Logo Passei Direto
Buscar

História

Outros
Observe a citação a seguir: “Segundo as classificações clássicas e genéricas, o documento é qualquer elemento gráfico, iconográfico, plástico ou fônico pelo qual o homem se expressa. É o livro, o artigo de revista ou jornal, o relatório, o processo, o dossiê, a correspondência, a legislação, a estampa, a tela, a escultura, a fotografia, o filme, o disco, a fita magnética, o objeto utilitário, etc., enfim, tudo que seja produzido por razões funcionais, jurídicas, científicas, culturais ou artísticas pela atividade humana”.
De acordo com a leitura do texto dado como reflexão e tendo em vista os conteúdos abordados no livro-base Educação Patrimonial e políticas públicas de preservação no Brasil sobre documentos e monumentos, é correto afirmar que:
A A análise de um documento histórico pode ser realizada por qualquer profissional, independentemente da sua área de formação.
B Um monumento é uma seleção, de acordo com o ponto de vista de quem o interpreta e o produz. Tudo é permeado pelas forças políticas, pelo jogo do poder.
C São exemplos de bens não tombados: nomes de ruas e obras de arte.
D Dos chamados “tempos heroicos” da política patrimonial brasileira, até os dias atuais, é importante demonstrar a independência entre dois termos: preservação e valorização dos bens tombados.
E No que se refere à preservação, os bens imateriais foram reconhecidos como patrimônio antes do que os bens materiais, já no século XIX.
User badge image
Discussões sobre Licenciatura em História

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para encontrar a correta: A) A análise de um documento histórico pode ser realizada por qualquer profissional, independentemente da sua área de formação. - Embora a análise possa ser feita por diferentes profissionais, é ideal que haja uma formação específica na área de História ou Arquivologia para uma análise mais aprofundada. B) Um monumento é uma seleção, de acordo com o ponto de vista de quem o interpreta e o produz. Tudo é permeado pelas forças políticas, pelo jogo do poder. - Esta afirmação é verdadeira, pois a interpretação de monumentos pode variar conforme o contexto político e social. C) São exemplos de bens não tombados: nomes de ruas e obras de arte. - Nomes de ruas geralmente não são considerados bens tombados, mas obras de arte podem ser tombadas dependendo da legislação local. D) Dos chamados “tempos heroicos” da política patrimonial brasileira, até os dias atuais, é importante demonstrar a independência entre dois termos: preservação e valorização dos bens tombados. - Preservação e valorização são conceitos interligados na política patrimonial, portanto, essa afirmação não é correta. E) No que se refere à preservação, os bens imateriais foram reconhecidos como patrimônio antes do que os bens materiais, já no século XIX. - Na verdade, a valorização dos bens materiais precedeu a dos bens imateriais, então essa afirmação também não é correta. Após essa análise, a alternativa que se destaca como correta é a B: Um monumento é uma seleção, de acordo com o ponto de vista de quem o interpreta e o produz. Tudo é permeado pelas forças políticas, pelo jogo do poder.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Leia a citação a seguir: “Ora, as dificuldades da proteção dos bens naturais e do meio ambiente constituem matéria de interesse geral. Igualmente, a produção e exposição de quitutes ou especialidades culinárias locais, a observação da dinâmica de cooperativas de artesanato ou a investigação acerca da mobilização das comunidades em torno de celebrações religiosas ou profanas geram grande curiosidade e podem construir registros importantes para a memória coletiva de distintos logradouros”.
De acordo com a citação acima e o conteúdo abordado no livro-base Educação Patrimonial e políticas públicas de preservação no Brasil, leia as afirmacoes a seguir sobre o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC):
I - O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) é um plano estratégico do governo federal do Brasil para a retomada do desenvolvimento após um período de crise econômica mundial nos anos 1990.
II - O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) é composto por ações estratégicas paras as áreas social e urbana, logística e energética.
III - Lançado em 2009, o PAC Cidades Históricas é uma ação voltada para a infraestrutura social e urbana de municípios que possuem conjuntos ou sítios protegidos pela legislação federal e cidades com bens imateriais registrados como Patrimônio Cultural do Brasil.
IV - Para o município se integrar ao PAC Cidades Históricas basta fazer sua inscrição em conjunto com o estado e o IPHAN.
A II e III
B II e IV
C I, III, IV
D I, II, IV
E I, II, III

Mais conteúdos dessa disciplina