Logo Passei Direto
Buscar
Sra. T.O., 68 anos, foi admitida no pronto-socorro, conduzida pelo SAMU e acompanhada pelos familiares por apresentar importante queda no estado geral, confusão. Após avaliação médica foi diagnosticado DPOC, ao exame físico a enfermeira evidencia:
Analise o caso e responda:
( ) Sibilos são um dado objetivo observado pelo examinador por meio do método propedêutico de ausculta.
( ) Falta de energia, fraqueza, tosse, dispneia e cansaço são sinais e sintomas observados pelo examinador ao avaliar o sistema respiratório.
( ) Tabagista há 20 anos é um fator de risco para adquirir um câncer de pulmão.
( ) Avaliar o tórax como a tiragem intercostal e narina como o batimento de asa de nariz são observados durante o método propedêutico de inspeção.
( ) Paciente desconfortável e mantendo em decúbito superior a 45 graus é condizente com o conceito de eupneico.
( ) O padrão respiratório é um importante parâmetro para avaliar a função respiratória. No caso da paciente acima, o valor de frequência respiratória indica normalidade.
a- F, F, V, V, F, F.
b- V, V, V, V, V, F.
c- F, F, V, V, F, V.
d- V, V, V, F, F, V.
e- V, V, V, V, F, F.
User badge image
Questões para Estudantes

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre o caso da Sra. T.O.: ( ) Sibilos são um dado objetivo observado pelo examinador por meio do método propedêutico de ausculta. É verdadeira (V). Sibilos são sons respiratórios que podem ser ouvidos durante a ausculta e são indicativos de obstrução das vias aéreas. ( ) Falta de energia, fraqueza, tosse, dispneia e cansaço são sinais e sintomas observados pelo examinador ao avaliar o sistema respiratório. É verdadeira (V). Esses são sintomas comuns em pacientes com DPOC e outras condições respiratórias. ( ) Tabagista há 20 anos é um fator de risco para adquirir um câncer de pulmão. É verdadeira (V). O tabagismo é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de pulmão. ( ) Avaliar o tórax como a tiragem intercostal e narina como o batimento de asa de nariz são observados durante o método propedêutico de inspeção. É verdadeira (V). Esses sinais são observados durante a inspeção do tórax e são importantes para avaliar a respiração. ( ) Paciente desconfortável e mantendo em decúbito superior a 45 graus é condizente com o conceito de eupneico. É falsa (F). O termo "eupneico" refere-se a uma respiração normal e confortável, enquanto a posição em decúbito superior pode indicar desconforto respiratório. ( ) O padrão respiratório é um importante parâmetro para avaliar a função respiratória. No caso da paciente acima, o valor de frequência respiratória indica normalidade. É falsa (F). A frequência respiratória em pacientes com DPOC geralmente está alterada e não indica normalidade. Portanto, a sequência correta é: V, V, V, V, F, F. A alternativa que apresenta essa sequência é a e) V, V, V, V, F, F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Coloque V (Verdadeiro) ou F (Falso) nas sentenças a seguir, e posteriormente assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) O foco cardíaco mitral está localizado no 5° espaço intercostal à esquerda, na linha hemiclavicular.
( ) O foco cardíaco tricúspide está localizado no 2 0 espaço intercostal à direita.
( ) O foco cardíaco aórtico está localizado junto ao esterno.
( ) Na ausculta cardíaca sem anormalidades o enfermeiro pode descrever: bulhas cardíacas rítmicas hipofonéticas, sem sopros.
( ) As bulhas cardíacas estão relacionadas com a abertura das valvas pulmonar e aórtica (semilunares) e tricúspide e mitral (atrioventricular).
a . V, F, F, V, V
b. V, F, F, F, V
c. F, V, V, V, F
d. V, F, F, V, F
e. V, F, V, F, V

A avaliação pupilar é parte importante da avaliação neurológica do paciente e deve ser realizada pelo enfermeiro.
Referente à avaliação pupilar, analise as afirmativas a seguir.
I- Anisocoria refere-se a pupilas com diâmetros iguais.
II- Pupilas midriáticas são pupilas com diâmetro diminuído.
III- Pupilas mióticas são pupilas com diâmetro aumentado.
IV- Pupilas isocóricas e fotorreagentes são consideradas normais.
a . As afirmativas I, II e III estão corretas.
b. As afirmativas I e IV estão corretas.
c. As afirmativas II, III e IV estão corretas.
d. As afirmativas II e III estão corretas.
e. A afirmativa IV está correta.

Observe a Escala de Coma de Glasgow e analise o caso a seguir.
Paciente Fábio, 60 anos, vítima de trauma cranioencefálico por um acidente automobilístico, ao ser avaliado o aspecto neurológico e aplicado a ECG obteve o seguinte resultado: quando estimulado verbalmente, abre os olhos e aos questionamentos responde de forma confusa. Durante a estimulação da incisura supraorbitária eleva a mão no rosto. Devemos atribuir os seguintes escores no caso avaliado:
a . Abertura ocular: 4, Resposta verbal: 4, Resposta motora: 5 – Total 13
b. Abertura ocular: 3, Resposta verbal: 3, Resposta motora: 4 – Total: 10
c. Abertura ocular: 3, Resposta verbal: 4, Resposta motora: 5 – Total 12
d. Abertura ocular: 2, Resposta verbal: 4, Resposta motora: 5 – Total 11
e. Abertura ocular: 3, Resposta verbal: 5, Resposta motora: 5 – Total 13

N.O.B., 30 anos, fumante. Deu entrada no pronto-socorro com dispneia e tosse produtiva com expectoração amarelada em média quantidade.
Tal descrição corresponde aos sons de:
a . Sibilos.
b. Roncos.
c. Crepitações grossas.
d. Estertores bolhosos.
e. Sopros pulmonares.

Para fazer o exame físico do equilíbrio é necessária a realização de testes específicos.
A avaliação do equilíbrio estático, em que o paciente é orientado a permanecer em pé com os olhos fechados por alguns segundos, para indicar a presença ou a falta de equilíbrio, é o teste de:
a . Kerning.
b. Lasegue.
c. Lewinson.
d. Romberg.
e. Brudzinski.

M.A.C.V., 55 anos, sexo feminino, deu entrada no serviço de emergência do Hospital apresentando T= 38,5 ºC, calafrios e dor intensa no flanco esquerdo.
Uma manobra que o enfermeiro deve realizar por meio da percussão para pesquisar possível alteração renal é a seguinte:
a . Sinal de Rosning.
b. Sinal de Giordano.
c. Sinal de Murphy.
d. Sinal de McBurney.
e. Sinal de Godet.

O Sr. O.U. foi admitido no PS com quadro clínico de mal-estar geral, dispneia, SSVV: PA: 130X90 mmHg, T° 38°, FR25, Pulso 110, Dor em região do tórax escore 7.
Conforme o caso descrito, analise as afirmativas a seguir, referentes ao exame físico do sistema respiratório.
I- O enfermeiro avalia o tórax por meio da inspeção estática, em que será analisado o tipo respiratório, o ritmo e a frequência.
II- A percussão do tórax deve ser realizada iniciando-se pela face posterior, indo de baixo para cima, golpeando os pontos simétricos, passando-se às regiões laterais e finalmente à face anterior.
III- As vibrações percebidas pela mão do examinador quando o paciente emite algum som como “33” denominam-se frêmito toracovocal, este exame é realizado utilizando-se a técnica propedêutica de palpação.
a . III
b. I, II e III
c. II e III
d. II
e. I e III

Para a realização do exame físico é necessário dividir topograficamente o abdome, não só para facilitar a descrição, mas também para localizar os órgãos e os pontos de referência relativos à dor ou à presença de massas.
Na figura a seguir, observe as linhas imaginárias que estão dividindo o abdome em regiões anatômicas, escolha a alternativa correta que represente as regiões com a nomenclatura correta.
I- A localidade representada pela letra A refere-se ao hipocôndrio direito.
II- A localidade representada pela letra B refere-se à região mesogástrica.
III- A localidade representada pela letra G refere-se ao flanco esquerdo.
IV- A localidade representada pela letra H refere-se à região hipogástrica.
a . I e IV
b. I e II
c. III e IV
d. I, II e III
e. II, III e IV

Mais conteúdos dessa disciplina