Logo Passei Direto
Buscar
A tricomoníase é uma doença causada pelo Trichomonas vaginalis, um protozoário que foi descrito pela primeira vez em 1836. Ele é o principal causador de vulvovaginite em mulheres.
Com base na tricomoníase e seu diagnóstico laboratorial, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O diagnóstico laboratorial é feito somente através da secreção uretral ou vaginal.
( ) Para realização da coleta não deve-se estar utilizando medicação antiparasitária.
( ) O material de secreção uretral e vaginal é colhido através da utilização de um swab para a realização do exame direto a fresco.
A V - V - V.
B V - F - V.
C F - V - V.
D V - F - F.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre a tricomoníase e seu diagnóstico laboratorial: ( ) O diagnóstico laboratorial é feito somente através da secreção uretral ou vaginal. É falsa (F). Embora a secreção uretral ou vaginal seja uma das formas de diagnóstico, o diagnóstico pode ser feito também por outros métodos, como exames de urina ou amostras de outros fluidos corporais. ( ) Para realização da coleta não deve-se estar utilizando medicação antiparasitária. É verdadeira (V). O uso de medicação antiparasitária pode interferir nos resultados do exame, por isso é recomendado que não se utilize antes da coleta. ( ) O material de secreção uretral e vaginal é colhido através da utilização de um swab para a realização do exame direto a fresco. É verdadeira (V). A coleta do material para o exame é feita com um swab, que é utilizado para observar o protozoário em exame direto. Portanto, a sequência correta é: F - V - V. A alternativa que apresenta essa sequência é a C) F - V - V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A diferenciação das espécies de Taenia sp. pode ser realizada de acordo com algumas características estruturais.
Com base na estrutura que possibilida essa diferenciação, assinale a alternativa CORRETA:
a) Ovos inférteis.
b) Ovos.
c) Proglotes.
d) Larvas rabditoides.

A Tricocefalíase ou Tricuríase é uma doença causada pelo verme Trichuris trichiura. Esse parasita vive no intestino grosso de seu hospedeiro com sua extremidade anterior mergulhada na mucosa do ceco. É encontrado também no apêndice, cólon e, às vezes, no íleo.
Com base na tricuríase, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Pode-se utilizar métodos de sedimentação como Hoffmann e Ritchie.
( ) O método de Kato-Katz não é indicado para confirmação laboratorial desta parasitose.
( ) Em alguns casos pode ser empregada a colonoscopia para observar o parasita aderido a mucosa intestinal.
A V - F - V.
B V - V - V.
C F - F - F.
D V - F - F.

Estima-se que a prevalência no mundo todo da infecção por ancilostomídeos seja 576 a 740 milhões, principalmente em países em desenvolvimento, como o Brasil.
Com base nos ancilostomídeos, analise as sentenças a seguir:
I- A transmissão das diferentes espécies de Ancylostoma podem ocorrer através de duas formas: via transcutânea e via ingestão de ovos.
II- O primeiro sintoma imediato da infecção via transcutânea pela espécie Ancylostoma duodenale decorre da migração da larva no tecido cutâneo, ocasionado dermatite urticariforme.
III- O Ancylostoma brasiliensis e caninum são causadores da patologia conhecida popularmente como bicho geográfico ou larva migrans cutânea.
IV- O diagnóstico na Ancylostomose, é realizado através do exame parasitológico de fezes, para a pesquisa morfológica dos cistos.
A As sentenças I, II e III estão corretas.
B Somente a sentença I está correta.
C As sentenças II e IV estão corretas.
D As sentenças III e IV estão corretas.

A transmissão de doenças pode ocorrer de forma direta, ou seja, pelo contato do hospedeiro diretamente com o agente infeccioso, ou pela ação de algum vetor. No caso da parasitologia, o vetor pode ser, por exemplo, um artrópode ou um molusco.
Com base na terminologia empregada e seu significado, pensando na definição de um vetor mecânico, assinale a alternativa CORRETA:
a) Vetor inanimado no qual o parasita pode ser transportado. Como exemplo temos objetos de uso como, tais como copos, talheres, roupas, entre outros.
b) Vetor no qual o parasita se desenvolve do inicio ao fim, e não é passível de transmissão, sendo seu ciclo biológico limitado somente a este.
c) Vetor no qual o parasita desenvolve parte de seu ciclo biológico, como parte de sua reprodução. Um exemplo são os triatomíneos, que podem transportar o Trypanossoma cruzi.
d) Vetor no qual o parasito não se reproduz e nem se desenvolve neste, servindo apenas como transporte. Um exemplo são as moscas domésticas que podem transportar parasitas em suas patas.

A fase pré-analítica abrange os procedimentos antes da execução dos testes laboratoriais, sendo eles a requisição, o cadastro de clientes e exames, a coleta, o transporte de amostras e o armazenamento.
Com base no armazenamento de amostras de fezes refrigeradas, assinale a alternativa CORRETA:
A Podem ficar até 48 horas em refrigeração.
B Não devem ultrapassar 12 horas em geladeiras.
C Podem ficar somente 1 hora em refrigeração.
D Não devem ultrapassar 2 horas em geladeira.

Como a toxoplasmose congênita é geralmente assintomática, apresenta repercussões que podem ser graves para a criança e sua família. Com base no diagnóstico laboratorial da toxoplasmose, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- O método a ser empregado para a concentração de parasitas em amostras de fezes no caso deste parasita é o Rugai ou Baerman Moraes.
II- Este parasita apresenta características de termotropismo e hidrotropismo mesmo em sua forma de ovo.
A A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
B A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C As asserções I e II são proposições falsas.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Ancilostomose, ancilostomíase, amarelão, opilação ou doença do Jeca Tatu é a doença causada pelos parasitas intestinais Ancylostoma duodenale, Necator americanus e em alguns países do Sudeste Asiático pelo Ancylostoma ceylanicum (que tem como hospedeiros cães e gatos).
Com base no diagnóstico laboratorial da ancilostomose, analise as sentenças a seguir:
I- Técnicas de flutuação, como Hoffman e Ritchie, são amplamente empregadas.
II- A metodologia de Willis pode ser empregada para o diagnóstico laboratorial.
III- O diagnóstico laboratorial baseia-se na pesquisa dos ovos dos parasitos nas amostras de fezes.
IV- A técnica de Baermann-Moraes não é indicada para seu diagnóstico laboratorial.
A As sentenças I e II estão corretas.
B As sentenças II, III e IV estão corretas.
C As sentenças I e IV estão corretas.
D As sentenças I e III estão corretas.

A giardíase é uma infecção causada por protozoários que atinge, principalmente, a porção superior do intestino delgado. A maioria das infecções é assintomática e ocorre tanto em adultos, quanto em crianças. Com base na Giardia sp., pensando nas estruturas parasitárias que compõe seu ciclo biológico, assinale a alternativa CORRETA:
a) Ovos e Trofozoítas.
b) Cistos e Larvas.
c) Cistos e Trofozoítas.
d) Ovos e Larvas.

Mais conteúdos dessa disciplina