Logo Passei Direto
Buscar

Genética

Outros
Existem várias abordagens diferentes para deduzir as relações evolutivas e construir as árvores filogenéticas. Qual a alternativa não representa uma delas?
1. Nenhuma das alternativas.
2. Máxima verossimilhança e métodos bayesianos.
3. Abordagem da máxima parcimônia.
4. Abordagem por distância.
5. Evodevo.
User badge image
Aprendendo Através de Exercícios

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

A alternativa que não representa uma abordagem para deduzir as relações evolutivas e construir árvores filogenéticas é a opção 5: Evodevo. Evodevo é um campo de estudo que investiga a relação entre evolução e desenvolvimento, mas não é uma abordagem para construir árvores filogenéticas. As outras opções mencionadas são métodos reconhecidos na filogenética.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Todo o conhecimento que temos da ciência, hoje em dia, se deve a um conjunto de técnicas que foram adquiridas ao longo de gerações, pelo empenho de cientistas das mais diversas áreas e nacionalidades. Apesar do mérito das muitas descobertas ocorridas nas últimas décadas, a maior delas, que mudou o rumo da humanidade, foi fruto do acaso. O antibiótico penicilina, que revolucionou os tratamentos contra infecções, foi descoberto acidentalmente em 1928 pelo biólogo escocês Alexander Fleming. Na época da Primeira Guerra Mundial, ele estudava espécies de bactérias que infectavam as feridas dos soldados, mas, ao sair de férias e deixar seus experimentos sem acompanhamento, teve uma grande surpresa ao voltar. Percebeu que as culturas foram contaminadas por um tipo de bolor e que, ao redor deles, não se desenvolviam bactérias, indicando que o fungo produzia alguma substância que inibia a ação bacteriana.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as primeiras descobertas científicas a respeito das células, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). I. ( ) Em 1665, o cientista inglês Robert Hooke observou divisórias minúsculas em um pedaço de cortiça, utilizando um microscópio rústico e as chamou de células. II. ( ) As células funcionam como seres autônomos, possuindo capacidade de respiração, alimentação, digestão, eliminação de resíduos e reprodução. III. ( ) As células eucariontes possuem um número muito limitado de organelas e o seu material genético- o DNA -, encontra-se disperso pelo citoplasma. IV. ( ) As pesquisas realizadas com células-tronco são muito recentes, tiveram início apenas em 1998. Por isso, essa técnica ainda é muito limitada e pouco eficiente. V. ( ) Os trabalhos publicados em 1839 pelos cientistas Matthias Schleiden e Theodor Schwann foram um marco para o conhecimento sobre as células. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. V, F, F, V, F.
2. F, V, F, F, V.
3. F, V, V, F, F.
4. V, V, F, F, V.
5. F, F, V, F, V.

Leia o trecho a seguir: “Considerando todos os seres vivos, estão descritos e catalogados quase dois milhões de espécies. Mas esse número está longe do total real: segundo algumas estimativas, pelo menos 50 milhões de espécies ainda não teriam sido descritas. O sistema de classificação usado hoje distribui os seres vivos em cinco grandes reinos: Monera, Protista, Fungi, Animalia (ou Metazoa) e Plantae (ou Metaphyta). A distribuição das espécies entre os reinos segue critérios específicos, como o tipo de organização celular, o número de células e a forma de obtenção de alimento [...].”
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as características que diferenciam os organismos procariontes dos eucariontes, analise as afirmativas a seguir. I. O reino Monera é formado exclusivamente por organismos procariontes e unicelulares, como as bactérias e cianobactérias ou algas azuis. II. As células procariontes possuem uma membrana que reveste e isola o núcleo do citoplasma, chamada de carioteca ou membrana nuclear. III. As células eucariontes possuem organelas, como a mitocôndria, que são responsáveis pela respiração celular e pelo fornecimento de energia. IV. O retículo endoplasmático rugoso, responsável pela síntese e transporte de biomoléculas pela célula, está presente em células animais e vegetais. V. A parede celular controla a entrada e saída de água nas células animais, mantendo o volume de substâncias em um nível adequado. Está correto apenas o que se afirma em:
1. III, IV e V.
2. I, II e V.
3. I, III e IV.
4. II, III e IV.
5. II, IV e V.

Há cerca de 3,5 bilhões de anos apareceram na Terra os primeiros seres vivos. Eram seres extremamente simples, e o material genético ficava disperso em seu interior, em contato com o citoplasma. Ao longo da evolução, a partir desse “ancestral comum”, os organismos mais complexos foram surgindo, se diversificando e ocupando os mais variados habitats. Apesar das diferenças observadas entre os seres vivos, sejam eles animais ou plantas, e independentemente do tamanho, características ou funções, em um ambiente natural, existem inúmeras conexões entre eles, e muitos, só sobrevivem, se tiverem a ajuda de outros.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os organismos procariontes e eucariontes, e sobre as diferenças evolutivas entre eles, analise os grupos de seres vivos abaixo e ordene-os de acordo com sua composição e características celulares. ( ) Animais. ( ) Protozoários. ( ) Aequeas. ( ) Fungos. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. 2, 3, 1, 4.
2. 3, 4, 1, 2.
3. 1, 3, 4, 2.
4. 4, 3, 1, 2.
5. 4, 2, 1, 3.

Leia o trecho a seguir: “‘Não existe crime perfeito’. Essa célebre frase dita por Sherlock Holmes, um dos personagens mais conhecidos da ficção da literatura mundial, torna-se cada vez mais real com o avanço da ciência forense. Segundo o princípio de Edmond Locard, ‘todo contato deixa uma marca’ e, no ato criminoso, o suspeito sempre deixa algum rastro no local do crime ou no corpo de sua vítima, um vestígio que pode virar prova técnica para acusar ou inocentar suspeitos. Em Alagoas, após a inauguração do Laboratório Forense do Instituto de Criminalística, vários casos estão sendo elucidados, desde a identificação de corpos até a identificação de autores de crimes. Isso tornou-se possível, através do exame de DNA Forense, a análise do perfil genético, por meio de amostras biológicas presentes nos vestígios encontrados por peritos criminais e médicos legistas [...].”
Os resultados alcançados na análise de materiais biológicos estão diretamente ligados à forma de preparo e conservação das amostras. Além disso, também é muito importante escolher o tipo de análise mais adequada ao material coletado. Sendo assim, a partir da leitura do texto e dos conteúdos estudados sobre as principais técnicas histológicas, analise as afirmativas a seguir. I. O espalhamento é um procedimento realizado com meios de cultura, mantidos em placa de Petri e se trata de uma técnica eficiente, para estimar a taxa de proliferação de microrganismos. II. O esmagamento é um procedimento em que uma amostra é comprimida entre duas lâminas. Seu uso é frequente em materiais biológicos de alta densidade. III. A montagem total é uma técnica muito versátil, que exige rigidez da amostra, considerando que, nessa etapa, o tecido é cortado em pedaços finos com o uso de um bisturi. IV. O decalque é uma técnica que envolve a retirada de células superficiais e consiste na coleta de material com uma lâmina aplicada diretamente sobre o corte, lesão ou ferimento. Está correto apenas o que se afirma em:
1. I, III e IV.
2. II, III e IV.
3. I, II e IV.
4. II e IV.
5. I e III.

Ao longo das últimas décadas, a expectativa de vida aumentou consideravelmente. Antigamente, a média de longevidade entre homens e mulheres não ultrapassava os 60 anos, mas, atualmente, idosos acima de 70 anos ainda estão saudáveis e ativos e representam uma parte significativa da população. Esse fato tem relação direta com os progressos tecnológicos e científicos sobre o conhecimento das doenças e do corpo humano e, sem dúvida, a criação do microscópio foi um marco para esses avanços. Somente a partir disso é que foi possível conhecer as células. Mas como medir estruturas tão pequenas? Através da “nanotecnologia”, uma ciência que estuda a matéria a nível molecular, especializada na análise de estruturas extremamente pequenas e que desenvolveu um sistema de medidas específico para esse tipo de análise.
A partir dessas informações e do conteúdo estudado sobre microscopias especiais, escolha a definição que melhor se adequa às unidades de comprimento empregadas para dimensionar estruturas microscópicas.
1. Em microscopia óptica, a unidade de medida mais utilizada é o micrômetro (µm), e na microscopia eletrônica, o nanômetro (nm).
2. As estruturas celulares que só podem ser observadas com o auxílio de instrumentos de aumento são chamadas de macroscópicas.
3. Na microscopia óptica e na eletrônica, a principal unidade de medida usada na observação de estruturas celulares é o milímetro (mm).
4. Em microscopia, as unidades de medida representam submúltiplos do metro, e um micrômetro (µm) corresponde à milésima parte do metro.
5. Amostras com até 0,1 micrômetros (µm) podem ser observadas no microscópio óptico e, se forem menores, no eletrônico.

Leia o trecho a seguir: “Em um novo estudo co-financiado pelo Instituto de Astrobiologia da NASA, os cientistas compararam estruturas tridimensionais dos ribossomos de uma variedade de espécies de complexidade biológica variável, incluindo humanos, leveduras, bactérias e archaea. A equipe descobriu “impressões digitais” distintas nos ribossomos, onde novas estruturas foram adicionadas à superfície ribossômica, sem alterar o núcleo ribossômico pré-existente, que se originou mais de 3 bilhões de anos atrás, antes do último ancestral universal comum [...].”
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as função das organelas celulares, pode-se afirmar que os ribossomos são fundamentais para a célula, porque:
1. são organelas muito abundantes, que podem ser encontradas no citoplasma, núcleo e no retículo endoplasmático rugoso (RER), e são imprescindíveis para as trocas gasosas celulares.
2. apesar de serem organelas, como as mitocôndrias, apresentam núcleo e DNA exclusivos, por isso, se encarregam de todos os comandos e processos que envolvem a duplicação celular.
3. realizam a síntese de proteínas e as alteram para beneficiamento da célula. Além disso, os ribossomos são responsáveis por interpretar e traduzir as mensagens vindas do DNA.
4. nas células, os ribossomos geralmente estão localizados junto à membrana plasmática e, por isso, ajudam a controlar a saída e a entrada das partículas.
5. são as organelas responsáveis pelo equilíbrio celular, mantendo o nível apropriado de água na célula, impedindo desidratação ou rompimento por excesso de água.

Leia o trecho a seguir: “A biotecnologia está muito mais próxima do nosso cotidiano do que imaginamos. Desenvolvimento de medicamentos e peles artificiais, produção de biocombustível e de vacinas, controle de pragas agrícolas e plantas transgênicas são exemplos do uso da biotecnologia. Uma das definições sobre a área é a “aplicação de tecnologias que utilizem sistemas biológicos, organismos vivos, ou seus derivados, para fabricar ou modificar produtos ou processos para usos específicos”.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre técnicas histológicas, analise as técnicas disponíveis a seguir e associe-as com suas respectivas características. 1. Biópsia. 2. Necropsia. 3. Técnicas citoquímicas. 4. Microscopia de contraste de fases. ( ) Técnica que diferencia a amostra, através de um feixe de luz, em áreas mais densas (escuras) e menos densas (claras). ( ) Conjunto de procedimento médicos usados em cadáveres para a análise e determinação da causa da morte. ( ) Coleta de amostra de células ou tecidos para análise laboratoriais e diagnósticos de doenças crônicas. ( ) Metodologia empregada em diagnósticos capazes de localizar, isolar e avaliar a composição química das célula. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. 4, 3, 1, 2.
2. 1, 3, 4, 2.
3. 3, 2, 4, 1.
4. 2, 1, 4, 3.
5. 4, 2, 1, 3.

Leia o trecho a seguir: “Os biólogos são capazes de descrever em detalhes a composição, digamos, de um rato. São capazes de dizer como o rato se desloca, como respira, como digere. Mas não sabem absolutamente nada acerca da forma como ele se constrói a partir da célula ovo.” Fonte: MATIOLI, S.R. & FERNANDES, F.M.C. Biologia Molecular e Evolução. 2.ed. Ribeirão Preto: Holos, 2012. p.105. Apesar do nosso pouco conhecimento sobre a origem e diversificação da vida, a Teoria Celular proposta pelos cientistas alemães Schwann e Schleiden em 1839, mesmo que antiga, nos trouxe informações importantes e reconhecidas até hoje sobre a estrutura e composição das células.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Teoria Celular, analise as afirmativas a seguir e associe-as com suas respectivas características.
1) Carboidratos.
2) Proteínas.
3) Lipídios.
4) Glicídios.
1. 2, 4, 3, 1, 1.
2. 3, 3, 1, 2, 4.
3. 1, 2, 4, 3, 2.
4. 4, 3, 1, 2, 3.
5. 3, 1, 4, 2, 3.

Qual a molécula que estoca a informação genética em células humanas?
1. RNA.
2. Ácidos Graxos.
3. DNA.
4. Proteínas.
5. Aminoácidos.

Mais conteúdos dessa disciplina