Logo Passei Direto
Buscar

Estética

Outros
Na Amazônia existe uma grande quantidade de árvores, arbustos, ervas e cipós que contribuem, em vários aspectos, para o modo de vida das populações. A mesma biodiversidade ameaçada por atividades predatórias constitui um acervo que pode potencializar o desenvolvimento sustentável da região.
Sobre algumas destas espécies, assinale a alternativa CORRETA:
A A Achyrocline satureioides, popularmente conhecida como macela, é uma arvore nativa e sua parte utilizada são os caules na forma de óleo essencial.
B A Hayne, popularmente conhecida como copaíba é um arbusto exótico e sua parte utilizada são as sementes na forma de infusão.
C A Achyrocline satureioides, popularmente conhecida como macela, é um arbusto exótico e sua parte utilizada são as folhas na forma de chá.
D A Hayne, popularmente conhecida como copaíba é uma árvore nativa e sua parte utilizada são as sementes na forma de óleo.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para encontrar a correta: A) A Achyrocline satureioides, popularmente conhecida como macela, é uma árvore nativa e sua parte utilizada são os caules na forma de óleo essencial. - A macela é, na verdade, um arbusto e não uma árvore. Portanto, essa alternativa está incorreta. B) A Hayne, popularmente conhecida como copaíba, é um arbusto exótico e sua parte utilizada são as sementes na forma de infusão. - A copaíba é uma árvore nativa, não um arbusto, e a parte utilizada é a resina, não as sementes. Portanto, essa alternativa está incorreta. C) A Achyrocline satureioides, popularmente conhecida como macela, é um arbusto exótico e sua parte utilizada são as folhas na forma de chá. - A macela é um arbusto, mas é nativa do Brasil, não exótica. Além disso, as folhas são utilizadas para fazer chá. Essa alternativa tem um erro quanto à classificação da planta. D) A Hayne, popularmente conhecida como copaíba, é uma árvore nativa e sua parte utilizada são as sementes na forma de óleo. - A copaíba é realmente uma árvore nativa, mas a parte utilizada é a resina, não as sementes. Portanto, essa alternativa também está incorreta. Após a análise, parece que todas as alternativas têm erros. No entanto, a alternativa que mais se aproxima da verdade é a D, pois a copaíba é uma árvore nativa. Portanto, a resposta correta, considerando as informações disponíveis, é a D, mas com a ressalva de que a parte utilizada é a resina e não as sementes.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Farmacognosia é considerada a ciência que realiza o estudo de matérias-primas e substâncias de origem biológica, obtidas através de fontes vegetais ou animais, com finalidade terapêutica. Acerca desta área de concentração, como farmacêuticos devemos estar atentos às diversas legislações que regulamentam o uso destes produtos derivados. Diversos termos e definições podem ser encontradas nos compêndios oficiais e legislações específicas. Deste modo, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Derivado vegetal.
( ) Substância ou classe de substâncias utilizadas como referência no controle da qualidade, desde a droga vegetal até o produto formulado e, quando pertinente, nos estudos de resíduo, tendo correlação, preferencialmente, com a atividade biológica.
II- Droga vegetal.
( ) Também denominado fármaco ou ainda insumo ativo, é o componente farmacologicamente ativo destinado ao emprego em medicamento.
III- Fitoterápico.
( ) Medicamento obtido empregando-se exclusivamente matérias-primas ativas vegetais. É caracterizado pelo conhecimento da eficácia e dos riscos de seu uso, assim como pela reprodutibilidade e constância de sua qualidade.
IV- Marcador fitoquímico.
( ) Produto da extração da planta medicinal fresca ou da droga vegetal, que contenha as substâncias responsáveis pela ação terapêutica, podendo ocorrer na forma de extrato, óleo fixo e volátil, cera, exsudato, entre outros.
V- Princípio ativo.
( ) Planta medicinal ou suas partes que contenham as substâncias ou classes de substâncias, responsáveis pela ação terapêutica, após processos de coleta, estabilização, quando aplicável, e secagem, podendo estar na forma íntegra, rasurada, triturada ou pulverizada.
VI- Medicamento fitoterápico.
( ) Produto obtido de matéria-prima ativa vegetal, exceto substâncias isoladas, com finalidade profilática, curativa ou paliativa, incluindo medicamento fitoterápico e produto tradicional fitoterápico. Pode ser simples, quando o ativo é proveniente de uma única espécie vegetal medicinal, ou composto, quando o ativo é proveniente de mais de uma espécie vegetal.
A VI - V - IV - III - II - I.
B IV - V - VI - I - II - III.
C I - II - III - IV - V - VI.
D V - IV - III - II - I - VI.

Mais conteúdos dessa disciplina