Logo Passei Direto
Buscar
Assinale a única alternativa correta que trata do papel e das competências das Comissões Permanentes de Avaliação de Documentos – CPAD
a. Cabe especialmente à CPAD conduzir a elaboração dos instrumentos técnicos institucionais, como o manual de boa convivência e o manual de postura laboral, a serem aprovados pelo Arquivo Nacional, bem como os procedimentos relativos ao uso da rede interna.
b. Cabe especialmente à CPAD conduzir a elaboração dos instrumentos gerenciais de sua instituição, incluindo a Tabela de Classificação e o Código de Temporalidade relativos às suas atividades-meio, a serem aprovados pelo Arquivo Nacional, bem como os procedimentos que antecedem o envio de material para o almoxarifado.
c. Cabe especialmente à CPAD conduzir a elaboração dos instrumentos técnicos de gestão de documentos de sua instituição, incluindo o Código de Classificação de Documentos e a Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos relativos às suas atividades-fim, a serem aprovados pelo Arquivo Nacional, bem como os procedimentos que antecedem a eliminação de documentos de arquivo.
d. Cabe especialmente à CPAD conduzir a elaboração do regimento interno do órgão ou instituição.
User badge image
PublicoGestor

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para responder à pergunta sobre o papel e as competências das Comissões Permanentes de Avaliação de Documentos (CPAD), vamos analisar cada alternativa: a) Esta opção menciona a elaboração de manuais de boa convivência e postura laboral, que não são o foco principal da CPAD. b) Esta alternativa fala sobre a elaboração de instrumentos gerenciais, mas não menciona os documentos que são especificamente da competência da CPAD. c) Esta opção menciona a elaboração de instrumentos técnicos de gestão de documentos, como o Código de Classificação de Documentos e a Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos, que são realmente competências da CPAD. Além disso, fala sobre os procedimentos que antecedem a eliminação de documentos, o que está alinhado com as funções da CPAD. d) Esta alternativa menciona a elaboração do regimento interno, que não é uma competência específica da CPAD. Após essa análise, a alternativa correta que trata do papel e das competências das Comissões Permanentes de Avaliação de Documentos – CPAD é: c) Cabe especialmente à CPAD conduzir a elaboração dos instrumentos técnicos de gestão de documentos de sua instituição, incluindo o Código de Classificação de Documentos e a Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos relativos às suas atividades-fim, a serem aprovados pelo Arquivo Nacional, bem como os procedimentos que antecedem a eliminação de documentos de arquivo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Assinale a única alternativa que contém a afirmação correta:
a. O Código de classificação é um instrumento de gestão de documentos para uso nos arquivos correntes, visando classificar todo e qualquer documento produzido e/ou recebido por um órgão ou entidade, no exercício de suas funções e atividades. Somente após a aplicação do Código de classificação é que podemos utilizar a Tabela de temporalidade e destinação de documentos, já que ambos os instrumentos técnicos são complementares.
b. O Edital de ciência de eliminação de documentos é o ato em um jornal local, com o objetivo de anunciar e tornar pública a eliminação dos documentos. Normalmente, o prazo para efetivação da eliminação é de 20 a 55 dias, a partir da publicação do edital.
c. Como último passo para elaboração da Tabela de classificação e de temporalidade de documentos, os órgãos e entidades devem fazer o levantamento documental. Esse levantamento visa observar o aspecto físico dos documentos produzidos pelas diversas unidades administrativas do órgão ou entidade no desempenho de suas funções e atividades.
d. O Código de classificação e a Tabela de temporalidade e destinação de documentos de arquivo relativos às atividades-meio, devem ser elaborados pelas respectivas comissões voláteis de avaliação de documentos, instituídas nos órgãos ou entidades da administração pública federal, em conformidade com o Decreto nº 11.148, de 2019. E ao Arquivo Nacional cabe a análise e aprovação destes instrumentos técnicos.

Mais conteúdos dessa disciplina