Logo Passei Direto
Buscar
Uma política pública nasce de um problema público que afeta negativamente a vida de uma determinada coletividade. Todavia, o processo de identificação de um problema público é um pouco mais complexo e demanda uma avaliação que leva em consideração diferentes aspectos. Assim, para considerar um problema público, existem alguns pontos que são levados em consideração.
Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A percepção do problema público depende da visão de cada um dos atores. Um problema passa a ganhar evidência a partir do momento em que passa a ser comum a diferentes atores.
( ) As políticas públicas são implementadas e nem sempre ocorre a total resolução do problema público. A finalidade pode ser minimizar ou diminuir as consequências de um determinado problema.
( ) A identificação de um problema público, bem como a formação da agenda e a sua solução, pode nascer de insatisfações populares de grupos específicos da sociedade.
( ) A identificação de um problema público é parte do ciclo das políticas públicas. Um problema é considerado público quando afeta de forma negativa a vida de um reduzido grupo de atores sociais.
A F - V - F - V.
B V - V - V - F.
C F - V - V - F.
D V - F - V - F.
User badge image
PublicoGestor

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre políticas públicas: ( ) A percepção do problema público depende da visão de cada um dos atores. Um problema passa a ganhar evidência a partir do momento em que passa a ser comum a diferentes atores. É verdadeira (V). A percepção de um problema público realmente varia entre os diferentes atores sociais, e sua evidência aumenta quando é reconhecido por um número maior de pessoas. ( ) As políticas públicas são implementadas e nem sempre ocorre a total resolução do problema público. A finalidade pode ser minimizar ou diminuir as consequências de um determinado problema. É verdadeira (V). Muitas vezes, as políticas públicas visam mitigar os efeitos de um problema, em vez de resolvê-lo completamente. ( ) A identificação de um problema público, bem como a formação da agenda e a sua solução, pode nascer de insatisfações populares de grupos específicos da sociedade. É verdadeira (V). A insatisfação de grupos sociais é uma das principais formas de identificação de problemas públicos e pode levar à formação de agendas políticas. ( ) A identificação de um problema público é parte do ciclo das políticas públicas. Um problema é considerado público quando afeta de forma negativa a vida de um reduzido grupo de atores sociais. É falsa (F). Um problema é considerado público quando afeta um número significativo de pessoas, não apenas um grupo reduzido. Portanto, a sequência correta é: V - V - V - F. A alternativa que apresenta essa sequência é a B) V - V - V - F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

(ENADE, 2015) Para cumprir seu objetivo, o Estado precisa estar dotado de uma administração profissionalizada capaz de operar na fronteira entre a técnica e a política. Nesse sentido, o gestor está desafiado a desenvolver a vocação para a vivência de práticas democráticas, como a representação e a participação social, fundamentais em seu cotidiano de atuação.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I- A qualidade no processo de decisão política determina o desempenho da administração pública, e depende do comportamento de todos os participantes no cenário da decisão, no qual devem predominar, por parte do gestor público, responsabilidade fiscal e financeira dos recursos, e ampla comunicação dos atos administrativos à sociedade.
II- No processo de tomada de decisão, o gestor público deve avaliar as alternativas, sendo que muitas dessas envolvem acontecimentos futuros, difíceis de serem previstos. O tomador de decisão, na busca da eficácia e da efetividade, deve aprender a tomar decisões satisfatórias, sendo insuficiente apenas a perspectiva técnico-administrativa da gestão pública, considerando a questão da racionalidade limitada e a necessidade de interação constante com a sociedade.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
B A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Mais conteúdos dessa disciplina