Logo Passei Direto
Buscar

História

Outros
A partir da leitura do excerto acima e dos conteúdos abordados no livro-base Educação Patrimonial e políticas públicas de preservação no Brasil sobre políticas de preservação no Brasil, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
A Apesar da liberação das obras de Mário de Andrade em domínio público, a partir de 2016, e os 70 anos da sua morte, a política brasileira de proteção dos bens culturais continuou igual à dos inícios do século XX.
B Exclusivamente no Brasil, os anos de 1930 representaram o marco inaugural para a salvaguarda do patrimônio histórico, enquanto normas internacionais ainda não estavam em processo de gestação.
C A Carta de Atenas, primeiro documento internacional para orientar a proteção do patrimônio e os processos de restauração, trazia consigo a perspectiva de valorização de locais de patrimônio que sensibilizassem a todos os povos e países.
A - A
B - B
C - C
User badge image
Discussões sobre Licenciatura em História

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para encontrar a correta: A) Apesar da liberação das obras de Mário de Andrade em domínio público, a partir de 2016, e os 70 anos da sua morte, a política brasileira de proteção dos bens culturais continuou igual à dos inícios do século XX. - Essa afirmação parece exagerada, pois houve avanços nas políticas de preservação ao longo do tempo, especialmente após a Constituição de 1988. B) Exclusivamente no Brasil, os anos de 1930 representaram o marco inaugural para a salvaguarda do patrimônio histórico, enquanto normas internacionais ainda não estavam em processo de gestação. - Essa afirmação é imprecisa, pois normas internacionais, como a Convenção de Haia de 1954, já estavam em discussão antes dos anos 1930. C) A Carta de Atenas, primeiro documento internacional para orientar a proteção do patrimônio e os processos de restauração, trazia consigo a perspectiva de valorização de locais de patrimônio que sensibilizassem a todos os povos e países. - Esta afirmação é correta, pois a Carta de Atenas, de 1931, realmente buscou estabelecer diretrizes para a proteção do patrimônio cultural. Após essa análise, a alternativa correta é: C - C.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Leia a citação a seguir: “Ora, as dificuldades da proteção dos bens naturais e do meio ambiente constituem matéria de interesse geral. Igualmente, a produção e exposição de quitutes ou especialidades culinárias locais, a observação da dinâmica de cooperativas de artesanato ou a investigação acerca da mobilização das comunidades em torno de celebrações religiosas ou profanas geram grande curiosidade e podem construir registros importantes para a memória coletiva de distintos logradouros”.
De acordo com a citação acima e o conteúdo abordado no livro-base Educação Patrimonial e políticas públicas de preservação no Brasil, leia as afirmacoes a seguir sobre o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC):
I - O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) é um plano estratégico do governo federal do Brasil para a retomada do desenvolvimento após um período de crise econômica mundial nos anos 1990.
II - O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) é composto por ações estratégicas paras as áreas social e urbana, logística e energética.
III - Lançado em 2009, o PAC Cidades Históricas é uma ação voltada para a infraestrutura social e urbana de municípios que possuem conjuntos ou sítios protegidos pela legislação federal e cidades com bens imateriais registrados como Patrimônio Cultural do Brasil.
IV - Para o município se integrar ao PAC Cidades Históricas basta fazer sua inscrição em conjunto com o estado e o IPHAN.
A II e III
B II e IV
C I, III, IV
D I, II, IV
E I, II, III

Observe a citação a seguir: “Segundo as classificações clássicas e genéricas, o documento é qualquer elemento gráfico, iconográfico, plástico ou fônico pelo qual o homem se expressa. É o livro, o artigo de revista ou jornal, o relatório, o processo, o dossiê, a correspondência, a legislação, a estampa, a tela, a escultura, a fotografia, o filme, o disco, a fita magnética, o objeto utilitário, etc., enfim, tudo que seja produzido por razões funcionais, jurídicas, científicas, culturais ou artísticas pela atividade humana”.
De acordo com a leitura do texto dado como reflexão e tendo em vista os conteúdos abordados no livro-base Educação Patrimonial e políticas públicas de preservação no Brasil sobre documentos e monumentos, é correto afirmar que:
A A análise de um documento histórico pode ser realizada por qualquer profissional, independentemente da sua área de formação.
B Um monumento é uma seleção, de acordo com o ponto de vista de quem o interpreta e o produz. Tudo é permeado pelas forças políticas, pelo jogo do poder.
C São exemplos de bens não tombados: nomes de ruas e obras de arte.
D Dos chamados “tempos heroicos” da política patrimonial brasileira, até os dias atuais, é importante demonstrar a independência entre dois termos: preservação e valorização dos bens tombados.
E No que se refere à preservação, os bens imateriais foram reconhecidos como patrimônio antes do que os bens materiais, já no século XIX.

Mais conteúdos dessa disciplina