Logo Passei Direto
Buscar
POMPÉIA (2012) afirma: "A existência é acompanhada por transformações constantes, muitas das quais nós mal percebemos, porque vêm aos poucos; outras são repentinas, inesperadas. Tudo em nós é sujeito a mudanças: nosso corpo, nossas relações com os outros, nossas condições de vida em geral. São mudanças que tanto podem ser aquelas que representam um desenvolvimento, quanto aquelas que significam perda. Poder sofrer perdas pertence à condição da existência, que se caracteriza pela fragilidade, pelo poder ser atingida por acontecimentos de todos os tipos."
Sobre as alterações que afetam diretamente o corpo, como por exemplo, amputações, perda de funções, de habilidades, entre outras, analise as afirmações abaixo e indique a alternativa correta:
I – Uma perspectiva fenomenológico-existencial compreende que alterações drásticas no corpo de uma pessoa implicam em alterações drásticas em seu modo de ser-no-mundo.
II – Uma perspectiva fenomenológico-existencial compreende que a amputação de uma perna, por exemplo, implicará em mudanças nas relações da pessoa consigo mesma, com os outros e com as coisas. Isso porque, certas mudanças corporais podem inviabilizar ou restringir a execução de algumas atitudes que dizem respeito à realização daquilo que faz parte do caminho da pessoa em direção ao que dá sentido à sua vida.
III – Uma perspectiva fenomenológico-existencial compreende que perdas de funções corporais podem afetar a existência de uma pessoa, pois, por serem corpo e psique dois opostos que se encontram em intrínseca relação, a alteração em um interfere diretamente no funcionamento do outro.
A I e II.
B I e III.
C II e III.
D II.
E III.
User badge image
PsiEstudando

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações: I – Uma perspectiva fenomenológico-existencial compreende que alterações drásticas no corpo de uma pessoa implicam em alterações drásticas em seu modo de ser-no-mundo. Verdadeiro, essa afirmação está correta, pois a fenomenologia enfatiza a relação entre o corpo e a experiência de ser no mundo. II – Uma perspectiva fenomenológico-existencial compreende que a amputação de uma perna, por exemplo, implicará em mudanças nas relações da pessoa consigo mesma, com os outros e com as coisas. Isso porque, certas mudanças corporais podem inviabilizar ou restringir a execução de algumas atitudes que dizem respeito à realização daquilo que faz parte do caminho da pessoa em direção ao que dá sentido à sua vida. Verdadeiro, essa afirmação também está correta, pois reflete a ideia de que mudanças corporais impactam a vivência e as relações da pessoa. III – Uma perspectiva fenomenológico-existencial compreende que perdas de funções corporais podem afetar a existência de uma pessoa, pois, por serem corpo e psique dois opostos que se encontram em intrínseca relação, a alteração em um interfere diretamente no funcionamento do outro. Falso, essa afirmação é problemática, pois a perspectiva fenomenológico-existencial não vê corpo e psique como opostos, mas sim como inter-relacionados. A ideia de que são opostos não se alinha com a abordagem fenomenológica. Com base nas análises, as afirmações I e II estão corretas, enquanto a III está incorreta. Portanto, a alternativa correta que contém todas as afirmações verdadeiras é: A) I e II.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina