Logo Passei Direto
Buscar
José Afonso da Silva desenvolveu a teoria dos elementos da Constituição, classificando-os em cinco categorias: orgânicos, limitativos, socioideológicos, de estabilização constitucional e formais de aplicabilidade. O art. 102, I, a, da CF/88, prevê que compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar originalmente a ação direta de inconstitucionalidade. Em que classe de elementos essa previsão se enquadra?
a. De estabilização constitucional.
b. Socioideológicos.
c. Orgânicos.
d. Formais de aplicabilidade.
e. Limitativos.
User badge image
Questões para Estudantes

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para responder a essa questão, precisamos entender as categorias de elementos da Constituição propostas por José Afonso da Silva. O artigo 102, I, a, da CF/88, que menciona a competência do Supremo Tribunal Federal para processar e julgar a ação direta de inconstitucionalidade, refere-se a uma estrutura organizacional e funcional do Estado. Vamos analisar as alternativas: a) De estabilização constitucional - Refere-se a elementos que garantem a estabilidade da ordem constitucional, mas não se aplica diretamente à competência do STF. b) Socioideológicos - Relaciona-se a valores e princípios que refletem a sociedade, não se encaixa aqui. c) Orgânicos - Esta categoria diz respeito aos órgãos do Estado e suas competências, o que se aplica à função do STF. d) Formais de aplicabilidade - Refere-se a normas que estabelecem a forma de aplicação das disposições constitucionais, não se aplica diretamente à competência do STF. e) Limitativos - Relaciona-se a limitações impostas ao exercício de direitos, não se encaixa aqui. Dessa forma, a alternativa correta é: c) Orgânicos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Constituem os chamados princípios fundamentais: os fundamentos, os objetivos fundamentais, a divisão de poderes e os princípios que regem as relações internacionais.
A partir disso, não se pode afirmar que:
a. São fundamentos da República Federativa do Brasil a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre-iniciativa e o pluralismo político.
b. Um dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil é garantir o desenvolvimento nacional, com base em que, por exemplo, a Lei do Microempreendedor Individual foi editada, para incentivar o empreendedorismo.
c. Um dos princípios que regem as relações internacionais é a concessão de asilo político, o que pode ser exemplificado pelo caso Cesare Battisti, considerado refugiado no Brasil.
d. Outro princípio fundamental é aquele que prevê a busca pela integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, o que pode ser exemplificado pela participação do Brasil na Associação Latino-Americana de Integração (ALADI).
e. Não configura violação ao princípio da separação dos poderes quando o STF, ao declarar inconstitucional determinada lei, cria outra norma para ser observada pelos seus destinatários, uma vez que a ausência de norma é muito maléfica, nesse caso.

Sobre os princípios e métodos de interpretação das normas constitucionais, considere o caso da inclusão da entidade familiar, formada por casais do mesmo sexo e seus descendentes para julgar as assertivas a seguir:
A partir da análise das assertivas, marque a alternativa correta:
I. De acordo com o princípio da unidade da Constituição, ela deve ser considerada como um todo, não podendo a questão pautar-se somente no princípio da dignidade da pessoa humana, para reconhecer a entidade familiar como uma nova acepção de família, nem somente na definição de família, composta pela união de homem e de mulher e seus descendentes, partindo do art. 226, da CF/88.
II. Com base no princípio da harmonização, confrontados o princípio da dignidade da pessoa humana e a concepção de família até então vigente, eles devem ser harmonizados para que se evite o sacrifício total de um em detrimento do outro.
III. A interpretação conforme a Constituição conduzirá inevitavelmente à conclusão de que família somente poderá abranger o caso composto por homem e mulher, ainda que o art. 226, §4º, da CF/88, admita, inclusive, a hipótese de composição de um modelo familiar apenas por um dos pais e seus filhos, o que autoriza a adoção de crianças por pessoas solteiras.
a. I e III.
b. Apenas a I.
c. I, II e III.
d. I e II.
e. II e III.

A interpretação da norma constitucional é feita para que ela possa ser aplicada a um caso concreto.
Se a análise partir do problema, por exemplo, para se verificar que norma se aplica ao caso, consagraremos o método interpretativo chamado:
a. Tópico-problemático.
b. Científico espiritual.
c. Hermenêutico-concretizador.
d. Jurídico.
e. Interpretação comparativa.

A CF/88 afirma ser a República Federativa do Brasil formada pela união indissolúvel dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, constituindo um Estado democrático de Direito; indica a adoção da forma de Estado:
Escolha uma:
a. Autonômico
b. Unitário constitucionalmente descentralizado.
c. Regional
d. Federal.
e. Unitário descentralizado.

O art. 5º, IV, da CF/88, determina que “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”. Além dele, a CF/88 prevê no art. 5º, XI, “a livre expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou de licença”. A liberdade de expressão foi incluída no rol dos direitos fundamentais com o intuito de afastar em definitivo as arbitrariedades do regime militar e a censura.
A partir disso, avalie as assertivas abaixo:
I. No julgamento da ADI 4.815, ao considerar a inexigibilidade de autorização do biografado ou de seus familiares, o STF interpretou conforme a CF/88 o art. 20, do Código Civil, que determina que “Salvo se autorizadas, ou se necessárias à administração da justiça ou à manutenção da ordem pública, a divulgação de escritos, a transmissão da palavra, ou a publicação, a exposição ou a utilização da imagem de uma pessoa poderão ser proibidas, a seu requerimento e sem prejuízo da indenização que couber, se lhe atingirem a honra, a boa fama ou a respeitabilidade, ou se se destinarem a fins comerciais”.
II. Ao conferir a essas normas constitucionais no sentido que lhe atribui maior eficácia, ela confere maior efetividade ao art. 5º, IV e XI, da CF/88.
III. Nesse caso, o STF utilizou o princípio da força normativa da Constituição para, havendo conflito entre os bens jurídicos intimidade e liberdade de expressão, um não seja sacrificado em relação ao outro.
(A) I, apenas.
(B) III, apenas.
(C) I e II, apenas.
(D) II e III, apenas.
(E) I, II e III.

O Sr. João foi internado em estado grave em um hospital particular, uma vez que dispõe de plano de saúde para custear o seu tratamento. Todavia, diante da complexidade do caso, o médico fez o pedido de um exame que não estava entre aqueles que o plano de saúde cobria.
A família, sem ter como custear o exame, impetrou mandado de segurança, objetivando que seja determinado que o plano de saúde autorize a realização do citado exame as suas expensas. O juiz, responsável pela ação, partiu do caso concreto para depois analisar a norma aplicável a este, considerando que prevalece o problema sobre a norma. Sendo assim, o juiz utilizou o método interpretativo chamado:
(A) Jurídico.
(B) Tópico-problemático.
(C) Hermenêutico-concretizador.
(D) Científico-espiritual.
(E) Interpretação comparativa.

O STF editou a Súmula Vinculante 11, que pretende evitar o uso indiscriminado de algemas: “Só é lícito o uso de algemas em caso de resistência e de fundado receito de fuga ou de perigo à integridade física própria ou alheia, por parte do preso ou de terceiros, justificada a excepcionalidade por escrito, sob pena de responsabilidade disciplinar, civil e penal do agente ou da autoridade e de nulidade da prisão ou do ato processual a que se refere, sem prejuízo da responsabilidade civil do Estado”.
Essa súmula foi editada em consonância com que fundamento da República Federativa do Brasil, previsto na CF/88:
a. pluralismo político
b. promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação
c. cidadania
d. dignidade da pessoa humana
e. prevalência dos direitos humanos

São características do poder constituinte originário, exceto:
a. Autônomo.
b. Limitado.
c. Permanente.
d. Incondicionado.
e. Inicial.

Mais conteúdos dessa disciplina