Logo Passei Direto
Buscar
Nascendo da iniciativa popular, sabe-se que os movimentos sociais se constituíram em elementos de grande relevância na história das conquistas sociais no Brasil. Podemos dizer que os movimentos sociais possuem características bem marcantes.
Partindo desta proposição, analise as sentenças a seguir:
I- Geralmente, os movimentos possuem uma identidade, têm um opositor.
II- Visam à organização e à gestão de serviços sanitários e educativos.
III- Articulam ou se fundamentam num projeto de vida e de sociedade.
IV- Têm por objetivo o desenvolvimento de atividades agrícolas, industriais, comerciais e de serviços.
a) As sentenças I e II estão corretas.
b) Somente a sentença IV está correta.
c) Somente a sentença I está correta.
d) As sentenças I e III estão corretas.
User badge image
ServicoSocializando

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das sentenças: I- Geralmente, os movimentos possuem uma identidade, têm um opositor. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois os movimentos sociais costumam ter uma identidade própria e um opositor, que pode ser uma instituição, governo ou sistema que eles buscam desafiar ou mudar. II- Visam à organização e à gestão de serviços sanitários e educativos. Falso, embora alguns movimentos sociais possam ter esse foco, não é uma característica geral de todos os movimentos sociais. Eles podem ter uma variedade de objetivos, não se limitando apenas à gestão de serviços. III- Articulam ou se fundamentam num projeto de vida e de sociedade. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois muitos movimentos sociais buscam promover mudanças que refletem um projeto de vida e de sociedade que desejam construir. IV- Têm por objetivo o desenvolvimento de atividades agrícolas, industriais, comerciais e de serviços. Falso, essa afirmativa é muito restritiva e não representa a diversidade de objetivos que os movimentos sociais podem ter. Eles não se limitam a atividades econômicas. Com base nas análises, as sentenças corretas são I e III. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: d) As sentenças I e III estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considere o texto a seguir, de Gohn (2000): A maioria das lutas e movimentos no Brasil Colônia foi empreendida por negros escravos e pela plebe, vulgo 'ralé'. Eram os indivíduos pobres e livres. A categoria 'povo' na época colonial era dada aos comerciantes e artesãos. No topo da pirâmide social estavam os senhores de engenho, os militares, funcionários graduados e o clero. Eles eram seguidos pelos lavradores, grandes mercadores e artesãos. Os pobres livres eram os penúltimos, pois os últimos eram os cativos, os escravos. [...] No início deste século, a questão social mudou com o advento da República e com a substituição da mão-de-obra escrava pela assalariada, composta massivamente pelos imigrantes. As classes dominantes eram as mesmas elites agrárias vinculadas à burguesia inglesa, hegemônica no período. Mas o modo de produção se altera com a incipiente industrialização e a formação de um proletariado urbano. Com ele surgem as organizações de luta e resistência dos trabalhadores expressas em ligas, uniões, associações de auxílio mútuo etc.
Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
a) Os movimentos sociais no Brasil lutam por causas comuns, são parceiros na busca de um ideal onde não há fragmentação de ideias.
b) Os movimentos sociais no nordeste brasileiro foram capazes de mobilizar a nação em questões importantes para a democracia, por exemplo a Inconfidência Mineira.
c) O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST - representa um dos movimentos sociais no Brasil.
d) As lutas empreendidas pelos movimentos sociais no Brasil tem como foco as questões rurais, priorizando a vida no campo.

Mais conteúdos dessa disciplina