Logo Passei Direto
Buscar
O pensamento do filósofo Thomas Hobbes (1588-1679) sobre o estado de natureza humana, é express na seguinte frase: "o homem é o lobo do homem". De acordo com essa ideia os indivíduos constituiriam ameaças uns aos outros constantemente.
Sobre esse assunto, analise a relação entre as proposições.
I- O conflito permanente e o medo levariam os indivíduos a estabelecerem um pacto social, chamado Leviatã.
Porque
II- O leviatã seria a concepção de poder absoluto do Estado soberano, cedido pelos súditos, para assegurar a paz.
A)A proposição I é uma afirmação falsa; e a II verdadeira.
B)As proposições I e II são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
C)As afirmações I e II são falsas.
D)A proposição I é uma afirmação verdadeira; e a II é falsa.
E)As proposições I e II são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar as proposições: I- O conflito permanente e o medo levariam os indivíduos a estabelecerem um pacto social, chamado Leviatã. Esta proposição é verdadeira. Hobbes argumenta que, no estado de natureza, a vida é marcada pelo conflito e pela insegurança, o que leva os indivíduos a formarem um pacto social para garantir a paz e a segurança. II- O Leviatã seria a concepção de poder absoluto do Estado soberano, cedido pelos súditos, para assegurar a paz. Esta proposição também é verdadeira. Hobbes defende que os indivíduos cedem parte de sua liberdade ao Estado em troca de proteção e ordem, resultando em um governo soberano com poder absoluto. Agora, vamos verificar as alternativas: A) A proposição I é uma afirmação falsa; e a II verdadeira. (Falsa, pois I é verdadeira) B) As proposições I e II são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. (Verdadeira, pois ambas são verdadeiras e a II justifica a I) C) As afirmações I e II são falsas. (Falsa, pois ambas são verdadeiras) D) A proposição I é uma afirmação verdadeira; e a II é falsa. (Falsa, pois II é verdadeira) E) As proposições I e II são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si. (Falsa, pois a II justifica a I) Portanto, a alternativa correta é: B) As proposições I e II são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

São muitos dilemas que envolvem a questão de aborto e ética. No Brasil o abortamento é permitido em duas situações: quando a gravidez representa risco de morte para a mãe e nos casos de estupro. Mas apesar das restrições, o número de abortamentos realizados clandestinamente no nosso país é enorme. Se por um lado há os que defendem a descriminalização do aborto, há aqueles que se apoiam em argumentos morais, políticos e religiosos para continuar contrários à sua proibição.
A fundamentação dessa polemica envolve a ideia de ética, de moral e da religião, nesse sentido, analise as asserções a seguir.
I-A moral apresenta a diversidade das condutas e prática dos indivíduos e, portanto, muitas vezes se coloca em contradição com a reflexão ética, por exemplo, no Brasil recentemente, alguns manifestantes contrários ao aborto, tentaram impedir um procedimento legal de uma menina de 10 anos que foi estuprada pelo tio.
II-A ética é a sistematização da moral, apresenta os princípios e as regras amplas e duradouros de uma comunidade. Por isso, quando a Constituição Brasileira de 1988, em seu " Art. 128 - Não se pune o aborto praticado por médico: I - se não há outro meio de salvar a vida da gestante; II - se a gravidez resulta de estupro e o aborto é precedido de consentimento da gestante ou, quando incapaz, de seu representante legal. " está aplicando padrões éticos à toda uma sociedade.
III- Os dilemas que envolvem a discriminação do aborto, passam pelos instrumentos de controle social como o direito, a moral, a ética e a religião. Nesse sentido, tanto a ética quanto a religião exercem a função de prescrever regras de conduta e postura apropriadas aos indivíduos. Contudo, existem na esfera ética e religiosa conceitos opostos que são referência à ação humana, isto porque o pensar ético é eminentemente racional, lógico e inteligível, enquanto a compreensão religiosa é dogmática.
A)Somente a asserção III está correta.
B)As asserções I; II; III estão corretas.
C)Somente a asserção II está correta.
D)Somente as asserções I e II estão corretas.
E)Somente as asserções II e III estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina