Logo Passei Direto
Buscar
Por que uma definição funcional para classes gramaticais, como a classe dos substantivos, é preferível a uma definição como a das gramáticas tradicionais?
a ) Porque uma definição de substantivo que não seja linguística não consegue captar as características corretas dessas palavras.
b ) Porque conhecer a função das palavras permite uma facilidade maior para a análise sintática da língua, que se baseia em classes de palavras.
c ) Porque depreender a função das palavras, que são o cerne das sentenças, permite descrever a estrutura dessas sentenças.
d ) Porque uma definição segundo a qual o substantivo atua como núcleo do sintagma nominal é mais precisa que a definição da gramática normativa.
e ) Porque uma definição funcional é mais generalizadora, já que capta as características fonológicas, morfológicas e sintáticas das palavras.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar cada uma das alternativas em relação à definição funcional das classes gramaticais, especialmente a dos substantivos. a) Porque uma definição de substantivo que não seja linguística não consegue captar as características corretas dessas palavras. - Essa opção não aborda diretamente a questão da funcionalidade. b) Porque conhecer a função das palavras permite uma facilidade maior para a análise sintática da língua, que se baseia em classes de palavras. - Esta opção é válida, pois a função das palavras é essencial para a análise sintática. c) Porque depreender a função das palavras, que são o cerne das sentenças, permite descrever a estrutura dessas sentenças. - Essa opção também é pertinente, pois a função das palavras é fundamental para entender a estrutura das sentenças. d) Porque uma definição segundo a qual o substantivo atua como núcleo do sintagma nominal é mais precisa que a definição da gramática normativa. - Essa opção é verdadeira, mas se concentra mais na definição do substantivo em si do que na comparação entre definições funcionais e tradicionais. e) Porque uma definição funcional é mais generalizadora, já que capta as características fonológicas, morfológicas e sintáticas das palavras. - Embora essa opção mencione a generalização, não aborda diretamente a questão da funcionalidade em relação à análise. Após analisar as alternativas, a que melhor responde à pergunta sobre a preferência por uma definição funcional é: b) Porque conhecer a função das palavras permite uma facilidade maior para a análise sintática da língua, que se baseia em classes de palavras.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

) Qual alternativa explica adequadamente uma sentença como "A gente quer nosso dinheiro de volta"? A ) A forma "a gente", empregada como pronome sujeito, não segue as normas da gramática e por isso deveria ser evitada. B ) O emprego de "a gente" como pronome sujeito de primeira pessoa do plural exige que se utilize o verbo "querer" flexionado para primeira pessoa do plural. C ) "A gente" é forma que corresponde ao sentido de "todas as pessoas", por isso o verbo está na terceira pessoa do singular. D ) "A gente" é forma inovadora para primeira pessoa do plural, então o pronome possessivo utilizado carrega a mesma noção de primeira pessoa do plural. E ) A forma pronominal "a gente" é considerada inovadora pela Linguística e, por isso, os falantes ainda não sabem bem a maneira certa de usá-la

Por que a análise acústica dos sons da fala é uma ferramenta útil para auxiliar estudos em aquisição do nível sonoro de línguas estrangeiras? a ) Porque por meio da análise de parâmetros acústicos, pode-se verificar como os sons de uma língua estrangeira são produzidos por aprendizes. b ) Porque o professor pode mostrar a análise aos aprendizes e treiná-los até que suas produções se aproximem das produções corretas de um som. c ) Porque a partir da detecção de erros, de pronúncia pela análise acústica, o professor pode elaborar estratégias melhores de ensino. d ) Porque ela permite ao professor verificar as produções e saber ao certo se seus alunos pronunciam corretamente ou não certos sons. e ) Porque a análise acústica é feita por programas de computadores, muito precisos, capazes de detectar um erro mínimo de pronúncia.

Mais conteúdos dessa disciplina