Logo Passei Direto
Buscar
De acordo com Freire (1996) ensinar exige segurança, competência profissional e generosidade, comprometimento, compreender que a educação é uma forma de intervenção no mundo, liberdade e autoridade, tomada consciente de decisões, saber escutar, reconhecer que a educação é ideológica, disponibilidade para o diálogo. E também querer bem aos educandos.
Essas são exigências que compreendem ao fato de que:
a. Ensinar é uma irracionalidade humana.
b. Ensinar é uma doação e vocação.
c. Ensinar não é uma especificidade humana.
d. Ensinar é uma especificidade humana.
e. Ensinar é uma especificidade desumana.
User badge image
PsicoEducacao

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Analisando as opções em relação ao que Freire (1996) diz sobre o ato de ensinar, podemos observar que ele enfatiza a importância da segurança, competência, generosidade e o compromisso com a educação como uma forma de intervenção no mundo. Isso sugere que ensinar é uma atividade que envolve características humanas e sociais. Vamos analisar as alternativas: a. Ensinar é uma irracionalidade humana. - Esta opção não se alinha com a visão de Freire, que valoriza a razão e a reflexão no ensino. b. Ensinar é uma doação e vocação. - Embora essa opção tenha um aspecto positivo, não abrange completamente a ideia de que ensinar é uma especificidade humana. c. Ensinar não é uma especificidade humana. - Esta opção contradiz a visão de Freire, que considera o ensino como uma prática essencialmente humana. d. Ensinar é uma especificidade humana. - Esta opção está alinhada com a ideia de Freire, que vê o ensino como uma prática que envolve a humanidade, a reflexão e a interação. e. Ensinar é uma especificidade desumana. - Esta opção é contrária ao que Freire defende, já que ele valoriza a humanidade no ato de ensinar. Portanto, a alternativa correta é: d) Ensinar é uma especificidade humana.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em meados da década 70, Gowin (1981) deu início a essa nova maneira de construir e disseminar o conhecimento científico, e então apresentou o diagrama V, em que aparecem os elementos que estruturam o processo de produção do conhecimento. O diagrama traz duas formas de olhar o conhecimento científico: a conceptual e a metodológica.
Sobre essas duas formas de olhar o conhecimento científico, podemos afirmar que:
I – A visão conceptual, ou seja, do domínio teórico-conceitual, estabelece os conceitos, que podem ser criados princípios e leis que se organizam em teorias que têm sistemas de crenças ou filosofias subjacentes.
II – A visão de domínio metodológico, compreende que a partir dos registros dos eventos pode -se alcançar dados, por meio de transformações como atribuição de parâmetros, índices, coeficientes; e esses dados estão propensos a sofrerem novas mudanças metodológicas, como gráficos, correlações, categorizações, que são base para a organização de asserções de conhecimento.
III – O domínio teórico-conceitual compreende ao PENSAR e o domínio metodológico ao FAZER.
IV – É no lado direito do diagrama V, representado pelo PENSAR que ocorre a constante interação entre os dois domínios.
a. Apenas as alternativas II, III e IV estão corretas.
b. Apenas as alternativas I, II e IV estão corretas.
c. Apenas as alternativas I, II e III estão corretas.
d. Apenas as alternativas I e IV estão corretas.
e. Apenas as alternativas II e III estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina