Logo Passei Direto
Buscar
Na organização e reestruturação dos estados africanos, estudamos uma série de definições que iam desde Estado até aldeia. essas definições são de fundamental importância quando se pretende investigar a formação dos estados africanos da antiguidade as primeiras formações estatais.
Classifique V para as sentenças verdadeira e F para as falsas:
( ) Império : Um reino que se impõe a outros reinos, mas não por meio de leis unificadas ou de fronteiras territoriais exatas.
( ) Clã : Forma rudimentar do Estado; seus membros reconhecem um ancestral comum e vivem sob a autoridade de um chefe eleito ou de um patriarca.
( ) Cidades estado : Reinos reduzidos às dimensões de uma cidade e seus arredores.
A V – V – V.
B V – F – F.
C F – F – V.
D F – V – V.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre a organização e reestruturação dos estados africanos: ( ) Império: Um reino que se impõe a outros reinos, mas não por meio de leis unificadas ou de fronteiras territoriais exatas. É verdadeira (V). Um império pode ser caracterizado pela dominação de um reino sobre outros, muitas vezes sem a necessidade de um sistema legal unificado ou fronteiras definidas. ( ) Clã: Forma rudimentar do Estado; seus membros reconhecem um ancestral comum e vivem sob a autoridade de um chefe eleito ou de um patriarca. É verdadeira (V). O clã é uma estrutura social que se baseia em laços de parentesco e geralmente é liderado por um chefe ou patriarca, representando uma forma primitiva de organização social. ( ) Cidades-estado: Reinos reduzidos às dimensões de uma cidade e seus arredores. É verdadeira (V). Cidades-estado são entidades políticas que consistem em uma cidade e seu território circundante, funcionando de forma independente. Portanto, a sequência correta é V – V – V. A alternativa que apresenta essa sequência é a letra A: A V – V – V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Entre os séculos XV e XIX ocorreu no continente africano um processo migratório forçado e acima de tudo violento com características mercantis, denominado por muitos pesquisadores como a 'Diáspora africana'. A Profa. Ana Luiza Mello Santiago de Andrade (2017) discute e traz aspectos quantitativos em relação a 'Diáspora africana'.
No que representa a definição para 'Diáspora africana', assinale a alternativa CORRETA:
A Quando da chegada dos europeus à África, o continente encontrava diversas formações sociais, tendo o predomínio das variações de modo de produção comunitário e tributário. O resultado do comércio com os europeus foi a formação do sistema capitalista a partir do mercantilismo, com uma especialização e divisão internacional do trabalho, no qual os reinos africanos do litoral ficariam incumbidos basicamente de fornecer mão-de-obra escrava, além de poucos produtos extrativistas.
B [...] dispersão dos povos africanos pela Europa, Ásia e América se produziu em escala massiva durante o período do tráfico de escravos entre os séculos XV e XIX. Esse é um dos movimentos migratórios mais espetaculares da História moderna, sendo que os cálculos da travessia forçada pelo Oceano Atlântico oscilam de dez a cinco milhões de pessoas que teriam sido arrancadas da África e trazidas para as Américas.
C O aumento do volume de trocas foi consequência direta da forte demanda provocada pelo desenvolvimento urbano, o crescimento demográfico de algumas regiões (Magreb, regiões bantas) e a expansão do mercado externo.

Mais conteúdos dessa disciplina