Logo Passei Direto
Buscar
Louis Pasteur (1859) realizou um experimento utilizando um balão de vidro, onde ele colocou um caldo nutritivo, em seguida ele ferveu o material para matar todos os microrganismos que estavam ali dentro, posteriormente ele pegou este balão e entortou o gargalo, ao entortar esse gargalo o que era impedido? A entrada do microrganismo. Assim os microrganismos não atingiam o caldo nutritivo, o ar entrava mais os microrganismos não, estes ficavam retidos na curva do gargalo. Depois o que Pasteur fez? Quebrou o gargalo deixando o ar em contato direto com o caldo nutritivo. E ele percebeu o desenvolvimento dos microrganismos.
Assim, quanto aos resultados deste experimento, analise as afirmativas abaixo: I. Com este experimento Pasteur provou que o material foi contaminado por microrganismos presentes no ar e não que o ser vivo surgiu do caldo nutritivo. OU SEJA, II. Pasteur provou que a vida surge por meio de outro ser vivo. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
b. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
c. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
d. As asserções I e II são proposições falsas.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar as asserções: I. "Com este experimento Pasteur provou que o material foi contaminado por microrganismos presentes no ar e não que o ser vivo surgiu do caldo nutritivo." Esta afirmativa é verdadeira. O experimento de Pasteur demonstrou que os microrganismos presentes no ar eram responsáveis pela contaminação do caldo nutritivo, e não que a vida surgia espontaneamente do caldo. II. "Pasteur provou que a vida surge por meio de outro ser vivo." Esta afirmativa também é verdadeira. O experimento de Pasteur apoiou a teoria da biogênese, que afirma que a vida surge de outra vida, e não de forma espontânea. Agora, vamos verificar a relação entre as duas asserções. A asserção II é uma justificativa correta da I, pois a conclusão de que a vida não surge espontaneamente (I) é sustentada pela afirmação de que a vida vem de outro ser vivo (II). Portanto, a alternativa correta é: a. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A autoclavagem é recomendada para autoclavar meio de cultura, água, solo, entre outros similares. No entanto, produtos oleosos não podem ser autoclavados pois a esterilização é superficial, devendo ser esterilizada pelo calor a seco ou filtragem. Alguns compostos termolábeis como compostos voláteis, hormônios, antibióticos, fungicidas são parcialmente ou totalmente inativados quando expostos a altas temperaturas, razão pela qual devem ser adicionados ao meio de cultivo após a autoclavagem e serem submetidos a filtragem.
Porém, antes de iniciar um processo de autoclavagem é necessário tomar alguns cuidados, tais como: I. Verificar o nível da água. II. Ao ligar a autoclave deixe sair bastante vapor para que ocorra a completa remoção do ar, assim as temperaturas internas se mantêm constantes mantendo adequada a pressão fornecida pelo manômetro. III. Não encher os frascos, com mais de 2/3 de sua capacidade; IV. Os recipientes vazios devem ser autoclavados deitados para o vapor circular adequadamente. É verdadeiro o que se afirma em:
a. Apenas I, II e III estão corretas.
b. Apenas I, III e IV estão corretas.
c. Apenas II e III estão corretas.
d. Apenas I, II e IV estão corretas.
e. Todas as alternativas estão corretas.

Outro tipo de microscopia utilizada para visualizar microrganismos transparentes que aparecem brilhantes ou iluminados sobre um campo escuro é a Microscopia de campo escuro, que é aplicada para microrganismos que exibem características morfológicas específicas quando vivos. Já a microscopia confocal permite maior contraste entre materiais de espessura ou densidade diferentes.
Com base nesta informação analise as asserções abaixo no que se refere a microscopia confocal: I. Na microscopia confocal a luz incide em várias direções em diferentes partes do material analisado. E essa é a vantagem, PORQUE, II. Diminui a capacidade de mostrar a estrutura celular sem utilizar corantes. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
a. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
d. As asserções I e II são proposições falsas.
e. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

A história da microbiologia começa quando Robert Hooke em 1665 decide fazer algo interessante. Com um conjunto de lentes de aumento ele visualiza uma fatia de cortiça e vê grandes emaranhados e que os emaranhados são unidos por unidades que se repetem. Assim, ele compara-se com as células de animais e plantas, que são também formados por estruturas repetitivas.
Dentro deste contexto, quanto a história da microbiologia, analise as afirmativas abaixo: I. Antony Van Leeuwenhoek (1632-1723), utilizou lentes de aumento acoplado a uma chapa que no lado anterior tinha um lugar para colocar água e contra a luz observou vários filamentos de tamanho variável e que se movimentavam, ele deu o nome de animacros para estas estruturas. II. As observações de Hooke e Leeuwenhoek levaram à descoberta da fotossíntese, mas somente em 1839 que a fotossíntese foi reconhecida como unidade fundamental de vida. III. Na teoria da BIOGÊNESE, defende-se que a criação de um ser vivo é a partir de matéria inanimada (sem vida). IV. Mesmo com a comprovação de Redi, que os microrganismos não surgiram de material inanimado, muitos pesquisadores da época não aceitaram, outros falaram que este experimento era somente para organismos multicelulares. Assinale a alternativa correta:
a. Apenas II e III estão corretas.
b. Apenas I, III e IV estão corretas.
c. Apenas I e IV estão corretas.
d. Apenas II, III e IV estão corretas.
e. Todas as alternativas estão corretas.

São ações que previnem e controlam os riscos que estão presentes na atividade de pesquisa, que podem comprometer o homem, os animais e o meio ambiente.
Tal afirmativa diz respeito ao conceito de: Assinale a alternativa correta:
a. Higiene ocupacional.
b. Biossegurança.
c. Segurança ocupacional.
d. Biosaúde.
e. Saúde.

Mais conteúdos dessa disciplina