Logo Passei Direto
Buscar
As complicações pulmonares podem ser prevenidas ou resolvidas através da técnica de expansão pulmonar, promovendo a elevação dos volumes e capacidades pulmonares (OLIVEIRA; ANSUETO NETO; ARAS JUNIOR, 2018).
Sobre as técnicas de expansão ou reexpansão pulmonar, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As técnicas manuais para expansão ou reexpansão pulmonar surgiram com a necessidade de tratar o aumento da capacidade pulmonar.
( ) Os alvéolos colapsados geram uma perda de volume, diminuindo assim a capacidade residual funcional (CRF).
( ) Essas técnicas diminuem o risco de complicações pulmonares em até 50%.
( ) São técnicas realizadas pelo fisioterapeuta que incentivam a expiração profunda.
A F - F - V - V.
B V - F - V - F.
C V - V - F - F.
D F - V - V - F.
User badge image
Aprendendo Através de Exercícios

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre as técnicas de expansão ou reexpansão pulmonar: ( ) As técnicas manuais para expansão ou reexpansão pulmonar surgiram com a necessidade de tratar o aumento da capacidade pulmonar. É falsa (F). As técnicas manuais surgiram principalmente para tratar a diminuição da capacidade pulmonar, como no caso de alvéolos colapsados, e não para aumentar a capacidade em si. ( ) Os alvéolos colapsados geram uma perda de volume, diminuindo assim a capacidade residual funcional (CRF). É verdadeira (V). O colapso alveolar resulta em perda de volume pulmonar, o que de fato diminui a capacidade residual funcional. ( ) Essas técnicas diminuem o risco de complicações pulmonares em até 50%. É falsa (F). Embora as técnicas de expansão pulmonar ajudem a prevenir complicações, a afirmação de que diminuem o risco em até 50% não é uma informação geralmente aceita ou comprovada. ( ) São técnicas realizadas pelo fisioterapeuta que incentivam a expiração profunda. É verdadeira (V). As técnicas de expansão pulmonar são frequentemente realizadas por fisioterapeutas e envolvem a promoção de expirações profundas para melhorar a ventilação e a oxigenação. Portanto, a sequência correta é: F - V - F - V. A alternativa que apresenta essa sequência é a A) F - V - F - V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

[Laboratório Virtual - Avaliação de Tórax] Uma condição comumente encontrada em pacientes asmáticos como consequência deste padrão de respiração é o tórax inspiratório ou em barril, em que há horizontalização das clavículas, fossas supra e infraclaviculares pouco nítidas e horizontalização das costelas. Um padrão inspiratório, como uma complicação do aumento da resistência da via aérea inferior, pode favorecer o desenvolvimento de deformidades torácicas marcadas, elevação das últimas costelas devido ao encurtamento do diafragma que levam ao aumento no ângulo de Charpy acima de 90º (LOPES et al., 2012).
Sobre a avaliação e o tipo de tórax, assinale a alternativa CORRETA:
A O sinal de Hoove é caracterizado pelo aumento da amplitude inspiratória com uma pausa da respiração após uma inspiração profunda e, sequencialmente, expiração. O ritmo de Kussmaul é caracterizado por respiração rápida com aumento da frequência e amplitude.
B O Ritmo de Cantani é caracterizado por respiração rápida com aumento da frequência e amplitude, e esse ritmo é associado aos estados de acidose metabólica. A inspeção estática inclui a configuração do tórax normal, classificado em normolíneo, brevelíneo e longelíneo.
C Devem ser traçados pontos no tórax partindo clavícula até o apêndice xifoide e, em seguida, para a última costela do lado direito. Recomenda-se o afastamento da escápula do esterno, dado que nessa região as costelas ficam muito próximas.
D O paciente será brevilíneo quando o ângulo é menor do que 90 graus. O paciente é classificado em longilíneo quando o ângulo é maior do que 90 graus. O paciente é classificado como normolíneo quando o ângulo é igual a 100 graus.

[Laboratório Virtual - Tipos de Tórax] As anomalias congênitas ou malformações surgem intraútero, ocasionando defeitos na forma, na estrutura e na função de órgãos ou células, que são detectáveis logo após o nascimento. São classificadas em três classes: morfodisplasia, quimiodisplasias e histodisplasias. A última classe é subdividida em três subclasses, sendo uma delas a malformação tecidual de ossos. As malformações congênitas que podem ser encontradas quanto ao tipo de tórax são: pectus excavatum, pectus carinatum, tórax em barril e deformidade associada à escoliose (MARCONDES et al., 2002).
Sobre a avaliação do tórax, assinale a alternativa CORRETA:
A O tórax é composto pelo esterno, 12 pares de costelas, cartilagens costais e 12 corpos vertebrais. Os sete pares inferiores são chamados de costelas falsas, pois se articulam com as vértebras torácicas, mas não se ligam diretamente ao esterno.
B O diâmetro laterolateral é duas vezes maior que o anteroposterior. O esterno é um osso regular, composto por duas partes: manúbrio e processo xifoide. As articulações costais são flexíveis e permitem que a caixa torácica se expanda.
C Durante a inspeção, deve-se observar o formato do tórax, que normalmente apresenta uma relação de 1:2 entre os diâmetros anteroposterior e posterior, ou seja, o diâmetro lateral é três vezes maior que o laterolateral.
D A região do tórax é considerada desde a porção abaixo do pescoço até o diafragma, caracterizando seu formato em cone. O tórax tem a função de proteger os órgãos vitais que estão localizados na caixa torácica: coração, pulmões e grandes vasos.

Mais conteúdos dessa disciplina