Logo Passei Direto
Buscar
Muito se fala sobre a importância do entorno escolar para o desenvolvimento de projetos e conhecimento de quais valores sustentam aquela respectiva escola e consequentemente a comunidade local com o intuito de dinamizar o processo educacional e possibilitar que a relação aluno-professor seja mais harmoniosa possível. Para tanto, recomenda-se
Escolha uma opção:
Ignorar a comunidade local pelo fato de que ela não influencia o cotidiano escolar.
Buscar morar na localidade com o intuito de ser um local e consequentemente vivenciar o seu cotidiano.
Não criar vínculos com a comunidade local com o objetivo de que ela não interfira no cotidiano escolar.
Conversar com os líderes religiosos locais para se traçar um plano de temas a serem debatidos na escola.
Criar relações e vínculos com a comunidade local para que se possa desenvolver projetos condizentes com as suas necessidades.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

A opção mais adequada é: Criar relações e vínculos com a comunidade local para que se possa desenvolver projetos condizentes com as suas necessidades. Essa abordagem valoriza a interação entre a escola e a comunidade, promovendo um ambiente educacional mais rico e colaborativo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A partir da citação a seguir, selecione o respectivo processo avaliativo: “Neste sentido, a avaliação escolar tem o significado de julgar a aceitabilidade do que foi aprendido, ou seja, coloca [...] em condições de saber o que precisa ser melhorado, para que seja proposto as mudanças necessárias. Portanto, o ato de avaliar é amplo e não se restringe ao único objetivo, vai além da medida, posicionando-se favorável ou desfavorável à ação avaliada, propiciando uma tomada de decisão.”
Escolha uma opção:
Quantitativo
Individual
Quantitativo e coletivo
Qualitativo
Coletivo

A partir da citação a seguir, selecione o respectivo processo avaliativo: “Este tipo de avaliação pressupõe que as pessoas aprendam do mesmo modo, nos mesmos momentos e tenta evidenciar competências isoladas. Ou seja, algumas, pessoas que por diversas razões têm maiores condições de aprender, aprendem mais e melhor. Outras, com outras características, que não respondem tão bem ao conjunto de disciplinas, aprendem cada vez menos e são muitas vezes excluídos do processo de escolarização.” (SANTOS, Monalize Rigon; VARELA, Simone. A avaliação como um instrumento diagnóstico da construção do conhecimento nas séries iniciais do ensino fundamental. In.: Revista Eletrônica de Educação. Ano I, No. 01, ago. / dez. 2007.)
Individual
Quantitativo
Coletivo
Qualitativo
Coletivo e qualitativo

A construção coletiva da Base Nacional Comum Curricular seguiu durante o conturbado segundo mandato de Dilma Rousseff, vivenciando trocas sistemáticas de ministros, enfraquecimento político, crise de representatividade político-partidária por parte dos cidadãos, etc. A partir da interrupção de seu governo, uma série de críticas passaram a ser direcionadas para a BNCC. Qual o motivo central destas críticas?
O excesso de discussões impossibilitou de tirar a BNCC do papel, ficando apenas no campo teórico e não havendo posterior publicação do documento final.
As construções coletivas deixaram de ser levadas em conta para que mudanças unilaterais fossem colocadas durante o governo de Michel Temer.

A construção coletiva da Base Nacional Comum Curricular seguiu durante o conturbado segundo mandato de Dilma Rousseff, vivenciando trocas sistemáticas de ministros, enfraquecimento político, crise de representatividade político-partidária por parte dos cidadãos, etc. A partir da interrupção de seu governo, uma série de críticas passaram a ser direcionadas para a BNCC.
Qual o motivo central destas críticas?
O excesso de discussões impossibilitou de tirar a BNCC do papel, ficando apenas no campo teórico e não havendo posterior publicação do documento final.
As construções coletivas tinham uma forte linha ideológica, sendo, então, censurada pelo MEC que queria criar um ensino apolítico.
As construções coletivas deixaram de ser levadas em conta para que mudanças unilaterais fossem colocadas durante o governo de Michel Temer.
As construções coletivas não atenderam as necessidades da sociedade brasileira, culminando na sua interrupção e não sancionamento.
As construções coletivas atentaram contra os Direitos Humanos e a BNCC necessitou passar por intervenção do MEC para que fossem respeitados.

A partir da citação a seguir, selecione o respectivo processo avaliativo: “Sugerimos considerar e valorizar a participação do aluno, seus exercícios feitos em aula e em casa, trabalhos de pesquisa em grupo e individual, interpretação, produção textual, debates, organização do caderno, frequência, disciplina, seu interesse, iniciativa, autonomia, questionamentos, empenho e desempenho. Essas observações devem fazer parte do dia a dia do professor, pois trata-se de considerações que não são possíveis de serem avaliadas com uma prova. É importante a utilização de vários instrumentos, no sentido de avaliar o aluno em todas as suas vertentes.” (MELO, Édina Souza de; BASTOS, Wagner Gonçalves. Avaliação escolar como processo de construção de conhecimento. In.: Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 23, n. 52, p. 180-203, maio/ago. 2012)
Escolha uma opção:
Qualitativa
Quantitativa
Individual e qualitativa
Individual
Coletiva

Mais conteúdos dessa disciplina