Logo Passei Direto
Buscar
A charge abaixo demonstra uma família conversando com o supervisor escolar em tempos diferentes sobre os resultados das avaliações de seu filho.
Reflita sobre a imagem e faça uma análise crítica sobre o relacionamento dos pais, aluno e supervisor no contexto escolar no que se refere o resultado da aprendizagem. Esta imagem expressa:
a. A Compreensão na análise dos resultados da avaliação da aprendizagem.
b. A cobrança pelo desempenho dos bons resultados da avaliação sempre foi vista como responsabilidade exclusiva do professor.
c. As reações comportamentais nas análises dos resultados das avaliações variam dependendo do tempo e do nível de compreensão dos professores, pais e alunos.
d. A reação do comportamento da família, supervisor e aluno em tempos diferentes vivem e convivem da mesma forma de relacionamento no que diz respeito aos resultados da avaliação.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Para analisar a charge e as opções apresentadas, precisamos considerar como o relacionamento entre pais, alunos e supervisores escolares pode mudar ao longo do tempo e como isso afeta a percepção dos resultados das avaliações. Vamos analisar as alternativas: a) A Compreensão na análise dos resultados da avaliação da aprendizagem. - Esta opção sugere que a compreensão é um fator central, mas não aborda a dinâmica entre os envolvidos. b) A cobrança pelo desempenho dos bons resultados da avaliação sempre foi vista como responsabilidade exclusiva do professor. - Essa opção parece limitar a responsabilidade apenas ao professor, o que não reflete a interação entre todos os envolvidos. c) As reações comportamentais nas análises dos resultados das avaliações variam dependendo do tempo e do nível de compreensão dos professores, pais e alunos. - Esta opção reconhece que as reações podem mudar ao longo do tempo e que a compreensão dos envolvidos influencia essas reações. d) A reação do comportamento da família, supervisor e aluno em tempos diferentes vivem e convivem da mesma forma de relacionamento no que diz respeito aos resultados da avaliação. - Esta opção sugere que não há mudança no relacionamento ao longo do tempo, o que parece contradizer a ideia de evolução nas interações. A opção que melhor reflete a dinâmica e a evolução das relações entre pais, alunos e supervisores em relação aos resultados das avaliações é: c) As reações comportamentais nas análises dos resultados das avaliações variam dependendo do tempo e do nível de compreensão dos professores, pais e alunos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A prática pedagógica do supervisor escolar exige conhecimentos da organização do trabalho pedagógico para responder aos desafios desta prática.
Neste sentido, pode-se afirmar, CORRETAMENTE, que:
I. As ações pedagógicas do supervisor escolar deverão ser refletidas na teoria.
II. As decisões tomadas pelo pedagogo, no contexto da prática, resultam de suas concepções.
III. A prática pedagógica do supervisor escolar integra as dimensões técnica, política e humana.
a. Apenas a afirmação constante do item I está correta.
b. Apenas a afirmação constante do item II está correta.
c. As afirmações constantes dos itens I, II e III estão corretas.
d. Apenas a afirmação constante do item III está correta.

Considere que a atuação do supervisor educacional na escola deve contemplar os processos de formação continuada dos professores. Para tanto, a escola necessita ser vista como lócus da formação docente.
Assim, é CORRETO afirmar:
a. A escola deve constituir-se em espaço de aprendizagens.
b. A formação continuada contempla apenas os conhecimentos práticos dos professores.
c. Os saberes considerados da formação docente devem ser teóricos.
d. A formação inicial do professor garante sempre a qualidade da prática docente.

A ação supervisora, desenvolvida nas escolas, deve ser essencialmente a de acompanhar a atualização pedagógica e normativa baseados nos fundamentos determinados na LDB 9.394/96; propiciar oportunidades de estudo e interlocução aos professores, em atividades coletivas, que reúnam professores que desenvolvem um mesmo conteúdo nas diversas séries e níveis escolares; propiciar oportunidades de estudo e decisões coletivas sobre o material didático. (RANGEL, 2003, p. 40).
Para Rangel (2003) no que se refere à descrição de métodos e técnicas de ensino, a ação supervisora pode:
a. Incentivar o estudo de princípios metodológicos, enfatizando, nas sessões de estudo, elementos pontuais para a escolha do método, atitudes de ler, debater, avaliar, reelaborar conceitos e práticas.
b. Indicar as fontes de pesquisa desconhecendo o plano de ensino do professor.
c. Apresentar aos professores projetos de pesquisas de outras instituições de ensino.
d. Determinar as atividades de estudos independentes das propostas pedagógicas dos professores.

Pensar a formação profissional do supervisor escolar faz compreender as competências que lhe são requeridas no contexto de seu trabalho escolar. No que concerne à competência técnica, de modo específico, diz respeito:
a. O nível de formação docente.
b. As fundamentações teóricas da educação.
c. O entendimento da prática docente.
d. A aplicação das regras dos conhecimentos.

Na ótica de Rangel (2003, p. 45): O supervisor não é um técnico encarregado da eficiência do trabalho e, muito menos, um controlador de produção; sua função e seu papel assumem uma posição social e politicamente maior, de líder, de coordenador, que estimula o grupo à compreensão – contextualizada e crítica – de suas ações e, também, de seus direitos. Nesse sentido, o supervisor eleva a função meramente de inspeção e passa a coordenar o trabalho pedagógico.
Nesse novo cenário ele torna-se:
I. Um parceiro do docente, com vistas na conclusão de uma aprendizagem real, significativa.
II. Um profissional que conhece a proposta escolar através do projeto político pedagógico sem necessidade de relacionar com a experiência docente.
III. Um organizador das atividades administrativas e financeiras da escola.
IV. Um pedagogo que promove atividades de estudos e pesquisa na área educacional estimulando o espírito de investigação e a criatividade dos profissionais da educação.
V. Um colaborador do processo de construção da proposta pedagógica, dos planos de estudo e dos regimentos escolares.
a. Apenas as afirmações constantes dos itens I, II, III, e V estão corretas.
b. Apenas as afirmações constantes dos itens II, III, IV e V estão corretas.
c. Apenas as afirmações constantes dos itens I, II e IV e V estão corretas.
d. Apenas as afirmações constantes dos itens I, IV e V estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina