Logo Passei Direto
Buscar
A forma como a história da África passou a ser contada em especial a partir do século XXI foi produto de pesquisas e publicações multidisciplinares, tendo em vista a complexidade das fontes históricas presentes na história do continente.
No representa a ideia de ter um novo olhar para o mesmo cenário em relação a história da África em formato multidisciplinar de pesquisa, assinale a alternativa CORRETA:
A Historiadores ao longo de décadas vão organizando fontes históricas e publicando novas formas de contar e recontar a história da África.
B Arqueólogos e historiadores estiveram restritos a busca arqueológicas e poucas publicações puderam ser lançadas a partir destas intervenções.
C Arqueólogos, linguistas e antropólogos iniciam uma grande frente de pesquisas e conforme publicações surgem, estas vão municiando o trabalho do historiador.
D Arqueólogos, linguistas e antropólogos nunca se enveredaram para a busca de respostas ou novas perguntas em relação ao continente africano e sua história.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma: A) Historiadores ao longo de décadas vão organizando fontes históricas e publicando novas formas de contar e recontar a história da África. - Esta opção é verdadeira, mas não enfatiza a multidisciplinaridade que é o foco da pergunta. B) Arqueólogos e historiadores estiveram restritos a busca arqueológicas e poucas publicações puderam ser lançadas a partir destas intervenções. - Esta opção é incorreta, pois sugere que houve uma limitação nas publicações, o que não reflete a realidade das pesquisas multidisciplinares. C) Arqueólogos, linguistas e antropólogos iniciam uma grande frente de pesquisas e conforme publicações surgem, estas vão municiando o trabalho do historiador. - Esta opção é correta, pois destaca a colaboração entre diferentes disciplinas e como isso enriquece a compreensão da história da África. D) Arqueólogos, linguistas e antropólogos nunca se enveredaram para a busca de respostas ou novas perguntas em relação ao continente africano e sua história. - Esta opção é claramente falsa, pois contradiz a ideia de que houve um novo olhar e uma nova abordagem multidisciplinar. Portanto, a alternativa correta é: C) Arqueólogos, linguistas e antropólogos iniciam uma grande frente de pesquisas e conforme publicações surgem, estas vão municiando o trabalho do historiador.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Entre os séculos XV e XIX ocorreu no continente africano um processo migratório forçado e acima de tudo violento com características mercantis, denominado por muitos pesquisadores como a 'Diáspora africana'. A Profa. Ana Luiza Mello Santiago de Andrade (2017) discute e traz aspectos quantitativos em relação a 'Diáspora africana'.
No que representa a definição para 'Diáspora africana', assinale a alternativa CORRETA:
A Quando da chegada dos europeus à África, o continente encontrava diversas formações sociais, tendo o predomínio das variações de modo de produção comunitário e tributário. O resultado do comércio com os europeus foi a formação do sistema capitalista a partir do mercantilismo, com uma especialização e divisão internacional do trabalho, no qual os reinos africanos do litoral ficariam incumbidos basicamente de fornecer mão-de-obra escrava, além de poucos produtos extrativistas.
B [...] dispersão dos povos africanos pela Europa, Ásia e América se produziu em escala massiva durante o período do tráfico de escravos entre os séculos XV e XIX. Esse é um dos movimentos migratórios mais espetaculares da História moderna, sendo que os cálculos da travessia forçada pelo Oceano Atlântico oscilam de dez a cinco milhões de pessoas que teriam sido arrancadas da África e trazidas para as Américas.
C O aumento do volume de trocas foi consequência direta da forte demanda provocada pelo desenvolvimento urbano, o crescimento demográfico de algumas regiões (Magreb, regiões bantas) e a expansão do mercado externo.

Mais conteúdos dessa disciplina