Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - NEAD
RELATÓRIO DE PRÁTICA VIRTUAL
	IDENTIFICAÇÃO
	1. Acadêmico: Jerusa Vieira Guimarães 
	2. Matrícula: 5246563
	3. Curso: Farmácia 
	4. Turma: FLD220653SAU
	5. Disciplina: Parasitologia Clínica 
	6. Tutor(a) Externo(a): Juliana Ayres Pellizzaro
	DADOS DA PRÁTICA
	1. Título: Método de Faust
	2. Semestre: 5
	3. Data: 02/04/25
	INTRODUÇÃO
	 O método de faust tem como vantagem a detecção de cistos e oocistos de protozoários e de ovos leves e larvas de helmintos, mesmo em baixas quantidades nas amostras fecais. Embora seja uma técnica simples, rápida e de baixo custo, o diagnóstico preciso depende da experiência técnica do profissional no processamento da amostra e análise ao microscópio. Também é necessário um cuidado especial quanto ao tempo de exposição dos parasitos ao sulfato de zinco, uma vez que este tem a desvantagem de causar deformações morfológicas nos parasitos a partir de 10 minutos de contato direto. Além da preocupação com a realização correta do método de Faust, a preparação antes e após a técnica também tem um papel de grande importância para um resultado confiável. 
	OBJETIVOS
	 . Compreender esta técnica de análise parasitológicas;
 . Desenvolver os procedimentos referentes ao método de Faust;
 . Expressar e interpretar os resultados obtidos a partir das análises parasitológicas pelo método de Faust;
 . Analisar e comparar os métodos mais utilizados em parasitologia clínica de fezes.
	MATERIAIS
	 . Alça de Platina;
 . Bastão de vidro;
 . Béquer 500ml com hipoclorito de sódio;
 . Béquer de 250ml;
 . Centrífuga;
 . Coletor com amostra de fezes;
 . Conta gotas com lugol;
 . Funil;
 . Gaze;
 . Lâmina de vidro;
 . Lamínula;
 . Microscópio;
 . Pipeta Pasteur;
 . Pisseta com água destilada;
 . Pisseta com sulfato de zinco a 33%;
 . Suporte para tubo de ensaio;
 . Tubo de ensaio.
	METODOLOGIA
	 Primeiramente para segurança do experiência, higienizamos as mãos na pia. Colocamos os equipamentos de proteção “EPIs”. Depois identificar a amostra, colocar 500ml de água no béquer com amostra de fezes e homogenizar com o bastão e dissolver, colocar o funil + gaze em cima do cálice e filtra a amostra (fezes) se tiver ovos passa pela gaze a parte grossa fica na gaze e colocar o líquido (fezes) no tubo de ensaio e levar para centrifugar por 1 minuto por 2.500rpm e depois descartar a água e colocar mais 10 ml de água destilada e centrifugar novamente por 1 minuto por 2.500rpm descartar novamente a água e colocar 10 ml de sulfato de zinco 33% a 1,18 de densidade centrifugar novamente por 1 minuto por 2.500rpm e não desprezar o sobrenadante, pegar a alça de platina e colocar na lâmina, pingar uma gota de lugol e colocar a lamínula e levar ao microscópio na lente de 40x.
	RESULTADOS E DISCUSSÕES
	 O método de Faust é uma ferramenta poderosa no diagnóstico de parasitas intestinais, especialmente p protozoários e helmintos com ovos mais folhas. Entretanto, sua limitação na detecção de parasitas mais densas reforça a necessidade de combina-lo com outras técnicas para um diagnóstico mais preciso. 
	REGISTRO FOTOGRÁFICO
	
	REFERÊNCIAS
	Laboratório virtual 
https://uniasselvi.grupoa.education
 AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS 
 
1- Quais formas evolutivas podem ser identificados através do método de Faust?
Larvas de Helmintos: Em algumas infecções parasitárias, como a estrongiloidiase, as larvas do verme podem ser encontradas nas fezes. O método de Faust pode ser usado para identificar essas larvas.
2- Faça um resumo da técnica analisada e cite dois benefícios da sua aplicação.
O método de Faust tem por benefício sua fácil execução e fácil visualização microscópica, porém, é necessário o uso de uma centrífuga. Esse método também tem por benefício a remoção de detritos fecais, porém, alguns ovos helmintos são bastante densos para serem visualizados.
image1.jpeg
image2.jpeg
image3.png

Mais conteúdos dessa disciplina