Logo Passei Direto
Buscar
Considerando a África como 'Berço da Humanidade', Braima Seidi (2016) apresenta fatores preponderantes que contribuíram para formulação desta teoria. Estes fatores, que ocorreram em momentos diferentes da história trouxeram à tona outras discussões.
No que representa os fatores preponderantes para formulação da teoria de que de fato a África pode ser considerada Berço da Humanidade, assinale a alternativa CORRETA:
A O continente abrigou o Homo sapiens que veio, em um processo migratório complexo de outro continente, teve intercâmbios evolutivos e ainda foi precursor de sociedades agro sedentárias primeiros estados com estrutura e organização burocrática.
B O continente deu origem ao gênero Homo, foi espaço para um processo migratório complexo, teve intercâmbios evolutivos e ainda foi precursor de sociedades agro sedentárias primeiros estados com estrutura e organização burocrática.
C O continente abrigou o Homo sapiens que veio, em um processo migratório complexo de outro continente, teve intercâmbios restritos a pequenas regiões no interior do continente e manteve-se em estado de imobilismo.
D O continente deu origem ao gênero Homo, foi espaço para um processo migratório parcial e restrito a regiões internas e ainda foi precursor de sociedades agro sedentárias primeiros estados com estrutura e organização burocrática.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar cada uma das alternativas em relação à teoria de que a África é considerada o "Berço da Humanidade". A) O continente abrigou o Homo sapiens que veio, em um processo migratório complexo de outro continente, teve intercâmbios evolutivos e ainda foi precursor de sociedades agro sedentárias primeiros estados com estrutura e organização burocrática. - Esta opção apresenta uma visão errônea, pois o Homo sapiens se originou na África, não veio de outro continente. B) O continente deu origem ao gênero Homo, foi espaço para um processo migratório complexo, teve intercâmbios evolutivos e ainda foi precursor de sociedades agro sedentárias primeiros estados com estrutura e organização burocrática. - Esta opção está correta, pois reconhece que a África é o berço do gênero Homo e menciona os processos migratórios e intercâmbios evolutivos. C) O continente abrigou o Homo sapiens que veio, em um processo migratório complexo de outro continente, teve intercâmbios restritos a pequenas regiões no interior do continente e manteve-se em estado de imobilismo. - Esta opção é incorreta, pois sugere que o Homo sapiens veio de outro lugar e que houve imobilismo, o que não é verdade. D) O continente deu origem ao gênero Homo, foi espaço para um processo migratório parcial e restrito a regiões internas e ainda foi precursor de sociedades agro sedentárias primeiros estados com estrutura e organização burocrática. - Embora reconheça a origem do gênero Homo, a ideia de um "processo migratório parcial e restrito" não se alinha com a teoria de migrações complexas. Portanto, a alternativa correta é: B.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Entre os séculos XV e XIX ocorreu no continente africano um processo migratório forçado e acima de tudo violento com características mercantis, denominado por muitos pesquisadores como a 'Diáspora africana'. A Profa. Ana Luiza Mello Santiago de Andrade (2017) discute e traz aspectos quantitativos em relação a 'Diáspora africana'.
No que representa a definição para 'Diáspora africana', assinale a alternativa CORRETA:
A Quando da chegada dos europeus à África, o continente encontrava diversas formações sociais, tendo o predomínio das variações de modo de produção comunitário e tributário. O resultado do comércio com os europeus foi a formação do sistema capitalista a partir do mercantilismo, com uma especialização e divisão internacional do trabalho, no qual os reinos africanos do litoral ficariam incumbidos basicamente de fornecer mão-de-obra escrava, além de poucos produtos extrativistas.
B [...] dispersão dos povos africanos pela Europa, Ásia e América se produziu em escala massiva durante o período do tráfico de escravos entre os séculos XV e XIX. Esse é um dos movimentos migratórios mais espetaculares da História moderna, sendo que os cálculos da travessia forçada pelo Oceano Atlântico oscilam de dez a cinco milhões de pessoas que teriam sido arrancadas da África e trazidas para as Américas.
C O aumento do volume de trocas foi consequência direta da forte demanda provocada pelo desenvolvimento urbano, o crescimento demográfico de algumas regiões (Magreb, regiões bantas) e a expansão do mercado externo.

Mais conteúdos dessa disciplina