Logo Passei Direto
Buscar

Auditoria

Outros
Algumas ferramentas da qualidade têm relação com as fases do ciclo do PDCA. Considerando que você tenha como problema a resolver identificar fontes de infecção hospitalar na fase de planejamento, é necessário identificar as causas-raiz do problema.
Podemos utilizar neste momento qual ferramenta de qualidade?
a. Diagrama de Ishikawa.
b. Auditoria de processos.
c. Fluxograma.
d. Diagrama de Pareto.
e. 5Ws2Hs.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para identificar as causas-raiz de um problema, como as fontes de infecção hospitalar, é importante utilizar uma ferramenta que ajude a visualizar e analisar as causas de forma estruturada. Vamos analisar as opções: a) Diagrama de Ishikawa - Também conhecido como "diagrama de espinha de peixe", é uma ferramenta que ajuda a identificar e organizar as causas de um problema, sendo muito eficaz para encontrar causas-raiz. b) Auditoria de processos - Embora útil para avaliar a conformidade e eficiência, não é uma ferramenta específica para identificar causas-raiz. c) Fluxograma - É uma ferramenta que ajuda a mapear processos, mas não é focada na identificação de causas-raiz. d) Diagrama de Pareto - Utilizado para identificar as causas mais significativas de um problema, mas não necessariamente para identificar todas as causas-raiz. e) 5Ws2Hs - Uma técnica que ajuda a investigar problemas, mas não é tão estruturada quanto o Diagrama de Ishikawa para identificar causas-raiz. Diante disso, a ferramenta mais adequada para identificar as causas-raiz do problema na fase de planejamento é: a) Diagrama de Ishikawa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A literatura aponta o modelo de avaliação de qualidade de Donabedian, da década de 1960, como precursor de metodologias de avaliação da qualidade, sendo hoje considerado um clássico, sobre o qual diversos outros foram criados. Nesse modelo, a qualidade é avaliada em três dimensões fundamentais: estrutura, processo e resultados. Analise as frases a seguir:
I – A dimensão estrutura contempla aspectos referentes à quantidade e à qualificação dos profissionais, aos recursos materiais e ao tempo de espera para consultas e atendimentos.
II – A dimensão processos contempla quantidade de encaminhamentos feitos por um especialista, assertividade e agilidade de um tratamento.
III – A dimensão resultados contempla a taxa de infecção hospitalar, melhora no estado de saúde das pessoas, índice de sucesso de cirurgias.
a. I e III.
b. II e III.
c. I, II e III.
d. I e II.
e. Apenas III.

De acordo com a Resolução COFEN nº 266/2001, que dispõe sobre as atividades do Enfermeiro Auditor, é correto afirmar ser de sua competência, EXCETO:
a. É privativo ao enfermeiro atuar na elaboração de medidas de prevenção e controle sistemático de danos que possam ser causados aos pacientes durante a assistência de enfermagem.
b. Como integrante de equipe de auditoria em saúde, pode atuar na elaboração, execução e avaliação dos planos assistenciais de saúde.
c. Como integrante de equipe de auditoria em saúde, pode atuar na elaboração de contratos e adendos que dizem respeito à assistência de enfermagem e de sua competência.
d. É privativo ao enfermeiro auditor organizar, dirigir, planejar, coordenar e avaliar, prestar consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre os serviços de auditoria de enfermagem.
e. O enfermeiro auditor, no exercício de sua função, tem o direito de solicitar esclarecimento sobre fato que interfira na clareza e objetividade dos registros, com fim de coibir interpretação equivocada que possa gerar glosas.

(2010/FGV/Fiocruz) Com relação ao Sistema de Gestão da Qualidade, analise as afirmativas:
I. Gestão da Qualidade engloba atividades coordenadas para dirigir, controlar e melhorar uma organização quer seja por processos de gestão, produção, marketing, gestão de pessoal, faturamento, cobrança ou outros.
II. Controle da Qualidade é a parte da gestão da qualidade que coordena ações relacionadas à medição da qualidade, para diagnosticar se os requisitos são respeitados e se os objetivos da empresa estão sendo atingidos.
III. Garantia da Qualidade é a parte da gestão da qualidade focada em prover confiança de que os requisitos da qualidade serão atendidos.
a. Se somente a afirmativa I estiver correta.
b. Se somente a afirmativa II estiver correta.
c. Se somente a afirmativa III estiver correta.
d. Se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
e. Se todas as afirmativas estiverem corretas.

(2017/IBFC/Enfermeiro – Auditoria e Pesquisa) No Brasil, na década de 1990, instituições de saúde e governos começaram a se preocupar fortemente com a avaliação dos serviços oferecidos à população. Foi nesse período que surgiram as primeiras iniciativas regionais de acreditação.
Sobre o processo de acreditação:
I – A Organização Nacional de Acreditação (ONA) coordena o Sistema Brasileiro de Acreditação (SBA) que reúne organizações e serviços de saúde, entidades e instituições acreditadoras em prol da segurança do paciente e da melhoria do atendimento.
II – Considera o processo de acreditação um sistema de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde.
III – Tem um caráter eminentemente fiscalizador, voltado para a melhoria contínua, com finalidade de controle oficial/governamental.
IV – O processo de acreditação é pautado em três princípios fundamentais: voluntário, periódico e reservado.
a. II e IV.
b. I e II.
c. Apenas III.
d. I, II e IV.
e. I, II e III.

Mais conteúdos dessa disciplina