Logo Passei Direto
Buscar

Habilidades de Gestão

Colégio Objetivo
É de conhecimento geral que a informação é um recurso importante dentro de uma organização, assim como a incorporação de novas tecnologias de informação também são um recurso valioso para o desenvolvimento de uma boa gestão.
Qual é a importância da informação para a gestão de resultados?
a. A informação que é importante para a avaliação dos resultados é difícil de ser mensurada pelos sistemas de saúde, pois não existe uma constância ao longo do tempo.
b. A informação mobiliza recursos capazes de otimizar o desempenho organizacional; para que isso aconteça, ela precisa ser bem utilizada e o gestor precisa dominar os mecanismos de gestão para o seu uso.
c. A informação não depende de processos bem organizados, o que significa que a organização dos setores como o almoxarifado, a farmácia e e lavanderia não interferem diretamente na obtenção de informação precisa e sem viés.
d. A importância está na utilização de tecnologias da informação compartimentadas, passível de comunicação intrassetorial, como um indicador de resultado a fim de priorizar a eficácia e a qualidade dos serviços.
e. A baixa disponibilidade de informações básicas e de qualidade resulta em fatores limitantes para criar indicadores de gestão, fundamentais para a tomada de decisão pela gestão.
User badge image
Estudando com Questões

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para determinar a importância da informação para a gestão de resultados, vamos analisar cada uma das alternativas: a) A informação que é importante para a avaliação dos resultados é difícil de ser mensurada pelos sistemas de saúde, pois não existe uma constância ao longo do tempo. - Esta opção fala sobre a dificuldade de mensuração, mas não aborda a importância da informação em si. b) A informação mobiliza recursos capazes de otimizar o desempenho organizacional; para que isso aconteça, ela precisa ser bem utilizada e o gestor precisa dominar os mecanismos de gestão para o seu uso. - Esta opção destaca a importância da informação para otimizar o desempenho organizacional e a necessidade de um bom uso por parte do gestor, o que é fundamental. c) A informação não depende de processos bem organizados, o que significa que a organização dos setores como o almoxarifado, a farmácia e a lavanderia não interferem diretamente na obtenção de informação precisa e sem viés. - Esta opção é incorreta, pois a organização dos processos impacta diretamente na qualidade da informação. d) A importância está na utilização de tecnologias da informação compartimentadas, passível de comunicação intrassetorial, como um indicador de resultado a fim de priorizar a eficácia e a qualidade dos serviços. - Embora mencione a importância da tecnologia, não aborda diretamente a importância da informação em si. e) A baixa disponibilidade de informações básicas e de qualidade resulta em fatores limitantes para criar indicadores de gestão, fundamentais para a tomada de decisão pela gestão. - Esta opção fala sobre a falta de informação, mas não enfatiza a importância da informação quando disponível. Após essa análise, a alternativa que melhor reflete a importância da informação para a gestão de resultados é: b) A informação mobiliza recursos capazes de otimizar o desempenho organizacional; para que isso aconteça, ela precisa ser bem utilizada e o gestor precisa dominar os mecanismos de gestão para o seu uso.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Atualmente, os serviços de urgência e emergência são as principais portas de entrada dos pacientes no sistema de saúde. Isso porque a população busca por um serviço rápido e resolutivo, com acesso a tecnologias de cuidado e diagnóstico avançadas.
Qual é a demanda destas unidades?
a. Prestam assistência imediata aos pacientes que apresentam ou não risco de morte e, por isso, exigem instalações e equipamentos específicos para o apoio de baixa, média e alta complexidade.
b. Prestam assistência curativa aos pacientes que apresentam risco de morte e, por isso, exigem instalações e equipamentos específicos para o apoio de alta complexidade.
c. Operam em um nível de alta resolutividade e demandam de um apoio diagnóstico, tratamento, observação ou internação compatíveis com as necessidade com os casos mais graves.
d. São aquelas que atendem pacientes sem risco de morte e oferecem assistência de baixa e média complexidade e operam em um nível de alta resolutividade.
e. Ordenar o fluxo assistencial e prestar atendimento precoce em transporte adequado, rápido e resolutivo às pessoas que têm algum agravo à saúde de natureza clínica, cirúrgica, gineco-obstétrica, traumática ou psiquiátrica.

O trabalho em equipe, nos dias de hoje, mais do que nunca, é tido como uma das características essenciais do trabalho em saúde. Esse tipo de trabalho, como forma de prestação de serviços, é produzido no mesmo momento em que é consumido.
Como se configura o trabalho em equipe no hospital?
a. O trabalho em equipe é compartimentado por setores e por grupos de especialidades de forma individual e independente, de acordo com as necessidades dos clientes.
b. No âmbito hospitalar, o trabalho em equipe é multiprofissional, no qual profissionais técnicos, generalistas ou especialistas atuam de forma independente, de acordo com o conhecimento de cada um.
c. No âmbito hospitalar, o trabalho em equipe é um processo contínuo, ininterrupto e realizado por diversos profissionais técnicos, generalistas ou especialistas de forma complementar e interdependente.
d. No âmbito hospitalar, é realizado por meio do compartilhamento do mesmo espaço e dos mesmos pacientes, e a equipe multiprofissional atua sob objetivos e metas individuais.
e. No âmbito hospitalar, é um processo contínuo, ininterrupto e realizado por diversos profissionais técnicos, generalistas ou especialistas de forma complementar e interdependente.

A RDC n° 34 de 2014 determina que todas as atividades e/ou procedimentos executados nos hemocentros devem ser registrados e documentados, porém garantindo a inviolabilidade e a confiabilidade do registro. Entre esses registros, está a entrevista que o profissional de nível superior deve fazer ao candidato à doação.
Qual o objetivo dessa entrevista?
a. O objetivo da entrevista é solicitar que o doador assine o Termo de Consentimento, eximindo-se de qualquer responsabilidade.
b. O objetivo da entrevista é realizar o cadastro do doador no banco de dados do serviço e solicitar sua assinatura para que se comprometa a realizar doações periódicas.
c. O objetivo da entrevista é identificar histórico prévio de saúde, hábitos e estilo de vida que podem impedir a doação.
d. O objetivo da entrevista é esclarecer dúvidas e acalmar o doador, salientando que o procedimento não causa nenhum desconforto antes, durante ou após a coleta.
e. O objetivo da entrevista é realizar os testes laboratoriais para triagem de doenças infecciosas que são transmitidas pelo sangue.

Em uma instituição de saúde com muitos setores bem compartimentados, alguns destes têm maiores custos variáveis do que outros.
Por que isso acontece e qual é a melhor forma de realizar uma análise de resultados nestes casos?
a) Isso acontece porque os resultados podem ser fixos e variáveis e, nestes casos, a análise de resultados deve ser feita de forma geral, de toda a instituição, para manter o foco dentro do planejamento esperado.
b) Isso acontece porque os resultados são variáveis de acordo com a demanda da instituição e, nestes casos, a análise de resultados deve ser feita de forma geral, de toda a instituição, para evitar prejuízos futuros à organização.
c) Isso acontece porque os resultados são variáveis, de acordo com o foco de atuação da instituição e, nestes casos, a análise de resultados deve ser feita por setor, de modo a manter a instituição dentro do planejamento esperado ou modificar algumas ações a fim de evitar prejuízos futuros à organização.
d) Isso acontece porque os resultados são, muitas vezes, fixos e variáveis, de acordo com a oferta da instituição e, nestes casos, a análise de resultados deve ser feita por unidade de medida para manter a instituição dentro do planejamento esperado.
e) Isso acontece porque os resultados são variáveis de acordo com o foco da instituição e, nestes casos, a análise de resultados não deve ser feita, pois prejudicaria o planejamento, evitando prejuízos futuros à organização.

O serviço de imagem é composto por diferentes métodos de apoio diagnóstico e está em constante transformação, uma vez que acompanha as inovações tecnológicas no setor.
Diante disso, qual das alternativas abaixo apresenta uma característica imprescindível para os profissionais que atuam nesse setor?
a. Os profissionais que atuam em serviços de imagem devem contribuir para a realização de uma medicina mais segura para os clientes.
b. Os profissionais que atuam em serviços de imagem necessitam ampliar seus conhecimentos e habilidades para acompanhar os avanços tecnológicos.
c. Os profissionais que atuam em serviços de imagem devem garantir o retorno de seus clientes por meio de um atendimento totalmente tecnológico.
d. Os profissionais que atuam em serviços de imagem são bloqueados pela busca contínua de atualizações dentro da área tecnológica.
e. Os profissionais que atuam em serviços de imagem não precisam ter conhecimentos e habilidades específicas devido às inovações tecnológicas.

O dimensionamento, a sinalização e a localização das unidades de urgência e emergência são estudadas de forma cuidadosa para garantir que os usuários do serviço tenham um trânsito adequado e ágil, necessário nos casos de maior gravidade. Além disso, o ambiente deve ser confortável para os usuários.
por quê?
a. Porque estudos comprovam que um ambiente agradável tem um efeito positivo na dor ou no desconforto.
b. Para proporcionar um ambiente tranquilizador para os profissionais que realizam suas atividades com calma, sem sofrer com a pressão de uma sala de espera cheia.
c. Para que os usuários esperem por atendimento em ambiente agradável, sem se importar com a demora do atendimento.
d. Para oferecer conforto térmico e acústico, aconchego para que o paciente receba um atendimento humanizado, desde a entrada até a saída do ambiente.
e. Para entreter aqueles que estão esperando por atendimento e seus familiares em um ambiente agradável.

Mais conteúdos dessa disciplina