Logo Passei Direto
Buscar
O SUS estabelece que no contexto do atendimento integral, as atividades preventivas devem ser tratadas como prioridade. A Atenção Primária em Saúde (APS) é prestigiada na Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), sendo definida como: Conjunto de ações de saúde individuais, familiares e coletivas que envolvem promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde, desenvolvida por meio de práticas de cuidado integrado e gestão qualificada, realizada com equipe multiprofissional e dirigida à população em território definido, sobre as quais as equipes assumem responsabilidade sanitária. (BRASIL, 2017, online).
Com relação à atenção primária em saúde, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F): • A APS lida com problemas e estágios iniciais, mas também intermediários, oferecendo cuidados progressivos. • Os problemas de estágio avançado são oferecidos pela atenção primária pela regionalização do sistema de redes de atenção. • A APS é a porta de entrada do sistema de saúde porque é eficaz em combater os problemas de forma preventiva. • A APS é considerada atenção de baixa complexidade por ser muito simples de ser desenvolvida e não apresentar problemas. • A administração do sistema de redes deve partir da APS, com o objetivo de lidar com os problemas em estágios iniciais.
a. F-V-V-V-F;
b. V-F-F-F-V;
c. F-F-V-F-V;
d. F-V-F-V-V;
e. V-V-V-F-V;
User badge image
Debate de Saúde Coletiva

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre a Atenção Primária em Saúde (APS): 1. A APS lida com problemas e estágios iniciais, mas também intermediários, oferecendo cuidados progressivos. É verdadeira (V). A APS realmente lida com problemas em estágios iniciais e intermediários, oferecendo um cuidado progressivo. 2. Os problemas de estágio avançado são oferecidos pela atenção primária pela regionalização do sistema de redes de atenção. É falsa (F). A APS não é responsável por problemas de estágio avançado, que são geralmente tratados em níveis de atenção mais complexos. 3. A APS é a porta de entrada do sistema de saúde porque é eficaz em combater os problemas de forma preventiva. É verdadeira (V). A APS é considerada a porta de entrada do sistema de saúde e tem um papel importante na prevenção de doenças. 4. A APS é considerada atenção de baixa complexidade por ser muito simples de ser desenvolvida e não apresentar problemas. É falsa (F). Embora a APS seja considerada de baixa complexidade, isso não significa que seja simples ou que não enfrente problemas. Ela lida com uma variedade de situações e desafios. 5. A administração do sistema de redes deve partir da APS, com o objetivo de lidar com os problemas em estágios iniciais. É verdadeira (V). A APS deve ser a base da administração do sistema de redes de atenção à saúde, focando na resolução de problemas em estágios iniciais. Agora, organizando as respostas: - V - F - V - F - V A alternativa que apresenta a sequência correta é: b. V-F-V-F-V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O projeto de reforma sanitária direcionou para a criação de uma nova constituição e de um sistema de saúde que não envolvia a participação do setor privado. A constituição de 1988 implementou mudanças significativas no papel do Estado, instituindo que a partir de então a saúde deveria ser tratada como um direito de todos e um dever do Estado. Art. 196: A saúde é direito de todos e dever do estado, garantindo mediante políticas sociais e econômicas que visem a redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. (BRASIL, 1988, online)
Com relação as mudanças instituídas na criação da Constituição de 1988, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F):
O Estado passou a ser responsável por garantir a saúde, independente da participação do setor privado.
A saúde começou a ser tratada com um sentido de caridade humanitária.
O acesso a saúde deveria ser oferecido de forma universal, desde que fossem trabalhadores.
Os serviços de promoção, proteção e recuperação da saúde eram oferecidos de forma privada.
As atividades preventivas receberam grande atenção visando reduzir o risco de doenças.
a. V-F-F-F-V;
b. F-V-V-V-F;
c. V-V-V-F-V;
d. V-F-V-F-V;
e. F-V-F-V-V;

No governo de Vargas, tendo em vista a reforma dos serviços sanitários que já ocorriam em outros lugares do mundo, surgiu o Ministério da Educação e da Saúde Pública (MESP). As ações do MESP eram voltadas à centralização político-administrativa, na qual os médicos foram quase que totalmente excluídos das decisões sanitárias, que ficaram nas mãos de políticos e burocratas. Em 1953, foi criado o Ministério da Saúde (MS), agora separado do Ministério da Educação. Devido à falta de verba e à situação política do período, o MS atuou de maneira pouco eficiente nos primeiros anos (FILHO, 2011).
Com relação aos acontecimentos históricos e à atuação do Ministério da Educação e de Saúde, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F):
O MESP teve a preocupação de desenvolver ações associadas à hábitos de higiene da população.
As ações de educação popular eram feitas pelo rádio, panfletos, cartazes e enfermeiras.
Quando o MS foi criado os índices de mortalidade estavam baixos comparados a outros países.
O investimento financeiro era baixo e a demanda de assistência à saúde era alta.
O público que recebeu maior atenção das ações de saúde foram as crianças e suas mães.
a. V-V-F-V-V.
b. V-F-F-V-F.
c. F-V-F-F-V.
d. V-V-F-V-F.
e. F-V-F-V-F.

A definição de saúde faz parte de um processo maior que representa o progresso na área da saúde coletiva, e que foi construído com o passar dos anos principalmente através da observação de práticas direcionadas ao combate de doenças. Esse processo contou com a participação de muitos pesquisadores e filósofos, que contribuíram para estabelecer com maior clareza alguns conceitos e ideias importantes no âmbito da promoção à saúde. (Autora, 2021)
Sobre o conceito de saúde é correto afirmar:
a. A perspectiva dietética e terapêutica é contextualizada no conceito de saúde filosófica pelos estudos do filósofo Hans-Georg.
b. A saúde como processo é explicada pelo funcionamento normal do organismo de forma eficiente para culminar em um estado saudável.
c. As concepções filosóficas direcionaram o olhar para a saúde como fenômeno natural, que pode ocorrer em nível coletivo e individual.
d. O conceito de saúde natural é o único utilizado porque considera o indivíduo como objetiva científico e subjetivo.
e. O conceito filosófico não é aplicado no olhar da saúde natural porque possui relação apenas com a genética e não considera o indivíduo.

O século XIX representa o momento chave da revolução da saúde pública, sendo marcado por mudanças na administração da saúde pública e fundação do movimento sanitário. O contexto histórico era o da Revolução Industrial, que ocorreu com grande força na Inglaterra e causou muitos efeitos nocivos, desencadeando movimentos de saúde pública de forma mais precoce nessa região. Por esse motivo, daremos ênfase aos acontecimentos da Inglaterra para entender o início da reforma sanitária no mundo. (Autora, 2021)
Sobre a história da saúde pública no mundo assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F):
A revolução industrial e de ascensão do capitalismo representaram o momento chave para a evolução do sistema de assistência à saúde.
O cenário era representado por amparo do governo aos ricos e pobres, higiene e poucos casos de doenças infecciosas.
O crescimento das cidades de forma desordenada e a falta de medidas sanitárias contribuíram para o aumento de doenças infecciosas no século XIX.
A aplicação de inquéritos populacionais e a redação de relatórios por contribuição de Edwin Chadwick marcaram o início da reforma sanitária.
O processo de reforma sanitária difundiu-se da Inglaterra para outros lugares de forma particular e sem semelhanças organizativas.
a. V-V-V-F-F.
b. F-V-F-V-F.
c. V-F-F-V-F.
d. V-F-V-V-F.
e. F-V-F-F-V.

De acordo com a constituição de 1988 e a lei número 8.080 de 19 de novembro de 1990, os serviços do SUS devem ser desenvolvidos de acordo com diretrizes e princípios previstos nesta lei. As três diretrizes são: a descentralização, o atendimento integral e a participação da comunidade.
Com relação a definição dessas diretrizes, assinale a alternativa correta:
I - A identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde;
II - A formulação de política de saúde destinada a promover, nos campos econômico e social;
III - A assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas.
a. A participação em Conselhos de Saúde relaciona-se com a descentralização e integralidade.
b. A participação da comunidade garante direitos desde que atue de forma preventiva.
c. A integralidade oferece a promoção e a prevenção, enquanto a descentralização oferece recuperação.
d. A descentralização está relacionada com a gestão do sistema através de cada esfera de governo.
e. A integralidade determina que o sistema deve envolver o Ministério da Saúde e Secretarias.

Mais conteúdos dessa disciplina