Logo Passei Direto
Buscar

Geometria

Outros
A esclerose múltipla (EM) é a doença autoimune, desmielinizante e progressiva mais comum do sistema nervoso central (SNC). O diagnóstico da doença ocorre geralmente entre 20 e 40 anos de idade, embora o início possa ser mais precoce [...]. As incapacidades funcionais causadas pela evolução da doença, que estão relacionadas ao número de surtos e remissões nos primeiros anos da doença, podem progredir ao longo do tempo e refletir no desempenho das atividades do dia a dia.
Com base no texto e na aplicação dos fundamentos teóricos da Terapia Ocupacional em condições neurológicas e neurodegenerativas, analise as afirmativas a seguir:
I. A reabilitação neurofuncional visa apenas à adaptação das funções cognitivas, desconsiderando os aspectos sensoriais e emocionais.
II. A terapia ocupacional tem foco principal na restauração física do paciente, considerando também os aspectos cognitivos e emocionais.
III. A utilização da plasticidade cerebral tem pouca ou nenhuma influência nas estratégias de reabilitação adotadas pela Terapia Ocupacional.
IV. A terapia ocupacional busca maximizar a independência e a qualidade de vida do paciente, considerando suas necessidades individuais e o contexto de vida.
A II e III, apenas.
B I, II e III, apenas.
C II, III e IV, apenas.
D II e IV, apenas.
E III e IV, apenas.
User badge image
Aprendendo Através de Exercícios

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. A reabilitação neurofuncional visa apenas à adaptação das funções cognitivas, desconsiderando os aspectos sensoriais e emocionais. Falso. A reabilitação neurofuncional deve considerar todos os aspectos do paciente, incluindo os sensoriais e emocionais, não se limitando apenas às funções cognitivas. II. A terapia ocupacional tem foco principal na restauração física do paciente, considerando também os aspectos cognitivos e emocionais. Parcialmente verdadeiro. Embora a terapia ocupacional considere aspectos físicos, cognitivos e emocionais, seu foco principal é na funcionalidade e na participação do paciente nas atividades do dia a dia, não apenas na restauração física. III. A utilização da plasticidade cerebral tem pouca ou nenhuma influência nas estratégias de reabilitação adotadas pela Terapia Ocupacional. Falso. A plasticidade cerebral é um conceito fundamental na reabilitação e influencia significativamente as estratégias utilizadas na terapia ocupacional. IV. A terapia ocupacional busca maximizar a independência e a qualidade de vida do paciente, considerando suas necessidades individuais e o contexto de vida. Verdadeiro. Esta afirmativa está correta, pois a terapia ocupacional realmente foca na independência e na qualidade de vida do paciente, levando em conta suas necessidades e contexto. Com base nas análises, as afirmativas verdadeiras são apenas a II (parcialmente) e IV. Portanto, a alternativa que contém os itens verdadeiros é: D) II e IV, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina