Buscar

AP1 Educação e Trabalho 2020 1 reformulada (2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade EAD
Avaliação Presencial (AP1) – 2020.1
Data: 20/04/2020 até 26/04/2020 (prazo final de postagem)
Disciplina: Educação e Trabalho
Coordenador: Prof. Dr. Carlos Soares Barbosa
Aluno(a 
Matrícula: Polo: 
 Questão 1: (1 ponto)
Saviani (2007) retrata em seu texto a relação ontológica/histórica entre trabalho e educação, demonstrando que em um dado momento histórico a unidade existente entre trabalho e educação foi rompida. Segundo o autor, em que momento histórico essa cisão entre trabalho e educação foi rompida?
R: Foi a partir do escravismo que passaram a ter duas modalidades distintas e separadas de educação. Primeira a classe proprietária (educação para os homens livres), que deu origem a escola, para onde iam os que tinham tempo livre. Para a classe não proprietária (dos escravos e serviçais) desenvolvendo aí outra forma de específica de educação, inerente ao processo produtivo. Dando – se assim a separação entre a educação e o trabalho
Questão 2: (2 pontos)
Após a reestruturação produtiva, o mundo do trabalho sofre profundas mudanças, como podem ser percebidas nos textos de Ribeiro (2015) e Antunes (2002), estudados nas aulas 4 e 5. Cite algumas mudanças ocorridas no mundo do trabalho em decorrência da reestruturação produtiva.
R: Mercado de trabalho ficou mais exigente, dando preferência ao trabalhador polivalente e multifuncional. Compreende uma totalidade de assalariados de homens e mulheres que vivem da venda de sua força de trabalho. Houve grandes mudanças no sistema de produção mundial. O consumo aumentou e a mão de obra ficou mais barata. Com a terceirização de serviços, a flexibilidade da economia e o desenvolvimento tecnológico veio a exclusão da mão de obra humana e a automatização de produção
Questão 3: (1 ponto)
Indique um aspecto da atual realidade educacional brasileira que demonstre a separação entre trabalho e educação apontada por Saviani (2007) e criticada pelos teóricos da matriz histórico-crítica.
R: Jovens e adultos que são obrigados a abandonar as escolas pra trabalhar e ajudar em casa. Alguns conseguem trabalhar de dia e estudar a noite, acumulando uma carga horária muito sacrificante. O ensino está diretamente ligado ao que se pede no mercado de trabalho.
Questão 4: (2 pontos)
Com as mudanças provocadas pela restruturação produtiva, novas relações de trabalho (cada vez mais “flexibilizadas”) foram estabelecidas e têm sido denominadas mundialmente de trabalho precarizado. Com base nessa afirmativa, responda:
A) Cite três exemplos de trabalho precarizado (ou relações precarizadas de trabalho).
R: *Confecções que contratam, geralmente imigrante ilegal.
 *Artesão
 *Camelô (sem vínculo empregatício)
 
B) Quais as características do trabalho precarizado? 
R: São empregos sem vínculos empregatícios, trabalhadores que aceitam trabalhar por determinado valor sem receber benefícios trabalhistas. Terceirização sem vínculos. Condições degradantes de trabalho. Desempregados ou trabalhadores não formalizados na economia.
Questão 5: (3 pontos)
Na concepção de alguns teóricos brasileiros, a função da escola é formar trabalhadores adequados ao projeto de desenvolvimento do país, cabendo a educação escolar adaptar seus conteúdos às necessidades do setor produtivo e formar os trabalhadores requeridos pelo mercado de trabalho. Esse é o pensamento defendido, por exemplo, pelos teóricos liberais e neoliberais. Esse é também o pensamento defendido pelos teóricos da matriz histórico-crítico, como Antonio Gramsci? Justifique sua resposta apresentando alguns aspectos da escola defendida pelos teóricos da matriz histórico-crítica, conforme os textos das aulas 1, 2 e 3. 
R: Sim. Ele queria uma escola única e diferenciada, uma escola criativa em que o aluno atingiria sua autonomia.

Outros materiais