Logo Passei Direto
Buscar
Em uma visão ampla, considerando o indivíduo em sua integração biopsicossocial, agrega-se aos cuidados paliativos a questão da espiritualidade e a preocupação com a família, em relação a assistência prestada após a morte e durante o período de luto. É importante afirmar, que tais cuidados não se baseiam em protocolos e, sim, em princípios, não se falando mais em terminalidade, mas em doença que ameaça a vida. Pacientes “fora de possibilidade de cura” muitas vezes recebem assistência inadequada, ainda focada na tentativa de cura, utilizando-se de métodos invasivos e de alta tecnologia. Essas abordagens insuficientes, exageradas e desnecessárias quase sempre ignoram o sofrimento humano e são incapazes de tratar os sintomas mais prevalentes.
A meta dos cuidados paliativos é alcançar o máximo possível da qualidade de:
a. Tratamento e cura da doença.
b. Morte ao paciente e de vida aos seus familiares.
c. Vida do paciente.
d. Vida do paciente e de seus familiares.
e. Morte do paciente.
User badge image
Desafios para Aprender

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para responder à sua pergunta, precisamos entender o objetivo dos cuidados paliativos, que é proporcionar qualidade de vida ao paciente e suporte à família durante o processo de doença avançada e no luto. Analisando as alternativas: a) Tratamento e cura da doença - Os cuidados paliativos não têm como foco a cura, mas sim a qualidade de vida. b) Morte ao paciente e de vida aos seus familiares - Essa opção não reflete o objetivo positivo dos cuidados paliativos. c) Vida do paciente - Embora importante, essa opção não abrange a preocupação com a família. d) Vida do paciente e de seus familiares - Esta opção reflete bem o objetivo dos cuidados paliativos, que é melhorar a qualidade de vida tanto do paciente quanto da família. e) Morte do paciente - Essa opção é negativa e não representa o foco dos cuidados paliativos. Portanto, a alternativa correta é: d) Vida do paciente e de seus familiares.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A neuroética é um saber interdisciplinar e se refere a duas questões éticas inter-relacionadas: a ética das neurociências e o estudo das bases neurais do comportamento moral. Refere-se a uma área de pesquisa interdisciplinar que se concentra nas questões éticas levantadas pelo entendimento cada vez maior acerca do cérebro e de nossa capacidade de monitorá-lo e influenciá-lo bem como examina as questões éticas que emergem do entendimento cada vez mais aprofundado das bases biológicas das ações e das escolhas éticas.
Com base nessa definição no campo da neuroética, marque a alternativa correta:
a. A neuroética aborda questões referentes a mente humana, mas não traz possibilidades de intervir de maneira mais efetiva sobre agravos como esquizofrenia, Alzheimer, demência senil, transtorno bipolar.
b. A neuroética trata de questões referentes à utilização de seres humanos como cobaias no teste de tecnologias da indústria cosmética.
c. A neuroética faz a análise das implicações éticas do desenvolvimento do conhecimento, da pesquisa, da tecnologia e da prática clínica em neurologia, neurocirurgia e psiquiatria.
d. A neuroética trata de questões referentes à utilização de seres humanos como cobaias em testes que avaliem questões exteriores ao cérebro humano.
e. Como ética das ciências voltadas ao estudo da mente humana, a neuroética busca refletir e responder questões sobre a aplicação do conhecimento biotecnológico no desenvolvimento físico do homem.

A bioética relaciona-se intimamente com os movimentos sociais e com a evolução das ciências, da tecnologia e do pensamento que se transmutam com a evolução histórica dos tempos. Novas esperanças e conflitos nascem com o desabrochar da biotecnologia, pois “nem tudo o que é cientificamente possível é eticamente admissível”.
O que significa dizer que “nem tudo o que é cientificamente possível é eticamente admissível”? Assinale a alternativa correta:
a. Os avanços biotecnológicos não devem ser barrados por qualquer valor moral, ético ou de conduta para que a ciência evolua sem regramentos e restrições que impediriam o desenvolvimento humano e tecnológico.
b. O respeito à vida e aos valores morais e éticos tomou uma nova dimensão e comprometeu de forma significativa e desastrosa a evolução humana no mundo contemporâneo, impedindo o avanço da ciência.
c. Diante da evolução tecnológica e científica, a frase correta é: “tudo que é cientificamente possível é eticamente aceitável”, ou seja, nada deve coibir os avanços da ciência.
d. É fundamental o estabelecimento de limites éticos e operacionais bem definidos para que as pesquisas científicas possam progredir sem comprometer o direito à vida e à dignidade humana.
e. O respeito à vida não deve prevalecer em toda a sua dimensão, ou seja, não há limites na pesquisa científica, mas há limites para a atuação da bioética, principalmente, quando falamos de avanços da ciência.

A Bioética é uma área do conhecimento interdisciplinar cuja finalidade é compreender e resolver questões éticas relacionadas aos avanços tecnológicos da Biologia e da Medicina em questões que, de alguma forma, influenciam as nossas vidas. Assim, a bioética e seus princípios tornam-se essenciais, para impor valores e reflexões diante de questões de ética e moral que assolam o cotidiano, valorizando e respeitando sob todos os aspectos, a dignidade e a vida humana! Qual é o princípio bioético que garante a distribuição equânime de bens e benefícios, tratando todos com imparcialidade? Assinale a alternativa correta: a. Valor. b. Beneficência. c. Justiça. d. Autonomia. e. Igualdade.

Mais conteúdos dessa disciplina