Logo Passei Direto
Buscar
A ética precisa ser compreendida como um empreendimento coletivo a ser constantemente retomado e rediscutido, porque é produto da relação interpessoal e social. A ética supõe ainda que cada grupo social se organize sentindo-se responsável por todos e que crie condições para o exercício de um pensar e agir autônomos. A relação entre ética e política é também uma questão de educação e luta pela soberania dos povos. É necessária uma ética renovada, que se construa a partir da natureza dos valores sociais para organizar também uma nova prática política.
O Século XX teve de repensar a ética para enfrentar novos problemas oriundos de diferentes crises sociais, conflitos ideológicos e contradições da realidade. Sob esse enfoque e a partir do texto, a ética pode ser compreendida como
meio para resolver os conflitos sociais no cenário da globalização, pois a partir do entendimento do que é efetivamente a ética, a política internacional se realiza.
mecanismo de criação de direitos humanos, porque é da natureza do homem ser ético e virtuoso.
aceitação de valores universais implícitos numa sociedade que busca dimensionar sua vinculação à outras sociedades.
instrumento de garantia da cidadania, porque através dela os cidadãos passam a pensar e agir de acordo com valores coletivos.
parâmetro para assegurar o exercício político primando pelos interesses e ação privada dos cidadãos.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar as alternativas apresentadas em relação ao texto sobre ética: 1. meio para resolver os conflitos sociais no cenário da globalização, pois a partir do entendimento do que é efetivamente a ética, a política internacional se realiza. - Essa opção sugere que a ética é uma ferramenta para resolver conflitos, mas não aborda diretamente a questão da responsabilidade coletiva e da prática política. 2. mecanismo de criação de direitos humanos, porque é da natureza do homem ser ético e virtuoso. - Embora a ética esteja relacionada aos direitos humanos, essa opção não reflete a ideia de um empreendimento coletivo e a necessidade de uma ética renovada. 3. aceitação de valores universais implícitos numa sociedade que busca dimensionar sua vinculação à outras sociedades. - Essa opção fala sobre valores universais, mas não enfatiza a responsabilidade coletiva e a prática política. 4. instrumento de garantia da cidadania, porque através dela os cidadãos passam a pensar e agir de acordo com valores coletivos. - Esta opção se alinha bem com a ideia de que a ética deve ser um empreendimento coletivo e que envolve a responsabilidade social e a prática política. 5. parâmetro para assegurar o exercício político primando pelos interesses e ação privada dos cidadãos. - Essa opção foca em interesses privados, o que não está em consonância com a ideia de ética como um empreendimento coletivo. Após essa análise, a alternativa que melhor reflete a compreensão da ética como um empreendimento coletivo e responsável, que envolve a cidadania e valores coletivos, é: instrumento de garantia da cidadania, porque através dela os cidadãos passam a pensar e agir de acordo com valores coletivos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Cicília Peruzzo (2007), em seu livro Televisão Comunitária, faz uma recuperação das várias experiências de TV praticadas de forma alternativa por comunidades antes da regulamentação. As TVs comunitárias surgem no Brasil exatamente na década de 1980 com iniciativas de TV de Rua, as chamadas TVs "piratas" VHF, e mais recentemente, as TVs por streaming.
Sobre as TVs de Livres ou de Rua, marque a única opção correta sobre sua definição.
As TVs Livres ou TVs de Rua, nos anos 1980, consistiam em transmissão ao vivo em canal VHF, com conteúdo político e cultural.
As TVs Livres ou TVs de Rua, nos anos 1980, consistiam em eventos de exibição de vídeos pré-gravados com conteúdo exclusivamente político e sindical.
As TVs Livres ou TVs de Rua, nos anos 1980, consistiam em eventos de exibição de vídeos pré-gravados com conteúdo educativo e cultural em bairros e associações.
As TVs Livres ou TVs de Rua, nos anos 1980, consistiam em emissões por UHF para regiões mais amplas, com conteúdo educativo e cultural em bairros e associações.
As TVs Livres ou TVs de Rua, nos anos 1980, consistiam em transmissão ao vivo em canal VHF, com conteúdo comunitário e religioso.

Em sua trajetória latino-americana, o jornalismo popular ou comunitário surge como uma espécie de antagonista da grande estrutura comercial e empresarial em que funciona a imprensa massiva. Como alternativa comunitária à lógica capitalista da notícia, o jornal comunitário se baseia na necessidade de auto representação por meio de pautas que atendam mais diretamente aos interesses locais de uma determinada comunidade.
Com o propósito de atender aos interesses comunitário, o jornalismo popular guarda certas características. Marque a alternativa correta a este respeito:
O Jornalismo Comunitário é caracterizado por uma linguagem construída a partir da realidade local, e de recursos comunicacionais representativos da visão de mundo do lugar, como fotos, personagens, depoimentos e temas.
O Jornalismo Comunitário é caracterizado por uma linguagem construída a partir da realidade local, prezando exclusivamente por recursos artesanais, como varal, fotografias de celular e vídeos caseiros.
O Jornalismo Comunitário é caracterizado por uma linguagem construída a partir da realidade social mais ampla, e de recursos comunicacionais consolidados no mercado, como vídeos, redes sociais, e estratégias de distribuição.
O Jornalismo Comunitário é caracterizado por uma linguagem profissionalizada e formal, com o intuito de garantir sua credibilidade a partir do modelo jornalístico comercial.
O Jornalismo Comunitário é caracterizado por uma linguagem profissionalizada, mas informal, com o uso de recursos artesanais, como varal, fotografias de celular e vídeos caseiros.

A partir do princípio da notícia como acontecimento extraordinário, o jornalismo comercial, influenciado pela cultura do espetáculo midiático e pela concorrência mercadológica da imprensa massiva, tende a buscar formas mais espetaculares dos acontecimentos, recaindo muitas vezes em estereótipos e generalizações de linguagem. A corrida por likes e engajamento na Internet e o sistema algorítmico das redes sociais acabam induzindo os portais de notícias a reproduzir assuntos de apelo popular em detrimento de pautas menos evidentes, mas não por isso menos importantes.
A partir deste cenário, leia as afirmacoes abaixo e sua posição em relação à diferença entre um jornal comercial e um jornal comunitário:
I - A diferença principal entre um jornal comercial e um jornal comunitário é que o primeiro se apoia em recursos tecnicamente mais elaborados, enquanto que o segundo é marcado especificamente por uma técnica artesanal e instintiva.
II - O fato de o jornalismo comercial nunca apresentar coberturas sobre bairros, favelas e zonas rurais é o que o diferencia do jornalismo comunitário, preocupado exclusivamente com as micropolíticas de pequenas comunidades territoriais.
III - A seleção de pauta é a diferença básica entre um jornal comunitário e um veículo da grande mídia, que está preocupada em enfocar assuntos do microambiente, deixando todos os dos microambientes de lado, e estes só alcançam o lugar de pauta da grande mídia se tiverem marcados pelo aspecto da espetacularização.
Estão corretas as afirmações: II e III
Apenas II
Apenas I
I e II
Apenas III

Após a Declaração Universal dos Direitos Humanos pela ONU, em 1948, a Unesco publicou estudos de cientistas de todo o mundo que desqualificaram as doutrinas racistas e demonstraram a unidade do gênero humano. Desde então, a maioria dos próprios cientistas europeus passou a reconhecer o caráter discriminatório da pretensa superioridade racial do homem branco e a condenar as aberrações cometidas em seu nome.
A posição assumida pela Unesco, a partir de 1948, foi motivada por acontecimentos então recentes, dentre os quais se destacava o(a):
Desencadeamento da Guerra Fria e de novas rivalidade entre nações.
Lançamento de bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki pelas forças norte-americanas.
Ataque feito pelos japoneses à base militar americana de Pearl Harbor.
Morte de milhões de soldados nos combates da Segunda Guerra Mundial.
Execução de judeus e eslavos presos em guetos e campos de concentração nazistas.

O crescimento precipitado das cidades em decorrência do acelerado desenvolvimento tecnológico da segunda metade do século XX produziu um espaço urbano cada vez mais fragmentado, caracterizado pelas desigualdades e segregação espacial, subemprego e submoradia, violência urbana e graves problemas ambientais.
Sobre os problemas socioambientais nos espaços urbano-industriais, é correto afirmar que:
os resíduos domésticos e industriais aliados aos numerosos espaços marginalizados, problemas de transportes, poluição da água e do solo, bem como os conflitos sociais, são grandes desafios das cidades na atualidade.
as ações antrópicas, em particular, as atividades ligadas ao desenvolvimento industrial e urbano, têm comprometido a qualidade das águas superficiais, sem, contudo, alcançar os depósitos subterrâneos.
os conflitos sociais existentes no espaço urbano mundial estão associados à ampliação de políticas públicas para melhoria de infraestrutura que provocou o deslocamento de milhões de pessoas do campo para a cidade.
a violência urbana, problema agravado nos últimos anos, está associada à má distribuição de renda, à livre comercialização de armas de fogo e à cultura armamentista existente na maioria dos países europeus.
a chuva ácida ocorrida nos países ricos industrializados apresenta como consequências a destruição da cobertura vegetal e a alteração das águas, embora favoreça a fertilização dos solos agricultáveis.

Os problemas ambientais atuais estão, em última instância, ligados ao crescimento populacional humano exacerbado e à maneira insustentável com a qual utilizamos/consumimos recursos naturais e geramos resíduos. Em 2017 chegamos a 7,6 bilhões de habitantes no planeta e algumas estimativas apontam que em 2050 possamos chegar a 10 bilhões de humanos, consumindo, poluindo e alterando o ritmo da vida no planeta Terra.
Com relação ao descrito, podemos afirmar que:
I - Com a queda da natalidade, o crescimento populacional médio da população humana está acelerando, especialmente nos países desenvolvidos economicamente.
II - Considerando a taxa atual de consumo de recursos naturais e geração de resíduos, o planeta Terra ainda tem recursos naturais suficientes para sustentar em longo prazo a população humana projetada para 2050.
III - Além do consumo exacerbado, a desigualdade na distribuição das riquezas é um outro aspecto que gera problemas ambientais.
IV - A solução para os problemas ambientais envolve uma mudança de paradigma e reavaliação do nosso sistema econômico atual.

Segundo a teoria do Terceiro Setor como intermediário, a área de interseção entre o Mercado e o Terceiro Setor dá origem às organizações sociais que são regidas por regras de mercado.
Qual é a principal característica que distingue essas organizações das organizações privadas com fins lucrativos tradicionais?
Elas visam apenas ao bem-estar das comunidades.
Elas têm objetivos sociais bem-definidos.
Elas estão preocupadas em servir ao Estado.
Elas têm regras de funcionamento totalmente diferentes.
Elas objetivam o lucro.

O que é preciso do ponto de vista legal, em geral, para que o processo de privatização ocorra?
Interesse público justificado e documento de comprovação de viabilidade.
Interesse público justificado, avaliação prévia e licitação no formato de concorrência.
Interesse público justificado e aprovação na Câmara dos Deputados.
Interesse privado das elites dominantes, que convencem a Câmara dos Deputados.
Interesse público por meio de plebiscito, avaliação prévia e licitação no formato de concorrência.

Quais são as origens do Terceiro Setor como "não lucrativo", segundo Salamon (1997)?
Surgiu na Europa com religiosos não conformistas que se opunham ao imperialismo e à centralização do Estado.
Surgiu nos Estados Unidos com a classe trabalhadora que se separou da iniciativa privada com fins lucrativos.
Surgiu nos Estados Unidos com religiosos não conformistas que se opunham ao imperialismo e à centralização do Estado.
Surgiu na Europa com a Revolução Francesa.
Surgiu nos países em desenvolvimento como uma forma de oposição ao imperialismo.

Mais conteúdos dessa disciplina