Logo Passei Direto
Buscar
Leia o fragmento de texto a seguir: “[Alguns verbos] não apresentam todas as formas de conjugação por diferentes razões, destacando-se a confusão com formas de outros verbos ou mesmo o ‘desuso de alguns tempos, modos ou pessoas’.” Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CASTRO, Caio Augusto Lima de. Texto da Rota de Aprendizagem da Aula 3 – Tema 4: Verbos irregulares, anômalos, defectivos e as formas verbais do verbo. Língua portuguesa: Classes de palavras. Curitiba: InterSaberes, 2020, p. 11.
Considerando o fragmento acima e as informações do texto-base da Rota de Aprendizagem da aula 3 de Língua Portuguesa: Classes de Palavras- sobre os verbos defectivos, assinale a alternativa correta:
A Os verbos “ser” e “ir” podem ser considerados defectivos, pois não apresentam a conjugação de primeira pessoa.
B O estudo gramatical estabelece apenas um tipo de verbo defectivo, os chamados verbos unipessoais.
C Verbos defectivos são aqueles que não têm a conjugação completa.
D Verbos como “abolir”, “reaver” e “competir” são exemplos de verbos unipessoais.
E Em língua portuguesa não existem verbos defectivos, uma vez que essa anomalia só pode ocorrer em línguas ditas “artificiais”.
User badge image
Portuguesando

há 6 meses

User badge image
Portuguesando

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta sobre os verbos defectivos: A) Os verbos “ser” e “ir” podem ser considerados defectivos, pois não apresentam a conjugação de primeira pessoa. - Esta afirmação não é correta, pois os verbos "ser" e "ir" têm conjugação em todas as pessoas, embora possam ter formas irregulares. B) O estudo gramatical estabelece apenas um tipo de verbo defectivo, os chamados verbos unipessoais. - Esta afirmação é imprecisa, pois existem diferentes tipos de verbos defectivos, não se limitando apenas aos unipessoais. C) Verbos defectivos são aqueles que não têm a conjugação completa. - Esta definição está correta, pois verbos defectivos são aqueles que não apresentam todas as formas de conjugação. D) Verbos como “abolir”, “reaver” e “competir” são exemplos de verbos unipessoais. - Esta afirmação é incorreta, pois esses verbos não são considerados unipessoais. E) Em língua portuguesa não existem verbos defectivos, uma vez que essa anomalia só pode ocorrer em línguas ditas “artificiais”. - Esta afirmação é falsa, pois a língua portuguesa possui verbos defectivos. Portanto, a alternativa correta é: C) Verbos defectivos são aqueles que não têm a conjugação completa.

Essa resposta te ajudou?

1
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Leia o extrato de texto: “[...] um traço semântico tem, por assim dizer, existência independente, sendo essencial para descrever um fato, a saber, o significado de um item”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PERINI, Mário A. et al. Sobre a Classificação das Palavras. DELTA, São Paulo, v. 14, n. Especial, p. 209-225, 1998. . Acesso em 31 jan. 2020.
De acordo com o extrato de texto e os conteúdos do texto-base Sobre a Classificação das Palavras, qual aspecto do comportamento gramatical de um item que sempre deve ser considerado? Assinale a alternativa correta.
A Efeito de inovação dos novos significados.
B Estratégias de aprendizagem.
C Taxonomia decorrente da análise.
D Descrição do Sintagma Nominal nas frases.
E Capacidade de mudar de classe segundo as necessidades do falante.

Leia o fragmento de texto a seguir: “As formas um, uma, uns, umas são chamadas artigos indefinidos. Como visto anteriormente, esses artigos têm uma significação generalizante, não se referindo, portanto, a algo especificado. Por sua vez, as formas o, a, os e as são denominadas artigos definidos.” Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CASTRO, Caio Augusto de Lima. Língua portuguesa: Classes de palavras. Curitiba: InterSaberes, 2020, p. 3. (Texto da Rota de Aprendizagem da Aula 2 – Tema1: Artigos).
Considerando a citação e os conteúdos do texto-base Rota de Aprendizagem da Aula 2 de Língua Portuguesa: Classes de Palavras, sabe-se que os artigos integram a classe das palavras variáveis. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta as flexões que podem ser aplicadas aos artigos.
A Os artigos apresentam flexão de número, gêneros e grau, da mesma forma que os substantivos.
B Os artigos variam apenas em gênero, não apresentando outro tipo de flexão.
C Os artigos definidos apresentam variação diferenciada em relação aos indefinidos, apenas flexão de número.
D Por serem artigos, eles não fazem parte de nenhuma classe que apresente variação.
E No que diz respeito à morfologia flexional, os artigos podem apresentar flexão de número e de gênero.

Leia o fragmento de texto: 'Sendo assim, afirmamos que 'contra' é uma preposição, visto que, de acordo com Rocha Lima [...], 'preposições são palavras que subordinam um termo da frase a outro'”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CASTRO, Augusto de Lima. Rota de Aprendizagem da Aula 4. Língua Portuguesa: Classe de Palavras. Curitiba, Interesaberes, 2020, p. 5.
Considerando a citação e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da Aula 4 da disciplina de Portuguesa: Classes de Palavras em relação às preposições, assinale a alternativa correta.
A As preposições são palavras que indicam modo e tempo.
B As preposições essenciais só aparecem na língua como preposições.
C As preposições acidentais estão relacionadas atuam como pronomes na língua.
D Na língua, as preposições são consideradas dispensáveis para a escrita.
E As palavras a, ante, por, sobre são denominadas interjeições.

Leia o fragmento de texto: 'Existem algumas formações que podem causar dúvida no que diz respeito ao fato de resultarem de um processo de derivação parassintética [...]'. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CASTRO, Caio Augusto Lima. Rota de Aprendizagem da Aula 6. Língua Portuguesa: Classes de Palavras. Curitiba: Intersaberes, 2020, p. 10.
De acordo com os conteúdos abordados no texto-base da Aula 6, Videoaula do Tema 4 - Derivação: parte II da disciplina de Língua Portuguesa: Classes de palavras, em relação à derivação parassintética, assinale alternativa correta.
A A palavra “apedrejar” é um exemplo de derivação sufixal.
B Um exemplo de derivação parassintética é a palavra “apedrejar”.
C A morfologia apresenta dois tipos de derivação: composição e justaposição.
D A derivação prefixal está relacionada com o uso de prefixos estrangeiros.
E O sufixo mantém o mesmo sentido das palavras.

Leia o fragmento de texto a seguir: “Essa classe apresenta uma subdivisão, a qual delimita os pronomes em: pessoais, possessivos, demonstrativos, indefinidos, relativos e interrogativos.” Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CASTRO, Caio Augusto de Lima. Texto da Rota de Aprendizagem da Aula 2 – Tema 4: Pronomes Parte I. Língua portuguesa: Classes de palavras. Curitiba: InterSaberes, 2020, p. 10.
Considerando a citação e os conteúdos do texto-base Rota de Aprendizagem da Aula 2 de Língua Portuguesa: Classes de Palavras a respeito dos pronomes, indique a alternativa que apresenta as características referentes aos pronomes pessoais:
A São os pronomes que indicam a posse de alguém em relação ao discurso.
B Os pronomes pessoas indicam apenas quem fala, sem apresentar nenhuma flexão.
C São as palavras que se aplicam apenas à terceira pessoa do discurso.
D Pronomes que indicam a posição dos objetos designados à pessoa do discurso.
E São as palavras que representam as três pessoas do discurso, tanto no singular quanto no plural.

Mais conteúdos dessa disciplina