Logo Passei Direto
Buscar

Mecânica

Outros
Sobre os passos para cumprimento da NR-12 visando garantir a segurança jurídica da empresa:
São verdadeiras:
I. Sistema de detecção: dispositivos que identificarão a aproximação da zona de risco de algum profissional.
II. Interface de segurança: envia sinal para que os atuadores cessem os movimentos perigosos da máquina.
III. Sistema de atuação: dispositivos que monitorarão o sistema de segurança e tomarão a decisão de enviar ou não o sinal para a parada de máquina.
IV. O relé de segurança normalmente fica alojado no lado externo das máquinas e dos equipamentos.
V. A cortina de luz pode ser utilizada na configuração horizontal e vertical.
I, II e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II e V, apenas.
I, II e III, apenas.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. Sistema de detecção: dispositivos que identificarão a aproximação da zona de risco de algum profissional. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois um sistema de detecção é projetado para identificar a presença de pessoas em áreas de risco. II. Interface de segurança: envia sinal para que os atuadores cessem os movimentos perigosos da máquina. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta, pois a interface de segurança é responsável por interromper o funcionamento da máquina em situações de risco. III. Sistema de atuação: dispositivos que monitorarão o sistema de segurança e tomarão a decisão de enviar ou não o sinal para a parada de máquina. Verdadeiro, essa afirmativa é correta, pois o sistema de atuação é responsável por monitorar e decidir sobre a parada da máquina. IV. O relé de segurança normalmente fica alojado no lado externo das máquinas e dos equipamentos. Falso, o relé de segurança geralmente é instalado em locais que garantam a proteção e a segurança, podendo estar alojado internamente, dependendo do projeto da máquina. V. A cortina de luz pode ser utilizada na configuração horizontal e vertical. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois as cortinas de luz podem ser instaladas em ambas as configurações, dependendo da aplicação. Agora, vamos verificar as alternativas: - I, II e IV, apenas. (Falsa, pois IV é falsa) - I, III e IV, apenas. (Falsa, pois IV é falsa) - II, III e IV, apenas. (Falsa, pois IV é falsa) - I, II e V, apenas. (Verdadeira, todos são verdadeiros) - I, II e III, apenas. (Verdadeira, todos são verdadeiros) As alternativas I, II e V, e I, II e III são verdadeiras, mas a que contém todos os itens verdadeiros é: I, II e V, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre os passos para cumprimento da NR-12 visando garantir a segurança jurídica da empresa, analise as seguintes afirmativas:
São verdadeiras:
I. Na categoria B, as partes de sistemas de comando relacionadas à segurança, como mínimo, devem ser projetadas, construídas, selecionadas, montadas e combinadas de acordo com as normas relevantes, usando os princípios básicos de segurança para a aplicação específica, de tal forma que resistam à fadiga operacional prevista, como a confiabilidade, com respeito à capacidade e à frequência de comutação.
II. As partes de sistemas de comando relacionadas à segurança, de categoria 2, devem ser projetadas de tal forma que sejam verificadas em intervalos adequados pelo sistema de comando da máquina. A verificação das funções de segurança não deve ser efetuada na partida da máquina e antes do início de qualquer situação de perigo.
III. Sistemas de comando de categoria 3 devem ser projetados de tal forma que um defeito isolado, em qualquer dessas partes, não leve à perda das funções de segurança. Defeitos de modos comuns devem ser considerados quando a probabilidade da ocorrência de tal defeito for significativa.
IV. Na prática, a definição da categoria de segurança resulta em um circuito com componentes de segurança, que, quando instalados na máquina, proporcionam a diminuição do risco de acidente.
V. A categoria de segurança do esmeril é determinado pela NR-12 como categoria 4, pois o esmeril é considerado equipamento similar à prensa, com risco acentuado de acidente e alta gravidade.
I, III e IV, apenas.
I, II e V, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina