Logo Passei Direto
Buscar

Ortopedia

Outros
A coluna vertebral pertence ao esqueleto axial, corresponde a 2/5 do peso corporal e é dividida em cinco partes: cervical, torácica, lombar, sacro e cóccix. Na porção superior, articula-se com o occipital por meio do côndilo occipital e, na porção inferior, com o ílio pela articulação sacroilíaca.
Sobre a quantidade de ossos que normalmente compõe a região sacro-cóccix, assinale a alternativa CORRETA:
A Quatro vértebras sacrais e cinco coccígeas.
B Três vértebras sacrais e três coccígeas.
C Cinco vértebras sacrais e quatro coccígeas.
D Cinco vértebras sacrais e três coccígeas.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar a quantidade de ossos na região sacro-cóccix: - O sacro é normalmente composto por 5 vértebras que se fundem em um único osso na idade adulta. - O cóccix, por sua vez, é geralmente composto por 3 a 5 vértebras coccígeas, que também podem se fundir. Agora, vamos às alternativas: A) Quatro vértebras sacrais e cinco coccígeas. - Incorreto, pois o sacro tem 5 vértebras. B) Três vértebras sacrais e três coccígeas. - Incorreto, pois o sacro tem 5 vértebras. C) Cinco vértebras sacrais e quatro coccígeas. - Correto, pois o sacro tem 5 vértebras e o cóccix pode ter 3 a 5 vértebras, sendo 4 uma possibilidade. D) Cinco vértebras sacrais e três coccígeas. - Também é uma possibilidade, mas não é a única. A alternativa que melhor representa a quantidade de ossos que normalmente compõe a região sacro-cóccix é: C) Cinco vértebras sacrais e quatro coccígeas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

É muito importante que todo profissional das técnicas radiológicas tenha pleno conhecimento em anatomia, pois é ele que vai nos dar a base para os estudos das técnicas e posicionamento radiológicos. Sobre a anatomia dos ossos da face, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O osso zigomático é par e junto com a maxila e o temporal, formam a maçã do rosto.
II- O osso nasal: osso único, muito fino e pequeno. Faz articulação com o frontal e repousa sobre o etmoide.
III- Mandíbula, único osso móvel do crânio. É formado por duas metades que se unem ao longo do fechamento das epífises ósseas.
IV- Lacrimal, osso em forma de lança, dá suporte ao etmoide e vai da espinha nasal anterior aos palatinos.
a) As afirmativas I e II estão corretas.
b) As afirmativas I e III estão corretas.
c) Somente a afirmativa I está correta.
d) As afirmativas II, III e IV estão corretas.

O tórax é composto pelos sistemas respiratório, circulatório e digestório alto, sendo responsável pela maioria dos exames realizados na radiologia. Nele, podemos detectar muitas doenças do trato respiratório e de origem traumática. Sobre o tórax, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Sua importância é facilitar a troca de gases com o meio externo e, assim, garantir que o sangue tenha o nível correto de oxigênio, mantendo o pH do sangue.
II- Desse modo, são funções do sistema respiratório a troca de gases, a filtragem de materiais tóxicos ao corpo, a metabolização de alguns compostos e a reserva sanguínea.
A Ambas asserções são verdadeiras, entretanto a segunda não é uma justificativa da primeira.
B A primeira é asserção correta e a segunda é falsa.
C Ambas asserções são falsas.
D A primeira asserção é verdadeira e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

Para realizar a ventilação, o corpo utiliza um conjunto de músculos. O principal deles é o diafragma, que se insere nos arcos costais e na coluna. Ele se contrai no momento da inspiração, das bordas para o centro. Como resultado, os pulmões são tracionados para baixo. Com relação ao sistema respiratório, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Ventilação pulmonar.
II- Músculos intercostais.
III- Expiração.
IV- Hematose.
( ) São encontrados entre os arcos costais, sendo que os intercostais externos realizam o movimento de alça de balde e puxam os arcos costais para cima na inspiração.
( ) Diz respeito à renovação cíclica do gás alveolar pelo ar atmosférico.
( ) O sangue, cheio de gás carbônico, passa pelo alvéolo e é oxigenado, o gás carbônico sai do corpo na expiração e o oxigênio entra na inspiração.
( ) Uma ação passiva, decorrente do relaxamento dos músculos da inspiração.
A II - I - IV - III.
B II - IV - III - I.
C III - I - IV - II.
D I - II - IV - III.

Os ossos que formam a cabeça são divididos em dois grupos: osso do crânio e ossos da face. Essa divisão ajuda a identificar os ossos nas radiografias e, também, a entender as diferenças dos posicionamentos de crânio para os de face.
Quanto aos ossos do crânio, assinale a alternativa INCORRETA:
A Temporal.
B Occiptal.
C Frontal.
D Zigomático.

A radiografia na posição de Perfil faz parte da rotina básica de crânio, exame muito solicitado em rotinas hospitalares e clínicas.
Sobre essa rotina básica, analise as afirmativas a seguir: I- Colocar a cabeça em posição de perfil verdadeiro. Alinhar a linha interpupilar ao plano médio sagital paralelo ao filme. II- Alinhar a linha interpupilar perpendicularmente ao filme. III- Ajustar a flexão do pescoço para alinhar a linha infra-orbitomeatal perpendicularmente à margem frontal do filme. Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a afirmativa III está correta.
B Somente a afirmativa II está correta.
C As afirmativas I, II e III estão corretas.
D Somente a afirmativa I está correta.

O posicionamento do crânio e da face envolve o correto alinhamento das estruturas e a correta avaliação das possibilidades de movimento do paciente.
Quanto ao exame de Seios da face em AP, qual a Dfofi?
a) 100 cm.
b) 120 cm.
c) 150 cm.
d) 80 cm.

Mais conteúdos dessa disciplina