Logo Passei Direto
Buscar
As teorias críticas têm sido um dos mais fortes na construção teórica do currículo, pois estão ligadas a uma teoria social identificada nas ideias estruturalistas e nos ícones analíticos de classe, poder, cultura, ideologia, hegemonia e Estado. Na Europa, esses movimentos estavam ligados a certa ciência.
Sobre qual é essa ciência, assinale a alternativa CORRETA:
A Filosofia.
B História.
C Sociologia.
D Humanidades.
User badge image
EducaFit

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para responder à sua pergunta, precisamos analisar a relação entre as teorias críticas e a ciência mencionada no contexto da construção teórica do currículo. As teorias críticas, especialmente na Europa, estão fortemente ligadas à análise das estruturas sociais, das relações de poder e da cultura. A ciência que mais se relaciona com esses aspectos é a Sociologia, que estuda as interações sociais, as classes sociais, a ideologia e a hegemonia. Vamos analisar as alternativas: A) Filosofia - Embora a filosofia possa influenciar as teorias críticas, não é a ciência central mencionada. B) História - A história é importante, mas não é a ciência que se relaciona diretamente com as ideias de classe e poder no contexto das teorias críticas. C) Sociologia - Esta é a ciência que se alinha diretamente com as ideias de estrutura social, poder e cultura, sendo a alternativa mais correta. D) Humanidades - Um termo mais amplo que abrange várias disciplinas, mas não se refere especificamente à análise crítica das estruturas sociais. Portanto, a alternativa correta é: C) Sociologia.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em termos gerais, o currículo prescrito cumpre as orientações e as regulações econômicas, políticas e administrativas para o sistema educacional e para os profissionais da educação. Segundo Sacristán (2000, p.108), "tendo o currículo implicações tão evidentes na ordenação do sistema educativo, na estrutura dos centros e na distribuição do professorado, é lógico que um sistema escolar complexo e ordenado tão diretamente pela administração educativa produza uma regulação do currículo. Isso se explica não só pelo interesse político básico de controlar a educação como sistema ideológico, mas também pela necessidade técnica ou administrativa de ordenar o próprio sistema educativo, o que é uma forma tecnificada de realizar a primeira função".
Diante disso, o currículo prescrito possui algumas funções no desenvolvimento curricular. Acerca do currículo prescrito, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O currículo prescrito como cultura comum: prescrições ligadas à ideia de um currículo comum para todos os alunos e integrantes da comunidade escolar, portanto, homogêneo para todas as escolas.
( ) O currículo mínimo prescrito e a igualdade de oportunidades: possibilitam que seja oferecida a todos a igualdade de oportunidades em relação aos conhecimentos mínimos que o ensino obrigatório deve oferecer. No entanto, é preciso ter cuidado na regulação dos conteúdos mínimos ou currículo comum, para não cair na ingenuidade de acreditar que se cumprirá tal potencialidade pelo fato de ser regulada administrativamente, sendo necessário analisar o poder igualador e normatizador que o currículo prescrito conjunto.
( ) O currículo prescrito e a organização do saber dentro da escolaridade: são os conteúdos base da ordenação do sistema, estabelecendo a sequência de progresso pela escolaridade e pelas especialidades que o compõem. O progresso dentro da escolaridade seria a promoção dos alunos, ao ordenar o tempo de sua aprendizagem em ciclos ou em cursos.
( ) O currículo prescrito como via de controle sobre a prática de ensino: precondiciona o ensino, em torno de códigos que se projetam em metodologias concretas nas instituições educativas.
A V - V - F - F.
B F - F - F - V.
C V - F - F - F.
D V - V - V - V.

Mais conteúdos dessa disciplina