Logo Passei Direto
Buscar
Qual dos processos abaixo apontados está associado ao processo de descentramento do sujeito?
a. fortalecimento da confiança na racionalidade do sujeito.
b. expansão globalizada do capitalismo industrial de caráter tecnológico.
c. fortalecimento das identidades nacionais e individuais.
d. fortalecimento da crença no indivíduo como agente político.
e. fortalecimento da explicação religiosa para a vida social.
User badge image
Discussões sobre Sociologia da Educação

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

O processo de descentramento do sujeito refere-se à ideia de que o sujeito (ou indivíduo) não é mais o centro da experiência social e que sua importância é relativizada em relação a contextos mais amplos, como estruturas sociais, culturais e econômicas. Analisando as alternativas: a) Fortalecimento da confiança na racionalidade do sujeito - Esta opção sugere que o sujeito continua sendo central, o que não se alinha com a ideia de descentramento. b) Expansão globalizada do capitalismo industrial de caráter tecnológico - Esta opção pode estar relacionada ao descentramento, pois o capitalismo globalizado pode deslocar o foco do indivíduo para sistemas e estruturas maiores. c) Fortalecimento das identidades nacionais e individuais - Esta opção sugere um foco no sujeito, o que não se alinha com o descentramento. d) Fortalecimento da crença no indivíduo como agente político - Novamente, isso sugere um foco no sujeito, o que não se relaciona com o descentramento. e) Fortalecimento da explicação religiosa para a vida social - Embora a religião possa oferecer uma perspectiva, não é diretamente associada ao descentramento do sujeito. Dentre as opções, a que melhor se relaciona com o processo de descentramento do sujeito é: b) expansão globalizada do capitalismo industrial de caráter tecnológico.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Sociologia surge na sociedade burguesa capitalista industrial, como resposta às demandas decorrentes do modelo de sociabilidade que se formava a partir da industrialização. Essa circunstância histórica e cultural aparece refletida em algumas características que marcam a produção dos autores, sociólogos ou não, que deram origem à sociologia, especialmente na obra do fundador da sociologia.
Quem é considerado fundador da sociologia e qual aspecto da respectiva produção teórica você considera indicativo da relação apontada entre ambiente social e produção teórica?
a. Émile Durkheim é o autor em questão e o traço indicativo está em sua preocupação com a educação.
b. Karl Marx, embora não sociólogo de formação, é apontado como fundador das ciências sociais, especialmente da abordagem sociológica crítica e histórica do capitalismo industrial.
c. Max Weber e Georg Simmel foram iniciadores da sociologia alemã, fortemente influenciada pelo ambiente social do capitalismo pós-guerra.
d. O fundador da sociologia, como um campo específico de investigação científica, foi Auguste Comte. Em sua obra, o ambiente social urbano gerado pela formação do capitalismo industrial da França aparece refletido em sua preocupação com a reorganização da sociedade, com os valores morais em mudança, e na sua preocupação em como evitar o 'caos' que se formava, pelo emprego da ciência (Sociologia).
e. Fundadores da sociologia seriam: Saint Simon e Nicolas de Condorcet, ambos autores franceses que trataram o problema da mudança social intensa produzida pela formação do capitalismo urbano industrial.

A análise sociológica da educação, de suas finalidades e efeitos, convergiu para a consolidação de uma área específica do campo sociológico: a Sociologia da Educação. Nesse campo, alguns autores, denominados reprodutivistas, merecem destaque por suas posições e contribuições.
As proposições citam esses autores, mas qual delas está incorreta?
a. Para Louis Althusser, a permanência do capitalismo depende da reprodução de seus componentes essenciais, sendo eles econômicos (força de trabalho x meios de produção) e ideológicos, especialmente o conteúdo da educação.
b. Christian Baudelot, Roger Establet e Samuel Bowles (também reprodutivistas) afirmam que a reprodução do sistema capitalista na escola não se dá por meio dos conteúdos, mas pela vivência das relações de subordinação, obediência, disciplina etc.
c. Para Pierre Bourdieu e Jean Claude Passeron, a cultura dominante, a que se manifesta na escola e nas instituições culturais, constitui uma economia à parte, a que tem valor, que garante vantagens e representa a posse de capital cultural.
d. A escola, para Bourdieu e Passeron, constitui agente para controle e diminuição da violência simbólica, por isso os dois são denominados reprodutivistas, por verem a escola como agente na reprodução e distribuição do capital cultural.
e. Bourdieu denomina habitus o estado que o indivíduo atinge quando está convencido de que as estruturas sociais impostas pela classe dominante sejam as melhores e desejáveis.

Como pode ser descrito o campo de estudo da sociologia e quais as principais abordagens a esse campo, caracterizadas pelos verbos indicadores das práticas de investigação?
a. O campo de estudo da sociologia é a sociedade e a principal abordagem é aquela assemelhada a das ciências da natureza: observação e descrição objetiva do observado.
b. O campo de estudo da sociologia é a sociedade, tomada em algum de seus aspectos como 'objeto' de estudo, construído pelo pesquisador a partir de um processo de problematização. Esse objeto de estudo reside nas relações travadas entre indivíduos, grupos e segmentos sociais em conformidade, ou contradição, com um dado modelo histórico e cultural de sociabilidade, razão pela qual a principal característica da abordagem sociológica consiste em situar o 'objeto' de estudo para além da aparência, de modo a poder explicá-lo e o interpretar consoante uma dada fundamentação teórica.
c. O campo de estudo da sociologia é a sociedade, caracterizada a partir das contradições entre classes e segmentos sociais; a principal abordagem consiste na descrição e compreensão dessas relações.
d. O campo de estudo da sociologia é a sociedade, caracterizada a partir das ações e relações sociais, dotadas de sentido; a principal abordagem consiste na interpretação dessas relações.
e. O campo de estudo da sociologia é a sociedade, caracterizada em seus aspectos específicos, como fatos sociais; a principal abordagem consiste em observar e descrever os fatos empíricos observados.

Para Marx, a transformação da sociedade se faz pela força das relações de contradição travadas entre classes (luta de classes) envolvidas na produção econômica (modo de produção).
As forças produtivas são articuladas em relações de produção, de modo a constituir modos de produção, os quais implicam na perda gradativa de poder do trabalhador sobre o seu trabalho. As proposições apontam os modos de produção, as classes envolvidas, modalidades de relações de produção e níveis de domínio do trabalhador sobre o trabalho. Todavia, qual dessas proposições está correta?
a. Modo de produção escravista (homem livre x escravo; patrício x plebeu). No trabalho artesanal, o artesão não tem domínio sobre seu trabalho, mas não em todas as demais modalidades de trabalho.
b. Modo de produção feudal (servo x senhor), produção agrícola, em terras do senhor, perda de domínio do trabalhador sobre o volume de produção, mas não sobre o valor de seu trabalho.
c. No modo de produção feudal, na relação entre mestre de corporação e oficial, com acentuada especialização, o trabalhador perde domínio sobre as etapas técnicas do processo produtivo, mas não sobre o valor do seu trabalho.
d. Modo de produção capitalista (burguesia x proletariado): o trabalhador passa a ter domínio sobre o valor de seu trabalho, dada a organização sindical.
e. Modo de produção capitalista (burguesia x proletariado): o trabalhador perde domínio sobre o valor de seu trabalho, ele vende seu trabalho como mercadoria, conforme a demanda.

Mais conteúdos dessa disciplina