a uma desvalorização do papel da escola, tão comum em modelos tradicionais de ensino.
II - O conteúdo a ser estudado baseia-se nos conhecimentos universais, acumulados pela sociedade, que são constantemente reavaliados frente às realidades sociais.
III - Define a Aprendizagem como a capacidade do aluno de processar as informações, ligando os conceitos específicos aos mais gerais.
Somente II é falsa.
Somente I é falsa.
Somente III é falsa.
Somente II é verdadeira.
Somente III é verdadeira.

"O processo da educação não é apenas o conteúdo a ser estudado, mas a aprendizagem de valores e de atitudes que ajudarão a pessoa a ser melhor no presente e no futuro". Esta concepção acerca da Didática, definida quando essa área do conhecimento se estruturou historicamente, tinha então como princípio central:
Ensinar tudo a todos.
Educação e moral para formar o cidadão.
Ensinar o pensamento crítico como fundamento.
Educação para todos.
Educar com base nos cinco pilares da educação.

A Teoria Cognitivista, pela amplitude de sua abordagem, pode ser melhor compreendida quando identificamos as correntes teóricas que desenvolveram propostas específicas para sua aplicabilidade no âmbito educacional.
Considere, a seguir, a descrição das correntes teóricas e de suas principais características: Assinale a alternativa que apresenta a correta relação entre as correntes teóricas e suas respectivas características.
I - Construtivista
II - Sociointeracionista
III - Significativa
A - A CULTURA é elemento essencial para a constituição do indivíduo, incluindo seu processo de aprendizagem.
B - A ARTICULAÇÃO entre o conhecimento prévio do aluno e aqueles a serem adquiridos é fundamental para que a aprendizagem ocorra plenamente.
C - A INFÂNCIA e as estruturas cognitivas estruturadas no sujeito, a partir desta fase, são consideradas fundamentais para compreensão do processo de aprendizagem.
1 (B), II (C), III (B)
1 (A), II (C), III (B)
1 (A), II (B), III (C)
1 (C), II (A), III (B)
1 (B), II (A), III (C)

O processo de contextualização da Transposição Didática permite que tornemos o conhecimento científico ou de referências mais próximo à realidade e às experiências dos alunos. Assim, o conhecimento se torna mais concreto e menos abstrato. Porém, o processo de troca de conhecimentos é interligado pela transposição em três momentos, que devem estar conectados e trabalhando simultaneamente.
Das afirmativas acima:
I - A SABEDORIA: utilizada pelos autores, livros didáticos e pela ciência.
II - O SABER ENSINAR: usado para atingir os objetivos em sala, ou seja, o planejamento escolar.
III - O SABER ENSINADO: produzido efetivamente em sala de aula, pelos alunos.
I e III são falsas.
Somente II é falsa.
Somente III é falsa.
I e II são falsas.
Somente I é verdadeira.

Mais conteúdos dessa disciplina