Logo Passei Direto
Buscar

Geometria

Outros
A alopecia é uma condição comum caracterizada pela queda total ou parcial de cabelos e/ou pelos de uma determinada área do corpo, sua etiologia está relacionada a distúrbios genéticos, congênitos, hormonais, processos inflamatórios, uso de medicamentos, fatores ambientais ou condições de saúde, entre elas a nutrição. Uma vez que as células do folículo piloso têm um alto turnover (rotatividade), seu metabolismo requer elevado suprimento de nutrientes e energia. Uma privação calórica ou deficiência de proteínas, minerais, ácidos graxos essenciais e vitaminas pode levar a anormalidades estruturais, alterações de pigmentação ou perda de cabelo. Nesse sentido, considerando a carência de nutrientes ao aspecto capilar, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Hiperqueratose perifolicular, entupimento folicular e ondulação.
( ) Despigmentação.
( ) Hipopigmentação.
( ) Queda difusa.
A II - III - I - IV.
B I - II - III - IV.
C III - IV - I - II.
D III - I - IV - II.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada item e suas possíveis correlações: 1. Hiperqueratose perifolicular, entupimento folicular e ondulação. 2. Despigmentação. 3. Hipopigmentação. 4. Queda difusa. Agora, vamos correlacionar os itens com as descrições: - Hiperqueratose perifolicular, entupimento folicular e ondulação: Geralmente está relacionada a problemas de nutrição e pode causar alterações na estrutura do cabelo. - Despigmentação: Refere-se à perda total da cor do cabelo, que pode ocorrer devido a deficiências nutricionais. - Hipopigmentação: Refere-se à redução da pigmentação, que também pode ser influenciada por fatores nutricionais. - Queda difusa: É a perda de cabelo em todo o couro cabeludo, frequentemente associada a deficiências nutricionais. Agora, vamos organizar as informações: - I - Hiperqueratose perifolicular, entupimento folicular e ondulação. - II - Despigmentação. - III - Hipopigmentação. - IV - Queda difusa. A sequência correta, considerando a relação entre os itens, é: A II - III - I - IV. Portanto, a alternativa correta é: A. II - III - I - IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

O termo Plantas Alimentícias não Convencionais (PANCs) foi estabelecido no ano de 2008 e refere-se a todas as plantas que possuem uma ou mais partes comestíveis, que não estão incluídas em nosso cardápio habitual. No Brasil, existem pela menos 3 mil espécies de plantas alimentícias, sendo que estimativas indicam que pelo menos 10% da flora nativa (4 a 5 mil espécies de plantas) sejam alimentícias.
Nesse sentido, considerando as PANCs, analise as sentenças a seguir. I- A maioria das PANCs são cultivadas, necessitando de cuidados, assim como demais cultivos. II- O cultivo das PANCs apresenta baixo custo e impacto ambiental por não serem necessários maquinários, agrotóxicos e nem grandes volumes de água ou espaços para cultivo. III- As PANCs correspondem a mais sustentabilidade para os sistemas vivos uma vez que são espécies com grande importa^ncia ecológica, econômica, nutricional e cultural, que auxiliam uma melhor distribuiça~o e produça~o dos alimentos, aliando-se a` rusticidade e fácil manejo. IV- Do ponto de vista nutricional, as PANCs apresentam-se como alimentos integrais por serem fonte de vitaminas essenciais e fibras. V- Apesar de seu potencial nutritivo, devido à falta de conhecimento por parte da população, muitas dessas plantas são caracterizadas como ervas daninhas, consideradas como mato e ignoradas. Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I, II e III estão corretas.
B As sentenças II, III e V estão corretas.
C As sentenças II e IV estão corretas.
D As sentenças II, III e IV estão corretas.

Os alimentos funcionais são aqueles que contém compostos bioativos, que desempenham impacto positivo na saúde. Atualmente, tem-se elencado na literatura alimentos funcionais que apresentam potencial benefício no manejo de doenças cardiovasculares, hepáticas, distúrbios endócrinos, obesidade, câncer, entre outras. Com base nos alimentos funcionais, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Para que se obtenha os benefícios, é necessário que o consumo dos alimentos funcionais seja regular. A indicação principal é pelo maior uso de vegetais, frutas e cereais integrais na alimentação regular, já que grande parte dos componentes ativos estudados se encontra nesses alimentos.
II- Os benefícios postulados aos alimentos funcionais são observados quando o alimento está inserido em uma dieta nutricionalmente equilibrada, como por exemplo, o consumo do chá verde não será suficiente para produzir perda de peso e/ou redução do colesterol quando associado a uma dieta hipercalórica, rica em açúcares e gordura saturada.
A A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
B As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
C A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
D As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.

Em nutrição e estética, tem-se também um direcionamento para as unhas, sendo que a aparência delas é um bom indicador de alterações metabólicas que ocorrem no corpo uma vez que estas estão em contato com o periósteo do osso falangeano. A Síndrome das Unhas Frágeis (SUF) é o distúrbio mais comum envolvendo as unhas, caracterizado por uma alteração na sua consistência. As alterações na apresentação das unhas podem estar ligadas a carências de vitaminas e minerais.
Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) As deficiências de micronutrientes mais comumente encontradas nas unhas estão relacionadas às vitaminas do complexo B, às vitaminas lipossolúveis, como A, E e K; e aos minerais como zinco, ferro, cobre e selênio, além dos ácidos graxos essenciais. ( ) As deficiências na unha podem correr em consequência de patologias, tais como desnutrição, anorexia, anemia, cirrose hepática, doenças disabsortivas e doença celíaca. ( ) A suplementação oral com vitaminas (especialmente vitamina D), oligoelementos (especialmente sódio) e aminoácidos (especialmente fenilalanina) tem sido recomendada no manejo das unhas frágeis. ( ) O profissional nutricionista deve diagnosticar as carências dos micronutrientes que originam as unhas frágeis, apenas com exame físico do paciente. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - V - F - F.
B F - V - F - V.
C V - V - V - V.
D V - F - F - V.

A mucosa intestinal é a principal interface entre o sistema imunológico e o ambiente externo. O diálogo entre hospedeiro e bactéria na interface da mucosa intestinal desempenha papel fundamental no desenvolvimento do sistema imunológico, já que a microbiota intestinal elicia mecanismos imunológicos inatos e adaptativos que cooperam para proteger o hospedeiro e manter a homeostase intestinal. A composição da microbiota intestinal varia substancialmente entre os indivíduos, contudo é dinâmica e suscetível a mudanças.
Com base no exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Os hábitos alimentares, estilo de vida, idade e genótipo do hospedeiro podem afetar a composição da microbiota intestinal. A exposição a antibióticos, anti-inflamatórios, analgésicos e anticoncepcionais pode ser responsável por alterar a microbiota intestinal, a depender da farmacocinética, da dosagem e do modo de administração.
II- Os anticoncepcionais são a classe de medicamentos mais amplamente reconhecida como prejudiciais pois agem de forma não seletiva, contra todos os microrganismos do hospedeiro.
A As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
B A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
C A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
D As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.

Mais conteúdos dessa disciplina