Logo Passei Direto
Buscar
A discussão sobre governança corporativa envolve a criação de mecanismos internos e externos que assegurem:
A prática de atividades de responsabilidade social que promovam comunidades.
A adoção de monitoramento bancário por meio de indicadores de desempenho contábil.
A prioridade da instituição na remuneração dos conselheiros bancários.
A tomada de decisões pela organização no melhor interesse dos investidores.
Um maior investimento em marketing bancário e vendas.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

A discussão sobre governança corporativa realmente envolve a criação de mecanismos que assegurem a transparência, a responsabilidade e a equidade nas relações entre os diversos stakeholders da empresa. Dentre as opções apresentadas, a mais alinhada com os princípios de governança corporativa é: A tomada de decisões pela organização no melhor interesse dos investidores. Isso porque a governança corporativa busca garantir que as decisões sejam tomadas de forma a maximizar o valor para os acionistas, respeitando ao mesmo tempo as responsabilidades sociais e éticas da empresa. As outras opções, embora importantes, não refletem diretamente os princípios centrais da governança corporativa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Acerca dos temas apresentados sobre Governança Corporativa, analise as questões abaixo:
I. Governança, pode-se entender como o processo pelo qual os atores estatais e não-estatais interagem para projetar e implementar políticas dentro de um dado conjunto de regras formais e informais que moldam e são moldadas pelo poder.
II. A governabilidade corresponde à legitimidade e estabilidade de um grupo para dirigir uma determinada organização.
III. O Banco Mundial foi a instituição responsável pela influência e introdução da temática de Governança Corporativa no Brasil.
Os itens I e II estão corretos.
Todas estão corretas.
Somente o item I está correto.
Os itens II e III estão corretos.
Os itens I e III estão corretos.

Segundo o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa ¿ IBGC, governança corporativa é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre proprietários, Conselho de Administração, Diretoria e órgãos de controle. Nesse contexto, também aponta o IBGC os seguintes princípios básicos de governança corporativa, todos passíveis de aproveitamento no âmbito do setor público, exceto:
Equidade.
Responsabilidade Corporativa.
Prestação de Contas.
Transparência.
Legalidade e Legitimidade.

Sobre "compliance" podemos afirmar:
I. O termo compliance tem origem no verbo em inglês to comply, que significa agir de acordo com uma regra, uma instrução interna, um comando ou um pedido.
II. Estar em compliance ou manter a empresa em conformidade significa atender aos normativos dos órgãos reguladores, de acordo com as atividades desenvolvidas pela sua empresa, bem como dos regulamentos internos, principalmente aqueles inerentes ao seu controle interno.
III. O termo compliance tem origem no verbo em inglês to comply, que significa conformar-se, ou seja, numa empresa seria a aceitação do status quo, sem a necessidade de promover mudanças mesmo sabendo que algo está errado.
IV. Além de manter as informações seguras e seu negócio sempre funcionando, as organizações precisam mostrar, e comprovar, para o mercado que estão adotando as boas práticas. Para isso as organizações precisam estar em conformidade, ou em compliance.
Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.
Todas as assertivas estão incorretas.
Apenas a assertiva III está correta.
Apenas as assertivas I e IV estão corretas.
Apenas as assertivas I e III estão corretas.

A partir das atividades que exerce e as funções que deve cumprir, uma organização adota diferentes tipos de governança. Quando falamos que uma organização adotou a Governança Contábil isso significa:
Governança estabelecida com a finalidade de adotar com o máximo rigor possível as exigências advindas do arcabouço-jurídico (leis, decretos e normas advindas do poder público).
Ações de governança que consideram os impactos nas zonas urbanas, rurais e periféricas das áreas geográficas sobre as quais estão as empresas e suas filiais.
Segundo Akabane, corresponde à governança que se propõe a ¿avaliar e orientar a utilização da TI para apoiar a organização e monitorar o seu uso para alcançar os resultados planejados¿.
Governança cujos princípios norteadores são de proteção, tanto do negócio como dos impactos que a organização pode provocar ao meio ambiente.
Definição de governança que zela pela autenticidade e fidedignidade das informações prestadas pela organização ao seu público.

Governança corporativa é um sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre proprietários, conselho de administração. Diretoria e órgãos de controle. As boas práticas de governança corporativa possuem a finalidade básica de:
Preservar e otimizar o valor da organização, facilitando seu acesso ao capital e contribuindo para sua longevidade.
Preparar a estrutura da organização para a implantação de um sistema de controle interno.
Revisar os procedimentos executados pela alta administração das empresas com emissão de parecer para órgãos reguladores.
Mapear os controle internos inerentes aos processos contábeis identificando os riscos existentes.
Emitir um parecer sem ressalvas no tocante às práticas financeiras e contábeis da organização.

O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa define os princípios fundamentais das boas práticas de governança corporativa, relacionando-as a estes princípios.
Assinale a opção que não corresponde a estes princípios:
entidade (entity).
prestação de contas (accountability).
equidade (fairness).
responsabilidade corporativa na conformidade com as regras (compliance).
transparência (disclosure).

(CESPE - 2010 - DPU ) O conjunto de processos que regulam a relação que os atores mantêm com a empresa (stakeholders) e a forma com que a administração dessa empresa é dirigida denomina-se:
modelo participativo de gestão.
inovação informacional.
governança corporativa.
ética comportamental.
probidade administrativa.

(CESGRANRIO - 2011 - Petrobras) Sobre as práticas da Responsabilidade Social Empresarial, considere as afirmativas abaixo.
Está correto APENAS o que se afirma em:
I - A erradicação efetiva de todas as formas de trabalho forçado e compulsório é um compromisso de toda a cadeia produtiva.
II - O fornecimento de informações exatas e claras sobre conteúdo, segurança de utilização, manutenção, armazenagem e descarte, para que o consumidor/cliente tome quaisquer decisões em relação aos produtos ou serviços, dá-se mediante a solicitação explícita das informações.
III - A inclusão, na gestão dos impactos ambientais dos passivos ambientais já existentes, é facultada quando o tempo de formação do passivo excede 15 anos.
IV - As práticas anticoncorrenciais abusivas são permitidas, desde que estejam atreladas à sobrevivência da empresa.
I, II e IV.
II.
I.
I e III.
III e IV.

Governança Corporativa e Comunicação - Elemento básico para a interação social e o desenvolvimento das relações humanas, a comunicação desempenha papel fundamental para a efetivação de planos e programas em qualquer ambiente organizacional.
Por isso mesmo, é correto afirmar que:
a comunicação organizacional deve ser levada a efeito, exclusivamente, por especialistas da área, de preferência lotados em uma assessoria vinculada à alta gerência.
a comunicação deve se prestar à defesa incondicional da organização, sem levar em conta os interesses de seus diversos públicos, internos e externos.
por não disponibilizarem bens e serviços ao mercado, organizações públicas propriamente ditas devem apenas se preocupar com a comunicação interna.
o planejamento estratégico de comunicação deve considerar a cultura organizacional como um fator determinante dos procedimentos a serem adotados.
em organizações com fins lucrativos, a comunicação mercadológica deve ser priorizada em detrimento das comunicações institucional e interna.

Mais conteúdos dessa disciplina