Logo Passei Direto
Buscar
Com o objetivo de oferecer diretrizes para a política educacional, ao questionar o modelo educacional existente no país naquele período, podemos afirmar que o Manifesto é um típico representante, no Brasil, da:
A nossa educação, estranha às realidades nacionais e tradicionalmente baseada no humanismo, correspondia à política educativa do Império, em que, emperrada na escola secundária, de tipo clássico, estritamente literário, o problema da educação nacional, nos seus dois aspectos fundamentais, das universidades e da educação popular, nunca se desprendeu de aspirações e fórmulas vagas... (Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, 1932).
Progressista Libertária
Liberal Renovadora
Liberal Tradicional
Progressista Crítico-social
Liberal Libertadora
User badge image
Didaticamente

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, de 1932, é um típico representante da abordagem Progressista Crítico-social. Esse movimento buscava questionar e reformar o modelo educacional existente, propondo uma educação que atendesse às realidades nacionais e promovesse uma formação mais crítica e socialmente engajada.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Ao falarmos de Tendências Pedagógicas estamos assumindo a seguinte posição: o professor, a escola, o aluno e o ensino estão marcados por pensamentos que exercem forte influência sobre as práticas educativas. A partir daí somos capazes de perceber como tais tendências influenciam o processo de ensino-aprendizagem, especialmente na escola. Considerando a existência das Tendências Liberal e Progressista e o contexto histórico que permitiu o desenvolvimento de cada uma delas, considere as seguintes afirmativas:
Das afirmativas acima:
I - As Tendências Liberal e Progressista se diferenciam possuem visões particulares sobre a relação Homem × Sociedade, que também permeia o ambiente escolar
II - A Tendência Liberal surge no contexto do emergente processo de industrialização, em fins do século XX, quando era necessário adequar o indivíduo à sociedade em que estava.
III - A Tendência Progressista surge no contexto da Guerra Fria, quando o mundo passa a ser polarizado tanto política como ideologicamente, bem como com o avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação.
Somente III é falsa.
Somente I é verdadeira.
Somente II é falsa.
Somente III é verdadeira.
Somente II é verdadeira.

Em 2001, a pedagoga Maria Teresa Esteban lançou sua obra O que sabe quem erra? Reflexões sobre avaliação e fracasso escolar. O próprio título parece nos fazer uma provocação já que, infelizmente, no meio escolar tende-se a acreditar que 'quem erra nada sabe'. A preocupação apresentada pela autora - que poderíamos, grosso modo, resumir a 'O que fazer com as incertezas?' - já estava apontada por autores preocupados com a chamada Educação para o século XXI.
Assinale a alternativa que apresenta o título e o autor de uma obra que também trata desse e outros temas, num esforço reflexivo para se pensar a Educação tal como se apresentava ao longo do século XX.
Dez novas competências para ensinar (Philippe Perrenoud).
Os sete saberes necessários à educação do futuro (Edgar Morin).
Libertando o poder criativo (Ken Robinson).
O elemento chave (Ken Robinson).
Educação: tesouro a descobrir. Educação para o século XXI (Jacques Delors).

"Não há obstáculos [para usar ferramentas digitais em sala de aula]. Todos os estudantes têm uma habilidade extraordinária para usar esse tipo de ferramenta. [Mas] os professores têm que conhecer tão bem quanto as crianças. Sobretudo, isso tem que ser utilizado numa ótica de aprendizagem colaborativa." (Pierre Levy, Revista Gestão Educacional, fev. 2013). A fala deste autor parece se contrapor a uma prática legislativa que, na maioria das vezes, proíbe a utilização das tecnologias digitais em sala de aula. Levando-se em conta a opinião de Pierre Levy, percebemos que tais legislações não reconheceram a importância da DISRUPÇÃO nesse contexto!
Sobre o conceito de disrupção no âmbito da educação, assinale a alternativa correta:
Utilização de práticas pedagógicas que levam em conta as tecnologias digitais existentes, que se reformulam a fim de uma aprendizagem mais significativa.
Utilização das tecnologias digitais, sem perder de vista a manutenção de métodos de ensino com sucesso já historicamente comprovados.
Transformação de práticas pedagógicas analógicas em práticas pedagógicas digitais.
A utilização de prática pedagógica tradicional, com inovações tecnológicas e manutenção de métodos já estabelecidos.
Aplicação da tecnologia de exposição de conteúdo avançadas, como a lousa digital.

"O processo da educação não é apenas o conteúdo a ser estudado, mas a aprendizagem de valores e de atitudes que ajudarão a pessoa a ser melhor no presente e no futuro". Esta concepção acerca da Didática, definida quando essa área do conhecimento se estruturou historicamente, tinha então como princípio central:
Ensinar tudo a todos.
Educação e moral para formar o cidadão.
Ensinar o pensamento crítico como fundamento.
Educação para todos.
Educar com base nos cinco pilares da educação.

A Teoria Cognitivista Significativa possui seus estudos baseados no autor David Paul Ausubel, responsável pela elaboração do conceito de aprendizagem significativa. Sua percepção de Abordagem pedagógica chega ao Brasil apenas nos anos 70, mas deixa traços significativos, especialmente entre os pesquisadores da área.
A partir dessa teoria da aprendizagem, considere as afirmativas a seguir:
I – Para Ausubel, a estrutura cognitiva refere-se ao conteúdo total das informações, aos fatos, aos conceitos e aos princípios organizados pela pessoa.
II – Os indivíduos apresentam uma organização cognitiva interna baseada em conhecimentos de caráter conceitual, sendo que a sua complexidade depende muito mais das relações que eles estabelecem entre si do que do número de conceitos presentes.
III – As ideias de Ausubel também se caracterizam por uma reflexão específica sobre a aprendizagem escolar e o ensino, em vez de tentar somente generalizar e lhes transferir conceitos ou princípios explicativos extraídos de outras situações ou contextos de aprendizagem.
IV – O processo de ensino-aprendizagem é uma mudança comportamental do sujeito resultante das práticas vividas e reforçadas pelo professor. Por isso a metodologia do ensino precisa aplicar o processo do reforço na relação professor-aluno.
I, II e III são verdadeiras.
Somente II e III são verdadeiras.
Somente I e III são verdadeiras.
I, II e IV são verdadeiras.
Somente I e IV são verdadeiras.

Na Abordagem Comportamentalista, a educação está fortemente ligada à transmissão cultural, transmissão de padrões de comportamentos éticos e sociais, além da necessidade de competências específicas capazes de controlar o ambiente, a realidade onde a aprendizagem se dá.
Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação contrária a essa abordagem.
O processo de ensino-aprendizagem é uma mudança comportamental do sujeito resultante das práticas vividas e reforçadas pelo professor.
A metodologia do ensino precisa aplicar o processo do reforço na relação professor-aluno.
O docente estabelece a proposta de aprendizagem a partir da estruturação dos elementos.
As experiências curriculares individuais no processo de aprendizagem dificultam objetivos previamente propostos.
O ambiente de aprendizagem deve ser previamente planejado pelo professor.

O processo de contextualização da Transposição Didática permite que tornemos o conhecimento científico ou de referências mais próximo à realidade e às experiências dos alunos. Assim, o conhecimento se torna mais concreto e menos abstrato. Porém, o processo de troca de conhecimentos é interligado pela transposição em três momentos, que devem estar conectados e trabalhando simultaneamente.
Das afirmativas acima:
I - A SABEDORIA: utilizada pelos autores, livros didáticos e pela ciência.
II - O SABER ENSINAR: usado para atingir os objetivos em sala, ou seja, o planejamento escolar.
III - O SABER ENSINADO: produzido efetivamente em sala de aula, pelos alunos.
I e III são falsas.
Somente II é falsa.
Somente III é falsa.
I e II são falsas.
Somente I é verdadeira.

Mais conteúdos dessa disciplina